Super Nintendo recebe mod com ray tracing em tempo real
Efeito presente na nova geração, ray tracing é adaptado para o Super Nintendo por meio de um chip especial ligado a cartucho
Efeito presente na nova geração, ray tracing é adaptado para o Super Nintendo por meio de um chip especial ligado a cartucho
Pode parecer pouco provável, mas alguém conseguiu criar uma demonstração 3D com ray tracing no Super Nintendo. O antigo console de 16-bit não é mais fabricado e tem várias limitações técnicas quando comparamos com aparelhos de hoje em dia, mas ainda há quem tente levar seu hardware ao máximo possível.
O ray tracing é um tipo de efeito que melhora luzes e reflexos encontrados dentro de um jogo. Janelas de vidro passam a refletir o ambiente, bem como poças de água, só para citar alguns exemplos mais básicos. O efeito é uma das principais atrações no PS5, Xbox Series X e Xbox Series S.
Para este caso, um programador chamado Ben Carter criou uma modificação, por meio de um chip chamado SuperRT, que o permitiu criar a demo no SNES, lançado em 1990, com o efeito gráfico de última geração.
Na verdade, o resultado do efeito não é fruto apenas do processamento do SNES, mas do chip, que foi fabricado por Carter e adicionado a um cartucho do console.
O resultado você confere abaixo:
O que Ben Carter fez não é exatamente inédito. A Nintendo já havia criado chips extras para alguns cartuchos no Super Nintendo, no passado. Jogos como Star Fox, Yoshi’s Island e Doom foram lançados com esta tecnologia, permitindo gráficos 3D no console – algo que, para a época, era praticamente impossível.
Ainda assim, o resultado é bem impressionante.
Em seu blog pessoal, o programador explica como pensou no processo e como chegou ao resultado. Há ainda algumas fotos de bastidores da criação e da sua mesa bagunçada, cheia de fios, resultado da experiência com a modificação.
Com informações: The Verge.