Início » Internet » 10 dicas para fazer um bom uso de grupos do Facebook

10 dicas para fazer um bom uso de grupos do Facebook

Reunimos dicas valiosas para o uso completo e centrado em boas práticas dos grupos do Facebook; divirta-se!

Ana Marques Por

Os grupos do Facebook ainda representam um dos grandes trunfos da rede social. Por meio deles, os usuários podem conhecer novas pessoas, buscar por serviços ou produtos, trocar informações sobre a escola ou faculdade, e até mesmo encontrar vagas de emprego. Mas para que a experiência seja a melhor possível, vale a pena ficar de olho em algumas regras de ouro sobre convivência e participação.

Tecnogrupo no Facebook. (Imagem: Tecnoblog)

Tecnogrupo no Facebook. (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Quem pode participar de um grupo do Facebook?

Tecnicamente, o Facebook permite que os participantes dos grupos entrem com perfis pessoais ou páginas da rede social. No entanto, em alguns grupos, o administrador pode vetar a participação de páginas, bem como moderar quais perfis pessoais poderão ou não fazer parte do grupo.

Boas práticas para participantes [perfis e páginas]

1. Cuidado com a falsa sensação de privacidade

Apesar de parecer um espaço reservado, à parte do feed do Facebook, as publicações de grupos públicos podem aparecer para seus amigos, mesmo que eles não sejam participantes. Portanto, é importante evitar comentar ou publicar informações sigilosas ou que deveriam ser de conhecimento restrito.

Além disso, os grupos privados ainda podem ser rastreados por algumas ferramentas externas (ou seja, aquele seu amigo que vai fazer aniversário pode descobrir facilmente que há um grupo para organizar a festa surpresa).

E mesmo em grupos ocultos, que só podem ser vistos por meio de convites, é importante ter atenção ao compartilhar dados pessoais ou bancários, ou qualquer outra informação sigilosa, já que outros participantes podem tirar prints das conversas e acabar vazando o assunto.

Grupo privado no Facebook. (Imagem: Reprodução/Facebook)

Grupo privado no Facebook. (Imagem: Reprodução/Facebook)

2. Interaja com outras publicações de seu interesse

Todo mundo conhece aquele participante que só chega para pedir favores, não é? Para fortalecer o sentimento de comunidade no grupo e estabelecer conexões com outros participantes, é importante também interagir com as publicações que não forem criadas por você, por meio de curtidas ou comentários.

3. Faça uma faxina de vez em quando

O Facebook permite que você participe de até 6.000 grupos. Mas, cá entre nós, é difícil que alguém tenha disposição para interagir em tantos lugares, certo?

Para ter uma visão melhor sobre os grupos que você segue – e aproveitá-los ao máximo – evite entrar em grupos aleatórios, e procure fazer uma faxina vez ou outra para remover aqueles que não fazem mais sentido para você.

Você pode ver todos os grupos dos quais participa acessando a guia “Grupos” no Menu do Facebook. Caso sejam muitos, toque em “Ver mais” para ter acesso à lista completa.

Configurações de grupo do Facebook (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Configurações de grupo do Facebook (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

4. Fixe os seus grupos favoritos

Para encontrar facilmente um grupo que você usa com frequência, é possível fixá-lo. O passo a passo no app para celular é:

  • Faça o login no Facebook e acesse o menu (sanduíche);
  • Entre na opção “Grupos” e toque em “Seus grupos”
  • Na seção “Fixados”, toque em “Editar”
  • Agora basta escolher quais grupos serão fixados.

Você também pode fazer isso pela web ao acessar o Facebook, tocar em “Grupos”, na lateral esquerda, acessar as configurações (ícone de engrenagem) e selecionar “Pinos”.

5. Descubra novos grupos de seu interesse

É possível descobrir novos grupos de seu interesse pela seção “Descobrir”, na área de grupos do Facebook. Por lá, você encontra categorias como “Humor”, Ciência e Tecnologia”, “Viagens” e muito mais.

Categoria de grupos do Facebook (Imagem: Reprodução/Facebook)

Categoria de grupos do Facebook (Imagem: Reprodução/Facebook)

Dicas para administradores de grupos

1. Defina o nível de privacidade do seu grupo

Ao criar um novo grupo no Facebook, fique atento ao nível de sigilo dos temas que serão abordados por lá. Você pode optar por criar um grupo público ou privado, sendo que este último pode ser visível para pesquisas na rede social (com conteúdo fechado) ou pode ficar oculto.

Ao optar por um grupo público, qualquer membro do Facebook poderá ter acesso às publicações feitas no grupo.

Ao criar um grupo privado, você automaticamente bloqueia a visualização das publicações de todos que não forem membros. No entanto, deixando o grupo visível, qualquer pessoa poderá solicitar acesso para participar. Ocultando o grupo, apenas convidados poderão saber sobre o grupo e se tornar um membro.

2. Defina o tipo de grupo para ter ferramentas personalizadas

Ao criar um grupo (ou após a criação), é possível acessar as configurações para definir o tipo de grupo correspondente e ter acesso a ferramentas personalizadas. As opções são:

Tipo de grupo Descrição
Geral Tipo de grupo padrão que inclui o conjunto de ferramentas padrão.
Compra e venda Define o tipo de publicação padrão no grupo como classificados de venda. Permite que você defina uma moeda padrão e reúne todos os classificados de venda em um local no grupo.
Aprendizado social Permite que você crie testes e aulas, além de rastrear o progresso dos membros.
Videogames Permite que você vincule o grupo a um jogo específico e organize torneios para os membros.
Trabalho Permite que você publique turnos que gostaria que fossem cobertos por outras pessoas e que você escolha se deseja que outros membros que não são seus amigos entrem em contato com você.
Emprego Mostra uma lista com todas as vagas de emprego e inclui modelos com o salário, a localização e os horários das vagas.
Criação de filhos Permite que os membros do grupo solicitem publicar de forma anônima e busquem mentoria de outros membros.

3. Informe quem pode participar (permissão para páginas)

Administradores de grupos podem evitar que páginas do Facebook façam parte do espaço. Para isso, basta acessar as configurações do seu grupo e entrar em “Gerenciar membros”. Em seguida, toque sobre o ícone de lápis ao lado de “Quem pode participar do grupo”.

Ao definir que apenas pessoas podem participar do grupo, as páginas que já fazem parte não serão expulsas. Você pode removê-las na seção de gerenciamento de membros.

4. Adicione tags aos seus grupos

Administradores podem acessar o app do Facebook pelo Android ou iOS para adicionar tags a grupos. Com elas, fica mais fácil para outros usuários entenderem a finalidade daquele espaço.

Além disso, as tags podem contribuir para que novos usuários encontrem o grupo (quando eles forem visíveis). É possível adicionar até cinco tags por grupo.

5. Monitore a Qualidade o Grupo

Na seção “Grupos” do Facebook, acesse “Qualidade do Grupo” para visualizar conteúdo removido por violação dos Padrões da Comunidade do Facebook e/ou notícias falsas. A partir daí, você poderá ter acesso a opções para bloquear ou silenciar membros que tenham cometido as infrações.

Bônus: crie grupos com páginas do Facebook

Se você tem uma página no Facebook, é possível criar grupos para promover discussões entre usuários que a curtem e aumentar ainda mais o engajamento em torno de um assunto específico.

Facebook (Imagem: Tim Bennett/Unsplash)

Facebook (Imagem: Tim Bennett/Unsplash)

Para criar um grupo com uma página no Facebook, faça o seguinte:

  • Acesse o feed de notícias do Facebook e toque em “Páginas”;
  • Vá em “Mais” e, em seguida, selecione a opção “Grupos”;
  • Toque em “Criar grupo vinculado” e preencha as lacunas com as informações do grupo;
  • Finalize em “Criar”.

O Facebook avisa que o limite de grupos administrado por páginas é de 200, e que as páginas com restrições de idade não podem ser vinculadas a um grupo.

Com informações: Facebook

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação