Com o período de festas e mais pessoas em casa, a Netflix registra audiências mais altas em dezembro e, mais especificamente, na semana do Natal. No final de 2020, no entanto, os resultados ficaram acima da média e fizeram o serviço de streaming alcançar recordes no total de horas de visualização e na média de horas de visualização por assinante. O resultado foi obtido, em parte, pelo sucesso de O Céu da Meia-Noite.
- Lançamentos Netflix de janeiro têm Cobra Kai, Dawson’s Creek e LEGO
- As 10 melhores séries originais da Netflix segundo a crítica
O Céu da Meia-Noite (Imagem: Divulgação/Netflix)
O filme estreou nos cinemas em 11 de dezembro e chegou ao streaming em 23 de dezembro. A Netflix afirma que, até o momento, O Céu da Meia-Noite, estrelado e dirigido por George Clooney, foi visto por 72 milhões de famílias. Exibido em 800 salas de 16 países, incluindo o Brasil, o longa também foi a produção da empresa com a maior distribuição em cinemas em 2020.
Outro destaque de dezembro na plataforma foi Bridgerton, assistida por 63 milhões de famílias. Lançada em 25 de dezembro, a série produzida por Shonda Rhimes, criadora de Grey’s Anatomy, alcançou o top 10 em todos os países, com exceção do Japão. Em 76 países, incluindo o Brasil, o título chegou ao primeiro lugar no ranking dos mais populares.
Bridgerton (Imagem: Divulgação/Netflix)
O filme Pequenos Grandes Heróis, que também estreou em 25 de dezembro, foi mais um destaque em dezembro. A sequência de As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl foi assistida por 44 milhões de famílias e chegou ao top 10 em todos os países. Com bons resultados, a Netflix anunciou que o filme terá continuação.
Pequenos Grandes Heróis (Imagem: Divulgação/Netflix)
Como a Netflix mede a audiência
É sempre importante lembrar que a Netflix tem sua própria metodologia para contabilizar as visualizações de filmes e séries e, por isso, os números não podem ser comparados aos de televisão e serviços de streaming concorrentes. A plataforma registra entre os espectadores todos os usuários que assistiram a, no mínimo, dois minutos da produção.
Em 2020, a Netflix afirmou que o período de dois minutos é “suficiente para indicar que a escolha foi intencional”. Segundo a empresa, o método aumenta os números de audiência em 35%, em média, em relação ao modelo anterior, que considerava como espectadores somente os usuários que assistiram ao menos 70% de um filme ou episódio de série.
Por conta da metodologia, é possível apenas comparar os números com as demais produções da Netflix. Mesmo com as audiências expressivas, os títulos mais assistidos em dezembro ainda não superaram os filmes Resgate e Bird Box, que tiveram 99 milhões e 89 milhões de visualizações em suas primeiras quatro semanas, nem a primeira temporada de The Witcher, que foi visto por 76 milhões de famílias no mesmo intervalo.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Sério? De longe foi uma perda tempo assistir esse filme… Mas, gosto é gosto neh
2 minutos é muito pouco pra medir isso a audiência
A maioria dos filmes tem abertura maior que isso.
Metodologia equivocada. O trailer e assunto pode ser chamativo, porém se tivessem medido as avaliações + um tempo maior de duração certamente seria um dos piores.
O filme é muito ruim, adiantei várias partes e mesmo assim, ruim.
As críticas tmb foram péssimas. Netflix precisa mudar esse parâmetro porque decepciona.
Só assino Netflix por conta da família, porque raramente tem conteúdo novo e bom…
Um dos piores também
O filme é uma bela porcaria. Como quase todo filme da Netflix. Roteiro fraco. A gente tbm fica esperando um final que salve o filme, e nada.
A Netflix deveria ter dito que O Céu da Meia-Noite é um dos filmes mais intencionalmente escolhidos, porque é basicamente isso que eles mesmo disseram que a metodologia deles mede.
Filme fraco, desisti na metade, e essa metodologia coloca ele como uma obra prima.
Uma surpresa é Bridgerton, pq ô série ruim, nível novela da Globo.
É impressionante como a Netflix consegue ter tanta coisa ruim como produção própria…
Filme horrível. Fraquíssimo…
Eu gostei do filme. Achei intrigante e interessante.
Na primeira vez que assisti eu não entendi muita coisa e achei meio estranho o enredo. Porém fiquei tão encucado e curioso que assisti uma segunda vez logo em seguida. E aí pude confirmar que eu realmente gostei do filme.
Pô cara, parabéns, você é muito inteligente
Eu faço isso já. Sempre olhos as críticas do Adoro Cinema antes. Um dos poucos sites que deixam os usuários comentarem livremente.
Na vdd eu nem leio a crítica do site.
Só olhos os comentários dos usuários e a nota