Alunos de Fortaleza vão receber chip com 20 GB para estudar de casa

Prefeitura de Fortaleza irá distribuir 240 mil chips de internet móvel e 20 mil tablets para viabilizar ensino remoto

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pessoa utilizando notebook para estudar

A prefeitura de Fortaleza (CE) irá fornecer tablets e chips pré-pagos de internet com pacote de dados de 20 GB para alunos e professores da rede pública municipal. A medida deve viabilizar atividades escolares remotas, visto que as aulas presenciais estão suspensas por conta da pandemia.

Prefeitura irá distribuir chip com 20 GB de internet

Para habilitar o ensino remoto, a prefeitura irá distribuir 240 mil chips com pacote de dados mensal de 20 GB. A medida deve atender todos os professores e os 231 mil estudantes da rede pública municipal. Além do chip, serão distribuídos 20 mil tablets com pacote de internet para alunos do EJA IV.

Não foram divulgados detalhes sobre o pacote de internet, como qual operadora irá fornecer o acesso ou se haverão limitações a sites e aplicativos que não sejam destinados para o ensino remoto.

Em Fortaleza, a operadora com maior número de acessos é a Oi, que responde por 41,7% de todas as 3,7 milhões de linhas do município, seguida por TIM (28,1%), Claro (20,9%) e Vivo (8,9%).

DF e RS fornecem 4G grátis para Google Classsroom

Além de Fortaleza, outros órgãos públicos têm se movimentado para fornecer acesso gratuito a plataformas de ensino remoto enquanto as aulas presenciais não retornam.

O governo do Distrito Federal fechou parceria com Claro e TIM para levar acesso ao ensino remoto. O acordo não prevê a distribuição de chips, mas sim a liberação do acesso (zero rating) ao Google Classroom nas linhas já existentes.

No Rio Grande do Sul, um contrato de R$ 450 mil mensais foi firmado com Claro, Oi, TIM e Vivo, nos mesmos moldes do Distrito Federal. Alunos da rede estadual podem obter acesso ilimitado ao Google Classroom ao se cadastrarem no aplicativo EscolaRS.

Com informações: Diário do Nordeste

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados