Como sacar o FGTS? [Imediato, Digital e Saque Aniversário]
Veja como sacar o FGTS pelo site ou app para iPhone e Android, em todas as suas suas modalidades: Imediato, Aniversário e Digital
TB Responde
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma “poupança” federal que todo trabalhador tem direito, e funciona como uma segurança em caso de demissão sem justa causa. Hoje existem várias modalidades de saque (Aniversário, Digital, Emergencial/Imediato), cada uma com suas regras. Saiba como sacar o FGTS em todas as modalidades disponíveis.
App FGTS (Imagem: CAIXA / Divulgação)
Há 4 modalidades de saque do FGTS, onde é possível fazer todo o processo pelo app ou pelo navegador. Elas são as seguintes:
O Saque Emergencial é uma nova modalidade autorizada pelo governo federal via Medida Provisória, como uma das medidas para enfrentar os impactos da pandemia da COVID-19; a ideia é permitir que o trabalhador tenha acesso a parte do saldo do FGTS de forma imediata.
Tem direito ao Saque Emergencial o trabalhador que tiver saldo em sua conta do FGTS, seja ela ativa ou inativa; o saque é único e limitado até R$ 1.045,00.
O Saque-Aniversário permite ao trabalhador sacar uma parte do FGTS todos os anos, sempre no mês de seu aniversário (daí o nome). Ele é opcional ao Saque-Rescisão, em que o trabalhador pode sacar o saldo completo da conta, em caso de demissão sem justa causa.
Quem optar pelo Saque-Aniversário não poderá fazer uso do Saque-Rescisão, e caso mude de ideia poderá reverter a mudança, mas ela só será realizada após dois anos.
Por exemplo: quem optou pelo Saque-Aniversário em 2020 e se arrependeu, mudando de volta para o Saque-Rescisão, permanecerá no Saque-Aniversário até 2022.
O pagamento da multa de 40% do valor do FGTS pelo empregador, em caso de demissão sem justa causa, no entanto, permanece obrigatório.
Site CAIXA (Imagem: CAIXA / Reprodução)
O Saque Digital é um método: com ele o trabalhador pode sacar o FGTS, seja o Saque Emergencial, o Saque-Aniversário ou o Saque-Rescisão, de maneira 100% digital, através do aplicativo do FGTS.
Com ele, o usuário poderá consultar os valores disponíveis e indicar uma conta da CAIXA, ou de outro banco, onde o dinheiro deverá ser depositado. A modalidade foi criada para que o trabalhador não precise ir a uma agência.
O Saque-Rescisão é a modalidade de saque original do FGTS, disponível a trabalhadores que foram demitidos sem justa causa; uma vez liberado, é possível sacar todo o saldo da conta, com a multa adicional de 40% do valor, paga pelo empregador.
O valor da conta fica retido caso o trabalhador peça demissão, dessa forma, não sendo possível o saque do FGTS. As regras são as mesmas do Saque-Aniversário, com a diferença que o trabalhador só terá acesso a parte do dinheiro, uma vez por ano.
Imagem: Tatiana Vieira / Tecnoblog
Antes de sacar, o trabalhador precisa consultar o saldo do FGTS para saber se há valores disponíveis; é possível fazê-lo tanto pelo site oficial (caixa.gov.br), quanto pelos apps para iPhone (apps.apple.com) e Android (play.google.com).
O trabalhador deve ter em mãos o CPF, a Carteira de Trabalho e as datas de entrada nas empresas em que trabalhou.
O Saque Digital permite sacar o FGTS sempre que há valores liberados para o trabalhador; ao cadastrar uma conta bancária da CAIXA ou de outro banco, o dinheiro é creditado automaticamente.
Veja como fazer.
App FGTS (Imagem: CAIXA / Reprodução)
App FGTS (Imagem: CAIXA / Reprodução)
E pronto.
Feito isso, você poderá sacar o FGTS automaticamente, sempre que houver valores disponíveis.
Com informações: CAIXA.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis