O Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra estão prontos para serem lançados no Brasil: os três modelos foram homologados pela Anatel. A Samsung deve anunciar os novos celulares em janeiro de 2021 com melhorias na tela, câmera e processador em relação à linha S20, incluindo até mesmo suporte à caneta S Pen do Galaxy Note.
- Samsung Galaxy S21: o que esperar dos sucessores do S20?
- Apple diz que garantia de iPhones não será afetada por carregadores aprovados pela Anatel
Possíveis Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra (Imagem: Reprodução/LetsGoDigital)
A Anatel homologou o SM-G991B/DS, que deve ser o Galaxy S21; o SM-G996B/DS, associado ao Galaxy S21+; e o SM-G998B/DS, que indícios apontam ser o Galaxy S21 Ultra. Os documentos de certificação listam fábricas na Coreia do Sul, Vietnã, Campinas (SP) e Manaus, indicando que esses celulares serão produzidos localmente — como é de costume para a maioria dos smartphones da Samsung.
Além disso, as baterias foram liberadas pela Anatel com as seguintes capacidades:
- 4.000 mAh para o S21 (EB-BG991ABY);
- 4.800 mAh para o S21 Plus (EB-BG996ABY);
- 5.000 mAh para o S21 Ultra (EB-BG998ABY).
Todos estes smartphones serão compatíveis com o 5G em testes no Brasil, como indica o seguinte trecho: “permite-se a habilitação das interfaces 5G do equipamento nas faixas de frequências já outorgadas às prestadoras até que sejam apresentados os ensaios complementares”.
E a Samsung vai apostar na tecnologia UWB (ultra wideband), que estará presente no S21+ e S21 Ultra (o S21 padrão fica de fora). A empresa diz que isso pode ser usado, por exemplo, “para destrancar a porta de casa assim que se aproximar dela”.
Os nomes Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra ainda não foram confirmados: pode ser que a Samsung adote a nomenclatura S30, S30+ e S30 Ultra, ou outra variação. Os documentos na Anatel afirmam, no entanto, que nenhum dos três aparelhos será vendido com carregador na caixa; o fone de ouvido também não virá incluso, seguindo os passos da Apple com o iPhone.
Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra
Possível Samsung Galaxy S21+ (Imagem: Reprodução/xleaks7/Pigtou)
Os três novos celulares devem vir com processador Exynos 2100 ou Snapdragon 888, dependendo do país. Rumores dizem que o S21 e o S21+ terão câmera principal, ultrawide e teleobjetiva de 12 megapixels. Por sua vez, o Galaxy S21 Ultra traria um sensor principal de 108 megapixels, outro de 12 megapixels com lente ultrawide, mais dois sensores de 10 MP com zoom óptico de 3x e 10x.
O Galaxy S21 e S21+ também devem ser parecidos em outro aspecto: a tela plana com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, mudando apenas o tamanho — 6,2 e 6,7 polegadas, respectivamente. Enquanto isso, a variante Ultra manteria o display com bordas curvas de seus antecessores: esperamos ver um painel de 6,8 polegadas com resolução WQHD+ e suporte a 120 Hz.
Há outra diferença no S21 Ultra: este seria o único dos novos celulares com suporte a S Pen; não haveria um espaço interno para encaixar a caneta, e seria necessário usar uma capinha para guardá-la. Acredita-se que a Samsung vai encerrar a linha Note em 2021 e se concentrar em celulares dobráveis com S Pen, tal como o Galaxy Z Fold 3.
Colaborou: Everton Favretto. Atualizado às 18h45.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Pra surpresa de ninguém.
Se eles enviarem um cabo com uma ponta USB-A ou enviarem um adaptador USB-C x USB-A, é mais do que o suficiente também.
Não sei se eu que estou lendo errado, mas nesse trecho parece implícito que apenas o S21 Ultra vai suportar a caneta porque só ela tem espaço interno pra encaixar a caneta.
Talvez as outras variantes não tenham espaço interno para qualquer que seja o componente necessário para dar o suporte pra caneta, mas ter espaço interno para encaixar a caneta não é um pré-requisito para ter suporte, é?
Sim, está lendo errado. O texto diz que ele teria suporte a S pen, mas não contaria com espaço para armazena-la, sendo necessário usar uma case especial.
Os Samsungs mais caros costumavam vir com um adaptador de USB-A pra C, pra migração de dados, mas não sei se é ainda o caso. Mas o cabo que deve vir na caixa certamente vai ser C pra C, por que a Samsung já usa carregadores assim há algum tempo.
Eu acho menos pior que no caso da Apple por que pelo menos celulares Samsung (e Android como um todo) usam USB-C na maioria há alguns anos. Eu mesmo tenho celular com USB-C desde 2016.
Bom, o mais recente da Samsung que eu comprei foi o S8, então não sei como está também.
Mas mandar um cabo USB-C x USB-C e mandar um adaptador USB-C x USB-A é o suficiente pra cobrir praticamente todos os casos.
Existir adaptador de USB-A macho pra USB-C fêmea existe, mas violam a especificação USB (por que você poderia colocar um em cada ponta de um cabo USB-C e http://jota.pm/mesa )
Eu falei q a apple ia começar tendência com essa putaria…
Matar a linha Note pra colocar um S Pen num Galaxy S que não armazena a caneta, pqp que decisão idiota (provavelmente em questão financeira achem genial, mas em todo o resto é idiota)
Acabei de comprar um Note 10+ e a fonte é USB-C, então o cabo é USB-C em ambas as pontas, pelo que sei a linha 20 segue o memso padrão
Não vem mais. No S20 vem o cabo USB-C x USB-C e sem os adaptadores USB-A x USB-C e Micro USB x USB-C que geralmente vinham.