Como usar o Lightroom no celular [Adobe Photoshop]

Entenda como usar o Adobe Lightroom no celular; da importação aos principais recursos de tratamento de imagens profissionais

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano
Galeria Lightroom no celular
Galeria Lightroom no celular (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Para profissionais, entusiastas ou quem só precisa daquele ajuste emergencial avançado, mas o computador não está por perto. Seja qual for o motivo, saiba como usar o Lightroom no celular e seus recursos básicos.

Iniciando o Lightroom no celular

  1. Toque no ícone do aplicativo Lightroom no (Android) ou (iOS) para iniciá-lo;
  2. Faça login usando seu Adobe ID, Facebook ou Google;
    Ou seja, o Lightroom CC para celulares está disponível tanto gratuitamente, quanto na versão paga por assinatura. Algumas vantagens desta versão: captura no formato RAW (DNG) e sincronismo na nuvem, podendo utilizar o aplicativo e acessar suas fotografias de qualquer dispositivo.

Importando imagens da galeria do celular para o Lightroom

  1. Caso ainda não tenha autorizado o acesso à sua galeria, uma mensagem aparecerá, solicitando;
  2. Para editar imagens localizadas no celular, vá em “Biblioteca” e clique no ícone de imagem, no canto inferior direito;
    Se você também trabalha com imagens na versão desktop, encontrará uma galeria com as imagens trabalhadas no Lightroom;
  3. Uma das formas de importar imagens no Lightroom é visitar sua galeria, abrir a imagem desejada e, fazendo o procedimento de compartilhamento, escolher o aplicativo Lightroom e pedir para que ele inicie;
    Ou visitando uma pasta de sua galeria, dentro do Lightroom, clicando no ícone de imagem (+) e escolhendo a opção “Rolo de Câmera”.
Galeria Lightroom no celular
Galeria Lightroom no celular (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Não esqueça de liberar o acesso à sua galeria, em configurações.

Fotografando com Lightroom no celular

Você também pode fazer fotos mais profissionais, utilizando o Lightroom, fazendo ajustes manuais, como balanço de branco, exposição e ISO.

  1. Toque no ícone de câmera, na pate inferior direita da tela;
    Caso já tenha usado o aplicativo e ele abra na galeria, basta clicar na setinha na área superior esquerda e voltar para o início;
  2. Escolha uma das opções de foto: “Automático”, “Profissional” ou “HDR”;
    Essa escolha é basicamente o que existe em câmeras reflex, analógicas ou digitais, em que você escolhe se quer fazer todos os ajustes sozinho ou prefere que a câmera faça um auto-ajuste;
  3. Em “Profissional”, antes de fazer o clique, arraste o dedo na tela, deslize a tela para cima e para baixo, em diagonal, para ajustes de exposição, ou seja, mais luz ou menos luz em sua captura;
  4. Ou toque na primeira opção “Exp” e arraste a barras de ajustes;
  5. Faça o mesmo para regular a “Velocidade do Obturador”, ajustar o “ISO”, “Balanço de Branco”;
  6. Tudo ajustado, capture a imagem – perceba que ela fica registrada no canto inferior esquerda da tela;
  7. Toque no “X” no canto superior esquerdo da tela e veja o seu conjunto de fotos. Ela será a primeira da galeria.
Recursos básicos Lightroom no celular
Recursos básicos Lightroom no celular (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Editando imagens no Lightroom [edições seletivas]

Os controles de edição seletiva no painel Editar permitem fazer correções em uma área específica de uma foto. Por exemplo, convém iluminar um rosto para destacá-lo em um retrato.  Toque no sinal “+” que aparece no canto superior esquerdo e, em seguida, escolha uma das ferramentas seletivas de edição:

  • A ferramenta Seleção de “Pincel” permite selecionar partes específicas de uma imagem escovando sobre elas e aplicar ajustes à região selecionada da foto, tais como a exposição, a claridade, o brilho e o outros.
  • A ferramenta Seleção “Radial” permite aplicar seletivamente ajustes como exposição, claridade, brilho e outros a uma região específica das fotos. É possível controlar a forma e a dimensão dessa região.
  • A ferramenta Seleção “Linear” permite aplicar esses ajustes gradualmente em uma região da foto. Você pode tornar a região mais larga ou mais estreita, conforme desejar.
  • (Visualização de tecnologia) A ferramenta Seleção de “Profundidade” permite transformar rapidamente um mapa de profundidade em uma seleção que pode ser modificada com um pincel.
Edições seletivas Lightroom no celular
Edições seletivas (Imagem: Reprodução/Adobe)

A. Pincel B. Borracha C. Tamanho D. Difusão E. Fluxo F. Excluir seleção

E, fique tranquilo, as edições seletivas são não destrutivas e não são aplicadas à foto permanentemente e atual.

Selecionada ou importada a imagem de sua galeria, você pode trabalhá-la com a tela, tanto na horizontal, quanto na vertical. Percorrendo as opções de ajuste, na parte inferior da tela, você encontra as seguintes opções:

  • Luz;
  • Cor;
  • Efeitos;
  • Detalhe;
  • Ótica;
  • Geometria;
  • Predefinição;
  • Anterior;
  • Versões;
  • Redefinir.

Como na maioria das versões mobile de softwares gráficos, não me sinto utilizando o mesmo programa de costumo no desktop. Contudo, o Lightroom mobile pode fazer muito mais do que grande parte dos aplicativos de tratamento de imagens convencionais.

Os recursos, individualmente, você confere nos próximos tutoriais.

Com informações: Adobe1 e Adobe 2.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Adobe Lightroom na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados