Início » Celular » Exclusivo: Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra são aprovados pela Anatel

Exclusivo: Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra são aprovados pela Anatel

Celulares Samsung Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra podem chegar em janeiro com melhorias na tela, câmera e bateria

Felipe Ventura Por

O Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra estão prontos para serem lançados no Brasil: os três modelos foram homologados pela Anatel. A Samsung deve anunciar os novos celulares em janeiro de 2021 com melhorias na tela, câmera e processador em relação à linha S20, incluindo até mesmo suporte à caneta S Pen do Galaxy Note.

Possíveis Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital)

Possíveis Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital)

A Anatel homologou o SM-G991B/DS, que deve ser o Galaxy S21; o SM-G996B/DS, associado ao Galaxy S21+; e o SM-G998B/DS, que indícios apontam ser o Galaxy S21 Ultra. Os documentos de certificação listam fábricas na Coreia do Sul, Vietnã, Campinas (SP) e Manaus, indicando que esses celulares serão produzidos localmente — como é de costume para a maioria dos smartphones da Samsung.

Além disso, as baterias foram liberadas pela Anatel com as seguintes capacidades:

Todos estes smartphones serão compatíveis com o 5G em testes no Brasil, como indica o seguinte trecho: “permite-se a habilitação das interfaces 5G do equipamento nas faixas de frequências já outorgadas às prestadoras até que sejam apresentados os ensaios complementares”.

E a Samsung vai apostar na tecnologia UWB (ultra wideband), que estará presente no S21+ e S21 Ultra (o S21 padrão fica de fora). A empresa diz que isso pode ser usado, por exemplo, “para destrancar a porta de casa assim que se aproximar dela”.

Os nomes Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra ainda não foram confirmados: pode ser que a Samsung adote a nomenclatura S30, S30+ e S30 Ultra, ou outra variação. Os documentos na Anatel afirmam, no entanto, que nenhum dos três aparelhos será vendido com carregador na caixa; o fone de ouvido também não virá incluso, seguindo os passos da Apple com o iPhone.

Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra

Possível Samsung Galaxy S21+ (Imagem: Reprodução/xleaks7/Pigtou)

Possível Samsung Galaxy S21+ (Imagem: Reprodução/xleaks7/Pigtou)

Os três novos celulares devem vir com processador Exynos 2100 ou Snapdragon 888, dependendo do país. Rumores dizem que o S21 e o S21+ terão câmera principal, ultrawide e teleobjetiva de 12 megapixels. Por sua vez, o Galaxy S21 Ultra traria um sensor principal de 108 megapixels, outro de 12 megapixels com lente ultrawide, mais dois sensores de 10 MP com zoom óptico de 3x e 10x.

O Galaxy S21 e S21+ também devem ser parecidos em outro aspecto: a tela plana com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, mudando apenas o tamanho — 6,2 e 6,7 polegadas, respectivamente. Enquanto isso, a variante Ultra manteria o display com bordas curvas de seus antecessores: esperamos ver um painel de 6,8 polegadas com resolução WQHD+ e suporte a 120 Hz.

Há outra diferença no S21 Ultra: este seria o único dos novos celulares com suporte a S Pen; não haveria um espaço interno para encaixar a caneta, e seria necessário usar uma capinha para guardá-la. Acredita-se que a Samsung vai encerrar a linha Note em 2021 e se concentrar em celulares dobráveis com S Pen, tal como o Galaxy Z Fold 3.

Colaborou: Everton Favretto. Atualizado às 18h45.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Pra surpresa de ninguém.
Se eles enviarem um cabo com uma ponta USB-A ou enviarem um adaptador USB-C x USB-A, é mais do que o suficiente também.

Não sei se eu que estou lendo errado, mas nesse trecho parece implícito que apenas o S21 Ultra vai suportar a caneta porque só ela tem espaço interno pra encaixar a caneta.
Talvez as outras variantes não tenham espaço interno para qualquer que seja o componente necessário para dar o suporte pra caneta, mas ter espaço interno para encaixar a caneta não é um pré-requisito para ter suporte, é?

Everton Favretto (@evefavretto)

Os Samsungs mais caros costumavam vir com um adaptador de USB-A pra C, pra migração de dados, mas não sei se é ainda o caso. Mas o cabo que deve vir na caixa certamente vai ser C pra C, por que a Samsung já usa carregadores assim há algum tempo.

Eu acho menos pior que no caso da Apple por que pelo menos celulares Samsung (e Android como um todo) usam USB-C na maioria há alguns anos. Eu mesmo tenho celular com USB-C desde 2016.