Adobe Flash Player pede para ser removido antes do fim do suporte
Adobe vai bloquear a execução de conteúdos em Flash no Windows a partir de janeiro de 2021
Adobe vai bloquear a execução de conteúdos em Flash no Windows a partir de janeiro de 2021
Com o Flash Player perto de seus últimos dias, a Adobe está recomendando a remoção do software em dispositivos com Windows. Alguns usuários já receberam um lembrete de que o suporte à ferramenta será encerrado e os conteúdos em Flash deixarão de ser executados em breve no sistema operacional.
Primeira vez que vejo um programa pedindo pra desinstalar ele, adeus Adobe flash player pic.twitter.com/JSe4f7gsEv
— FeFeuoficial (@felipealvaresfc) December 26, 2020
“A Adobe deixará de oferecer suporte ao Flash Player após 31 de dezembro de 2020. Para ajudar a proteger o seu sistema, a Adobe bloqueará a execução de conteúdo Flash no Flash Player a partir de 12 de janeiro de 2021”, destaca o aviso. Nele, a empresa “recomenda fortemente a remoção imediata do Flash Player do seu sistema”.
Como o alerta indica, conteúdos em Flash não funcionarão no Windows mesmo que o software permaneça no dispositivo. A orientação para que ele seja desinstalado o quanto antes está relacionada à segurança dos usuários, visto que a ferramenta não receberá novas correções de segurança a partir de 2021.
O alerta está sendo liberado de forma gradual para os usuários e afeta somente conteúdos executados diretamente no Windows. Nos navegadores, o Flash ainda rodará por algum tempo, mas não muito.
A Mozilla, por exemplo, indicou que encerrará o suporte ao software no Firefox 85, previsto para ser liberado em 26 de janeiro. O Google e a Microsoft também planejam medidas semelhantes, mas ainda não definiram datas.
A Adobe liberou no início de dezembro a última atualização do Flash Player. Nas destaques sobre as mudanças, a empresa agradeceu quem usou a ferramenta para criar animações, recursos interativos e conteúdos multimídia na web e contribuiu para os avanços nas últimas duas décadas.
O anúncio de que o Flash chegaria ao fim foi realizado ainda em 2017. Na ocasião, a Adobe explicou que HTML5, WebGL e WebAssembly ofereciam melhores soluções. Os conteúdos em Flash perderão o suporte em breve, mas ficarão reunidos em um acervo do Internet Archive, que reúne mais de 2 mil itens desenvolvidos com o software.
Com informações: Windows Latest.