Início » Jogos » Desmanche do Sony DualSense mostra como controle do PS5 funciona

Desmanche do Sony DualSense mostra como controle do PS5 funciona

Gatilhos adaptáveis no controle DualSense são usados por jogos como Fortnite; vídeo detalha feedback tátil da Sony no PS5

Felipe Ventura Por

O DualSense, controle oficial para PlayStation 5, possui gatilhos adaptáveis nos botões L2 e R2 que dão sensações diferentes ao andar por uma superfície lisa ou ao manejar uma arma nos jogos. Um desmanche em vídeo mostra como funciona essa tecnologia de feedback háptico da Sony, além de mostrar como o acessório evoluiu em relação ao DualShock 4 do PS4.

DualSense (Imagem: Divulgação/Sony)

DualSense (Imagem: Divulgação/Sony)

O canal TronicsFix do YouTube abriu um DualSense e mostrou que existe um mecanismo semelhante a um parafuso junto aos gatilhos adaptáveis. Ele fica associado a uma engrenagem e a um pequeno motor.

O PS5 ativa esse motor para criar resistência no “parafuso” quando você pressiona o gatilho. Dessa forma, fica mais difícil apertá-lo, gerando o feedback tátil e simulando uma sensação diferente.

Gatilho adaptável do DualSense (Imagem: TronicsFix/Sony)

Gatilho adaptável do DualSense (Imagem: TronicsFix/Sony)

Por exemplo, em Astro’s Playroom, os gatilhos fornecem tensão quando você puxa um arco e flecha. Em Fortnite, o feedback háptico faz os jogadores sentirem que estão segurando armas diferentes.

Em NBA 2K21, os botões mudam se a energia do jogador de basquete estiver mais baixa, para que seja mais difícil fazê-lo correr. Enquanto isso, Deathloop consegue bloquear os gatilhos quando uma arma emperra.

DualShock 4 vs. DualSense

O desmanche também mostra algumas diferenças entre o DualSense e o DualShock 4. O controle do PS5 tem uma bateria maior em comparação com seu antecessor; os motores hápticos e a placa-mãe também aumentaram.

Os botões do DualSense possuem um sistema de amortecimento duplo não encontrado nos controles mais antigos. No entanto, a Sony reutilizou os mesmos sticks analógicos encontrados no DualShock 4.

Confira o desmanche completo no vídeo abaixo:

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Os controles de Xbox, começando pelo Xbox One, tem motores de vibração independentes nos gatilhos (Impulse Triggers), mas a força necessária para a ativação do gatilho é sempre a mesma, enquanto no Dual Sense isso pode ser ajustado dinamicamente pelo jogo (Adaptive Triggers). Vários sites (incluindo alguns bem famosos) não entenderam essa diferença e reportaram os Impulse Triggers, já existentes no Xbox, como sendo a mesma coisa dos Adaptive Triggers do PlayStation 5, sendo que se trata de um recurso inédito no Dual Sense.

Mesma coisa em relação ao feedback háptico, o Dual Sense usa atuadores ressonantes lineares ao invés de motores de vibração convencionais, utilizados em praticamente todos os outros controles. Único feedback háptico comparável ao Dual Sense no momento é o HD Rumble presente nos Joy-Con e Pro Controller do Nintendo Switch, que também usam atuadores ressonantes lineares ao invés de motores de vibração convencionais…