Início » Finanças » Transferências via Pix têm falhas para alguns clientes no lançamento

Transferências via Pix têm falhas para alguns clientes no lançamento

Pix está disponível para todos; transferência não funciona em alguns casos para clientes do Nubank, PicPay, Itaú, Caixa e mais bancos

Felipe Ventura Por

O Pix foi liberado para todo mundo nesta segunda-feira (16), e há diversos relatos de que ele funcionou como esperado: o dinheiro caiu na conta de destino em questão de segundos, mesmo sendo de um banco para outro. No entanto, encontramos alguns casos em que a transferência não funcionou, envolvendo Nubank, PicPay, Itaú, Caixa, Bradesco, entre outros bancos.

Pix tem falhas pontuais no Itaú, Bradesco e Nubank (Imagem: Reprodução/Twitter)

Pix pode apresentar falhas no Itaú, Bradesco e Nubank (Imagem: Reprodução/Twitter)

O DownDetector não aponta instabilidade nos principais bancos; lembre que, em outubro, algumas instituições ficaram fora do ar no mesmo dia em que foi liberado o cadastro de chaves do Pix. E, no Twitter, há diversos relatos de transferências bem-sucedidas e rápidas, além de elogios ao Pix como uma solução moderna.

Por isso, os problemas que encontramos parecem ser pontuais. O Banco Central fez uma fase de testes entre 3 e 15 de novembro justamente para que bancos e fintechs pudessem se adaptar antes do lançamento geral, o que parece ter funcionado — na maioria dos casos.

Falhas pontuais no Pix

No Itaú, o app pode mostrar o erro “transação não concluída, algo deu errado, tente novamente”. Há outros possíveis problemas: “ele diz que a transação deu certo, mas não sai dinheiro da conta, não sai da lista que precisa de autorização, não chega o dinheiro em local nenhum”, relata um cliente no Twitter.

A Caixa pode exibir o erro “sistema temporariamente indisponível”; ou, segundo um usuário, rejeitar a transferência feita via Pix mas descontar o valor da conta, sem estorná-lo de forma imediata.

Pix tem falhas pontuais no BB, Caixa e Santander (Imagem: Reprodução/Twitter)

Pix tem falhas pontuais no BB, Caixa e Santander (Imagem: Reprodução/Twitter)

O app do Nubank pode exibir a mensagem “Opa, isso não deu certo! Tivemos uma falha de comunicação” ao cadastrar uma chave do Pix ou ao realizar uma transferência. No Next, do Bradesco, a transferência pelo Pix talvez pare na tela de confirmação.

O Bradesco também enfrenta alguns problemas de conexão: “transação cancelada; não se preocupe, o valor não foi debitado da sua conta”. Uma cliente afirma que tentou fazer a transferência cinco vezes e não conseguiu. No Banco do Brasil, você pode se deparar com o alerta “algo deu errado, tente novamente mais tarde”.

Há também relatos envolvendo o Santander, Inter e PicPay, de transações malsucedidas ou que demoram demais para serem confirmadas. No caso do Neon, ainda nem há a opção de fazer Pix: “estamos iniciando a implementação por aqui, e logo chegará novidades no app pra você”, avisa o banco em sua conta oficial no Twitter.

Você teve algum problema em fazer um Pix?

Bancos parecem operar normalmente, indicando que falhas no Pix são pontuais (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Bancos parecem operar normalmente, indicando que falhas no Pix são pontuais (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Lopes (@Lucas_Lopes)

Eu não tive problemas com o Pix nos bancos que utilizo. Bradesco, Iti, C6, MercadoPago, Inter e Picpay. Entretanto a função de contatos favoritos só achei no Bradesco até agora.

imhotep (@imhotep)

Como relatei em outro tópico, testei apenas hoje e foi tudo normal.

Marcus Lima (@Marcus_Lima)

Fiz um PIX hoje de manhã do Santander para o Itaú e trasnferiu em questão de segundos. Gostei do resultado.

Lht (@Santos)

Acabei de fazer um pix do Nubank para Caixa o dinheiro caiu normal e instantâneo.

JR (@JR1)

Função muito boa que também tem na opção de transações do Inter, mas na aba pix não tem.

Lucas Lopes (@Lucas_Lopes)

Sim, reparei também que no Bradesco, não consegui transferir via chave aleatória.

Matheus Gelinski (@MatheusGelinski)

Demorou mó cara pra aparecer a função do Pix no app do Itaú, e agora que fui tentar transferir, o problema relatado na matéria ocorreu comigo também.

Emanuel Schott (@Emanuel_Schott)

Aqui deu alguns erros, mas é tudo concluído normalmente.

Renato Garcia (@Renato)

Aqui também não rolou.

Lucas (@lucascherer)

Tentei fazer um Pix 3 vezes do Nubank para o Santander e não funcionou, depois passou a exibir uma mensagem de que estava fora do horário comercial (???). Na primeira vez aconteceu do dinheiro demorar a estornar. Tentei mais tarde e funcionou.

Paulo Maciel (@pymaciel)

Tirando o fato do Digio não estar oferecendo a opção de usar o PIX ainda, aqui rolou tudo bem desde ontem. Só uma transferência do Nubank pro PicPay que avisou “estar demorando mais que o esperado”, mas que no final concluiu corretamente.

Júlio César (@Potrinho)

Não consigo transferir dinheiro do Itaú usando o número de celular. Consigo digitar o número, mas o botão não clica para prosseguir. Meu Picpay também não recebe, apesar de ter uma chave cadastrada. Tentei enviar pelo Nubank e Itaú, mas aparece mensagem de erro (indicando que o erro está no picpay). Consegui enviar e receber normalmente pelo Nubank.

elias (@Elias)

Comigo só funcionou na terceira tentativa (com diferentes intervalos entre as tentativas) uma transferência de mesma titularidade do Santander para a Caixa.
Nas duas primeiras só aparecia a mensagem “cancelado”.
Na terceira foi bem rápido, segundos realmente.
Só senti falta de uma atualização automática do saldo.
Se os bancos conseguem identificar que a transferência foi feita (nas duas pontas) então porque precisa de interação do usuário para atualizar o saldo?

Alessandro Cristiano da Silva (@AlessandroCristiano)

Pessoal, não encontro onde fazer a transferência via Pix no aplicativo do Itau para computador (para Windows), só tem opção pra cadastrar as chaves, pra fazer portabilidade, ver extrato do pix, etc…
Alguem sabe se vai ser apenas via Celular ???
Se sim, vocês sabem se até pra conta Pessoa Jurídica vai ser apenas via celular ???

imhotep (@imhotep)

No canto direito da tela, tem o menu pix.

Exibir mais comentários