Os funcionários da Fundação Mozilla continuam trabalhando sem parar, de modo a cumprir o cronograma de lançamento da próxima versão do Firefox. Hoje foi liberada mais uma versão Beta do navegador – a quarta até agora -, com a confirmação de novidades bastante interessantes. Principalmente para quem não usa o Chrome, que já tem boa parte delas.

Entre as novidades, uma nova forma sincronizar os ajustes feitos no navegador. Se você quer ter as mesmas configurações do Firefox no computador de casa, no desktop do trabalho e no laptop que carrega consigo para as aulas, essa extensão pode ser matadora. Desenvolvida pela equipe do Firefox, ela oferece sincronização com segurança de primeira linha.

Ou seja, todos os favoritos, o histórico de navegação, as configuração da barra de endereços, além de nomes de usuário e senha, tudo será sincronizado entre os mais variados dispositivos. Em qualquer lugar, o Firefox terá a mesma cara e os mesmos recursos. Inclusive as mesmas abas que ficaram abertas.

Firefox Sync

Para usar o Firefox Sync será preciso, ao menos por enquanto, instalar um plugin separado.

Já o Tab Candy, uma forma diferente de organizar abas que permitirá agrupá-las por tarefa a ser desempenhada ou assunto da aba, finalmente ganhei um nome final: Panorama. Isso significa que o Firefox 4 está quase sendo lançado, pois seus recursos mais interessantes já são batizados com o nome definitivo.

Quanto ao desempenho desse Beta, só uma coisa a dizer: lento. Chegou a travar meu computador.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel Drumond
Amei a sincronização de abas, pra mim é algo realmente útil. Normalmente quando quero salvar as abas ou mando pro meu e-mail, ou, quando vou voltar no mesmo sistema desligo o computador sem fechar o Chrome (não tenho mais usado tanto o Firefox), o que é meio chato...
Daniel Drumond
[3]
gsctt
As fontes: about:terms (acessível somente por meio do Google Chrome). http://chrome.blogspot.com/2010/03/at-end-of-rainbow-new-pot-of-chrome.html
gsctt
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Para que fique bem claro, tenho de dizer que as informações passadas por você são equivocadas. Em primeiro ponto, o Google não identifica mais nenhum usuário do Google Chrome com um ID único. Isso era até a versão 4.0, mas foi modificado. Em segundo ponto, o trecho que você trouxe refere-se aos termos de serviço gerais do Google, onde se lê nas últimas linhas que "may be revoked for certain services as defined in the additional terms of those services". Assim, como previsto, o Google Chrome possui seus próprios termos de serviço que revogam essas disposições, estabelecendo que: "8.4 Google acknowledges and agrees that it obtains NO RIGHT, title or interest from you (or your licensors) under these Terms in or to any Content that you submit, post, transmit or display on, or through, the Services, including any intellectual property rights which subsist in that Content (whether those rights happen to be registered or not, and wherever in the world those rights may exist). Unless you have agreed otherwise in writing with Google, you agree that you are responsible for protecting and enforcing those rights and that Google has no obligation to do so on your behalf." Então, embora eu creia que nada é totalmente privativo quando se fala de internet e que pense que sempre podemos estar sendo vigiados de alguma forma, precisava esclarecer que as informações que você postou aqui estavam incorretas, principalmente no que referiam ao termo de serviço. Portanto, usemos aquilo que mais nos agrade. Eu, por exemplo, agrado-me com o Google Chrome.
Roberto
Para o pessoal do chrome...algum de vocês já leu a licença? principalmente sobre privacidade? entao sugiro que façam isso o quanto antes. (até acho o chrome legal, mas depois de terem me falado isso e eu ir atras para ler, nunca mais. Prefiro minha liberdade (e velocidade) com o FF) um pequeno trecho: By submitting, posting or displaying the content you give Google a perpetual, irrevocable, worldwide, royalty-free, and non-exclusive license to reproduce, adapt, modify, translate, publish, publicly perform, publicly display and distribute any content which you submit, post or display on or through, the services. This license is for the sole purpose of enabling Google to display, distribute and promote the services and may be revoked for certain services as defined in the additional terms of those services." Basicamente o que vc fizer pelo Chrome é da Google, fora que cada "cliente" recebe um ID unico com os dados e historicos armazenados.
@Matt_SM
a extensão Febe já fazia isso mas bom saber que será integrado ao FF, nao vejo a hora de baixar a versao final.
Welty
Só pra num ficar atrás, FF é, para MIM, o melhor navegador. (que venham os fags de Chrome e Opera) =P
Welty
Na boa galera, o meu FF4b4 está rodando tranquilamente no PC do Trabalho (do qual posto esse comment) que tem config. bem básica (Sempron 2.2, 1 GB de ram DDR1), não travou nenhuma vez e está com velocidade mto boa, acima do 3.6.x. No meu Desktop que roda win7 tbm está normal, atualizei ontem. Esse Firefox Sync já estava disponivel pro beta que uso no meu Ubuntu, que já estava no beta 4 e dpois da atualização de ontem ficou no FF4b5pre, que tbm está bem estável. Vou ativar a aceleração por GPU hoje, pra ver no que dá. =]
@AntonioVeras
Todo mundo puxando a sardinha para o seu browser favorito, mas eu só quero um que me liberte do IE.
Alisson Melo
Achei que esse dia nunca ia chegar. Ficava frustrado quando via os outros navegadores fazendo isso. :D
@baixarlivre
Ele ainda continua pesado e aqui tb travo no meu pc ;(. As mudanças foram boas mais enquanto ele continuar pesado e consumindo muita memória ele vai perder mais e mais usúarios
Hernani
Vou testar hoje mesmo. FX forever
Micael Silva
Coincidência ou não eu que uso o Firefox Sync desde que ele era Mozilla Weave não consigo mais sincronizar com o servidor desde que essa versão integrada ao Firefox 4 foi lançada...
eduardo
uso o xmarks sync. Ele oferece sincronização com, Favoritos/Senhas/Abas tambem. além disso, oferece suporte ao, firefox/safari/IE/Chrome ou seja, sincroniza tudo com todos os navegadores (menos o Opera xD)
Alexandre
To muito curioso com esse esqueminha de abas do ffx.
Exibir mais comentários