Início » Finanças » Como sacar o FGTS? [Imediato, Digital e Saque Aniversário]

Como sacar o FGTS? [Imediato, Digital e Saque Aniversário]

Veja como sacar o FGTS pelo site ou app para iPhone e Android, em todas as suas suas modalidades: Imediato, Aniversário e Digital

Ronaldo Gogoni Por

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma “poupança” federal que todo trabalhador tem direito, e funciona como uma segurança em caso de demissão sem justa causa. Hoje existem várias modalidades de saque (Aniversário, Digital, Emergencial/Imediato), cada uma com suas regras. Saiba como sacar o FGTS em todas as modalidades disponíveis.

CEF / app FGTS / Como sacar o FGTS

App FGTS (Imagem: CAIXA / Divulgação)

Quais são os tipos de saque do FGTS?

Há 4 modalidades de saque do FGTS, onde é possível fazer todo o processo pelo app ou pelo navegador. Elas são as seguintes:

1. Saque Emergencial [Imediato]

O Saque Emergencial é uma nova modalidade autorizada pelo governo federal via Medida Provisória, como uma das medidas para enfrentar os impactos da pandemia da COVID-19; a ideia é permitir que o trabalhador tenha acesso a parte do saldo do FGTS de forma imediata.

Tem direito ao Saque Emergencial o trabalhador que tiver saldo em sua conta do FGTS, seja ela ativa ou inativa; o saque é único e limitado até R$ 1.045,00.

2. Saque-Aniversário

O Saque-Aniversário permite ao trabalhador sacar uma parte do FGTS todos os anos, sempre no mês de seu aniversário (daí o nome). Ele é opcional ao Saque-Rescisão, em que o trabalhador pode sacar o saldo completo da conta, em caso de demissão sem justa causa.

Quem optar pelo Saque-Aniversário não poderá fazer uso do Saque-Rescisão, e caso mude de ideia poderá reverter a mudança, mas ela só será realizada após dois anos.

Por exemplo: quem optou pelo Saque-Aniversário em 2020 e se arrependeu, mudando de volta para o Saque-Rescisão, permanecerá no Saque-Aniversário até 2022.

O pagamento da multa de 40% do valor do FGTS pelo empregador, em caso de demissão sem justa causa, no entanto, permanece obrigatório.

CAIXA / banner dos novos saques do FGTS / como sacar o FGTS

Site CAIXA (Imagem: CAIXA / Reprodução)

3. Saque Digital

O Saque Digital é um método: com ele o trabalhador pode sacar o FGTS, seja o Saque Emergencial, o Saque-Aniversário ou o Saque-Rescisão, de maneira 100% digital, através do aplicativo do FGTS.

Com ele, o usuário poderá consultar os valores disponíveis e indicar uma conta da CAIXA, ou de outro banco, onde o dinheiro deverá ser depositado. A modalidade foi criada para que o trabalhador não precise ir a uma agência.

4. Saque-Rescisão

O Saque-Rescisão é a modalidade de saque original do FGTS, disponível a trabalhadores que foram demitidos sem justa causa; uma vez liberado, é possível sacar todo o saldo da conta, com a multa adicional de 40% do valor, paga pelo empregador.

O valor da conta fica retido caso o trabalhador peça demissão, dessa forma, não sendo possível o saque do FGTS. As regras são as mesmas do Saque-Aniversário, com a diferença que o trabalhador só terá acesso a parte do dinheiro, uma vez por ano.

Tatiana Vieira / Tecnoblog / como sacar o FGTS

Imagem: Tatiana Vieira / Tecnoblog

Como consultar o saldo

Antes de sacar, o trabalhador precisa consultar o saldo do FGTS para saber se há valores disponíveis; é possível fazê-lo tanto pelo site oficial (caixa.gov.br), quanto pelos apps para iPhone (apps.apple.com) e Android (play.google.com).

O trabalhador deve ter em mãos o CPF, a Carteira de Trabalho e as datas de entrada nas empresas em que trabalhou.

Como sacar o FGTS

O Saque Digital permite sacar o FGTS sempre que há valores liberados para o trabalhador; ao cadastrar uma conta bancária da CAIXA ou de outro banco, o dinheiro é creditado automaticamente.

Veja como fazer.

  1. Acesse apps.apple.com ou play.google.com, baixe e instale o app do FGTS;
  2. Faça login com seu CPF e senha de acesso do site da CAIXA;
  3. O app pedirá confirmação de dados, como nome (razão social) de empresas em que trabalhou e o ano em que foi contratado;
  4. Selecione as opções corretas e toque em “Continuar”;
  5. Na página de Termos e Condições, entre com seu número de celular (opcional) e toque em “Continuar”;
CAIXA / telas do app do FGTS (iPhone)

App FGTS (Imagem: CAIXA / Reprodução)

  1. Toque no botão “Meus Saques” e na tela seguinte, em “Minha Conta Bancária”;
  2. Toque no botão “Cadastrar conta bancária”;
CAIXA / telas do app do FGTS (iPhone)

App FGTS (Imagem: CAIXA / Reprodução)

  1. Na tela de Cadastro de conta, toque em “Conta CAIXA” caso possua uma conta na CEF, e selecione em qual deseja receber os valores.
    Caso possua conta em outro banco, toque em “Conta outros bancos”;
  2. Digite seus dados pessoais (nome completo, CPF) e os dados da conta (banco, agência, tipo da conta, etc.);
  3. Toque em “Confirmar”;
  4. Na tela seguinte, confirme se os dados estão corretos e toque em “Confirmar”.

E pronto.

Feito isso, você poderá sacar o FGTS automaticamente, sempre que houver valores disponíveis.

Com informações: CAIXA.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação