Início » Negócios » Flua é a nova empresa da Fiat e Jeep para carros por assinatura

Flua é a nova empresa da Fiat e Jeep para carros por assinatura

Flua terá assinatura de Argo, Cronos, Nova Strada, Renegade e mais modelos da Fiat e Jeep; planos têm vigência de 12 a 36 meses

Lucas BragaPor

A FCA, dona de marcas como Fiat, Chrysler e Jeep, anuncia nesta sexta-feira (11) sua nova empresa de mobilidade. A Flua é o braço do grupo automobilístico que deve entrar no mercado de carros por assinatura a partir de 2021. Com a nova plataforma, o cliente poderá escolher e personalizar o veículo através de site e retirar na rede concessionária.

Flua terá modelos da Fiat e Jeep por assinatura (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

Flua terá modelos da Fiat e Jeep por assinatura (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

As vendas começam a partir de 15 de janeiro de 2021, em um piloto que envolve 32 concessionárias de seis cidades de São Paulo e Paraná; novos municípios serão adicionados ao longo do ano. Todos os veículos comercializados no modelo de assinatura são zero quilômetro, com opções da Fiat e Jeep.

Com esse modelo de negócio, a FCA mira em pessoas físicas e pequenas empresas, que atualmente usam Uber, carro usado ou locação. “Esses clientes existem, têm desapego ao carro mas possuem necessidade de mobilidade”, afirma Fábio Siracusa, head da Flua.

Na apresentação, o executivo destacou potenciais clientes para o modelo de assinatura: jovens aspirantes, profissionais liberais, pequenos empresários e financistas que entendem a depreciação do valor de carros.

Fábio Siracusa, head da Flua (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

Fábio Siracusa, head da Flua (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

A empresa também enxerga a Flua como oportunidade para pessoas que utilizam transporte público como meio de locomoção, mas que passaram a enxergar um veículo próprio como forma de proteção à saúde por conta da pandemia de COVID-19.

Assinatura da Flua inclui seguro e revisões

A contratação do serviço será feita de forma online, pelo site, ou com as concessionárias participantes. O pacote básico da Flua já inclui documentação do veículo, seguro, manutenções preventivas, assistência 24h e assistência residencial.

Assinatura da Flua pode ser feita por aplicativo, site ou concessionária (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

Assinatura da Flua pode ser feita por site ou concessionária (Imagem: Paulo Bareta/Divulgação FCA)

As lojas serão remuneradas com participação mensal de cada contrato. Um detalhe é que as manutenções preventivas podem ser feitas em qualquer uma das mais de 700 concessionárias da FCA, seja ela revendedora da Flua ou não.

Haverá opções com franquias de 1 a 3 mil quilômetros por mês, com períodos de 12, 24 ou 36 meses. Após esse prazo o carro deve ser devolvido, mas a FCA afirma que o assinante terá prioridade na compra, com valores pós-fixados. Caso decida por não adquirir o veículo, a preferência passa para a concessionária.

O pagamento mensal poderá ser feito tanto por boleto bancário como cartão de crédito. Quem desistir antes do período estabelecido deverá pagar uma multa de 50% sobre o valor residual do contrato.

Flua terá aluguel de Argo, Nova Strada, Renegade e mais

A princípio, a Flua trabalhará com 10 diferentes modelos de carro da Fiat e Jeep:

MarcaModelos disponíveis na Flua
FiatArgo (Drive 1.0 e Trekking 1.3)
Cronos (Drive 1.3 e Precision 1.8)
Doblò (Essence 1.8)
Ducato (Maxicargo)
Fiorino (Hard Working 1.4)
Grand Siena (Attractive)
Nova Strada (Freedom 1.3, Endurance 1.3 e Volcano 1.3)
Toro (Freedom 1.8 e Ultra 2.0)
JeepCompass (Longitude, Limited Diesel e Trailhawk Diesel)
Renegade (Longitude)

Durante a contratação, a Flua informará o prazo de entrega do veículo: “A gente permite que o cliente customize o carro, então o modelo será produzido e levará o tempo de produção normal. No entanto, nada impede que o modelo escolhido esteja disponível no estoque e a entrega ocorra mais rápido que o habitual”, afirma Siracusa.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Andre Costa (@mr.luizandre)

Acho o modelo deveras interessante, se chegasse com um valor minimamente razoável pra mim seria uma boa, tenho apego zero com carro e infelizmente aqui na minha região e dia a dia não dá pra abandonar o carro e andar só de Uber e afins.

@teh

Pois é, esses esquemas de carro on demand nunca valem a pena financeiramente (pra pessoa fisica)

Talvez pra aquele cara enrolado na justiça que nao pode ter nada no nome dele…

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

É bom as montadoras rebolarem, porque a cada dia mais cresce o numero de pessoas que escolhem nao ter um carro próprio, muitas delas mesmo tendo dinheiro para isso. A proposta parece interessante, mas se não for num valor no mínimo viável fica difícil vingar…

Roberto (@furutani)

A VW e a Toyota já fazem esse tipo de aluguel de carros, a depender do modelo e da quantidade de KM rodados é mais interessante que financiar.

² (@centauro)

Vai ter aluguer de argo. :- P

Mas é, sem saber os preços fica difícil comparar.

@doorspaulo

Nessa faixa de preço, acho inviável.
Eu mesmo, prefiro pegar um carro completo 2010~2013 da vida do que alugar um novo nesse preço.

Mickey Sigrist (@Mickey)

O problema é que o preço desse tipo de serviço normalmente é bem alto e quase nunca compensa pra uma pessoa física.