Início » Internet » Sites da Caixa e TJRS que exigem Adobe Flash continuam no ar

Sites da Caixa e TJRS que exigem Adobe Flash continuam no ar

Adobe Flash foi programado para não funcionar a partir de janeiro de 2021, mas é usado na Caixa e em sistemas do RS e ES

Felipe VenturaPor

O finado Adobe Flash ainda está entre nós: o plugin foi programado para não funcionar mais a partir de 12 de janeiro de 2021; no entanto, um mês depois, ele segue presente em um sistema da Caixa Econômica Federal, no portal de processos eletrônicos do TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), e em um site do governo do Espírito Santo.

Caixa requer Adobe Flash em sistema RML Web (Imagem: Reprodução)

Caixa requer Adobe Flash em sistema RML Web (Imagem: Reprodução)

O sistema da Caixa em questão é o RML Web 2.0, da plataforma Conectividade Social, usado por contadores principalmente para consultar o extrato de FGTS com fins rescisórios.

A página ainda usa a identidade visual antiga da Caixa, e hoje é ocupada por uma grande área cinza com o aviso “o plug-in Adobe Flash Player não é mais compatível” no Google Chrome.

Em comunicado ao Tecnoblog, a Caixa afirma que “a plataforma Conectividade Social Empregador (conectividade.caixa.gov.br) também gera os relatórios solicitados no formato texto (txt), dessa forma, as funcionalidades, informações e serviços permanecem totalmente disponíveis para as empresas”.

Para acessar esse arquivo em formato texto, é necessário seguir estes passos:

  • no Conectividade Social, vá em Caixa Postal e clique em Caixa de Entrada;
  • selecione o tipo de documento desejado na lista (como o Extrato Analítico do Trabalhador);
  • na parte inferior da tela, clique em Receber;
  • vá até a pasta de downloads e abra o arquivo: clique com o botão direito, selecione Abrir com… e escolha Bloco de Notas.

Há também a opção de usar o Visualizador RML, criado pelo desenvolvedor Pablo Cruz: isso não requer instalação e pode ser usado diretamente no navegador. O código do projeto está disponível no GitHub.

Sites recomendam usar navegador com Flash

Pale Moon, navegador com suporte a Adobe Flash (Imagem: Divulgação)

Pale Moon, navegador com suporte a Adobe Flash (Imagem: Divulgação)

No caso do Espírito Santo, o caso é um pouco mais complicado. Para acessar o GEO-OBRAS ES, software do Tribunal de Contas do Estado para gerenciar informações de obras públicas, não há como fugir do Adobe Flash.

Aqui, trata-se do Pale Moon, criado com base no Firefox mas com várias diferenças na interface e no código. Este browser é necessário para ter acesso aos módulos Auditor e Jurisdicionado do sistema.

Em uma página de suporte, a equipe do Pale Moon explica que o navegador continuará rodando plug-ins NPAPI como Java, Microsoft Silverlight e Flash, mesmo após o fim do suporte da Adobe. “Ao contrário do Firefox, não vamos deprecar nem remover suporte a esses tipos de plug-ins”, avisa o documento.

GEO-OBRAS ES pede para instalar Pale Moon (Imagem: Reprodução)

GEO-OBRAS ES pede para instalar Pale Moon (Imagem: Reprodução)

No Rio Grande do Sul, a solução é parecida: o PPE (Portal do Processo Eletrônico), recurso essencial para advogados, exige que você baixe outro navegador.

A página do PPE avisa que “o TJRS está trabalhando para implantar uma nova ferramenta de visualização” e, dessa forma, não depender mais do velho plugin da Adobe. Mas, até lá, não há outra forma de acessar online os autos e vídeos das audiências.

Por isso, a OAB/RS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul) precisou criar um vídeo para orientar usuários a baixar uma versão do Firefox Portable que ainda é capaz de rodar conteúdo em Flash.

Você conhece mais algum sistema no Brasil que ainda dependa do Flash Player?

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Everton Favretto (@evefavretto)

Pagar a Harman pelo suporte que é bom, nada.

Gustavo Vieira Theml (@gustavo_vieira)

O rfa.tv (um site de vídeos) também está inutilizado devido a desativação do flash, que era usado para reproduzir os vídeos. E deve ter outras centenas ou milhares de sites assim. Essa desativação devia ter sido melhor planejada.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Melhor planejada? A Adobe descontinuou o Flash em 2017, no mesmo anúncio também divulgaram o fim do suporte do plugin para o final de 2020.

Todos esses sites tiveram tempo mais do que suficiente para se adequarem, sem contar dos diversos “lembretes” por parte dos navegadores que pouco a pouco vieram dificultando a execução do plugin com o passar do tempo…

DeadPull (@DeadPull)

Mais um dia normal no país do atraso.

Lucas Marafon Krolow (@Lucas_Marafon_Krolow)

O Geo-Obras do TCE de Mato Grosso também usa o Flash no módulo Jurisdicionado.
Aqui a orientação é usar um pacote portátil do Firefox 70.0.1 que roda o Shockwave Flash 11.9 r900, de dezembro de 2013.

Eu (@Keaton)

Caraca… lembro que depois que a linha de trem da China caiu por causa da morte do flash, me perguntei algo como “quem desenvolve sistema critico em flash?”…

Pelo jeito a burrice é globalizada… vou esperar mais exemplos do mundo todo… hahaha

² (@centauro)

Desenvolvem sistema crítico em flash, usam ferramentas limitadas para guardar informações importantes*, faz parte da incompetência humana.

*Me refiro ao sistema de saúde inglês (ou britânico, sei lá) que estava usando Excel 2007 pra guardar os dados de infectados por COVID-19 e eles atingiram o limite da planilha e não notaram, perdendo lá não sei quantos mil registros até identificarem a falha.

Cat Games - Contato (@Cat_Games_Contato)

Quando eu disse que foi uma péssima ideia desativar o suporte do Adobe Flash, um monte de imbecis vieram me dizer que uma boa quantidade de sites já tinha evoluído, fui chamado até de comunista, anti-vacina, João Dória, conspirador, anti-5G. Enfim, palavras que os gados só ficaram sabendo que existe, nos dias atuais…

Mas como não é de hoje que eu mexo com informática e rede, eu estava, estou e estarei certo quanto a esse assunto; mas eu não denunciei esses comentários, uma hora eles passarão vergonha dia e noite. Então, deixa os gados serem felizes, pois uma hora a casa cai…

#FreeGados

João M. (@RonDamon)

Milhares de sites no mundo todo estão assim tb, principalmente na China. Eles não mudam pq é mais barato manter por gambiarra mesmo.

² (@centauro)

Meus parabéns.

Mas empresas e setores públicos não se adaptarem não deveria ser motivo para manter o suporte à um sistema atrasado e cheio de falhas de segurança.

Cat Games - Contato (@Cat_Games_Contato)

Verdade… O certo seria os sistemas públicos estarem atualizados, mas como em países pobres ou em desenvolvimento, estamos falando do Brasil…

Não estou falando que o Brasil é um país atrasado, muito pelo contrário, se o povo escolher a pessoa certa, e o mesmo escolher as pessoas certas para trabalhar, o Brasil seria alavancado da noite para o dia…

Mas para representante entrar, tem que ter 50% + 1 voto para a pessoa ser escolhida. E com isso chegamos a conclusão de que, o Brasil não cresce porque a sociedade não quer…

Hoje tudo está sendo levado na política, desde a vacina até o 5G, a demora do 5G não é o ato, mas consequência, consequência do alto preço que oferece suporte ao 5G…

Eu entendo de importação, são muitos papéis burocráticos que precisam ser resolvidos, o aparelho em si é barato, na faixa dos 2.500 ou menos, o que encarece é que um dos impostos é 60% do valor do aparelho, entre outras coisas…
Isso torna difícil a aquisição do novo aparelho, e em muitos países, como no Brasil, tem pessoas que pagam muita conta com um salário mínimo…

Por esse motivo existem smartphones com 7 câmeras na traseira e 2 na dianteira, fora os sensores. Mas a maioria da população brasileira não conhece mais que uma ou duas câmeras, e grande parte não sabe o que é o famoso sensor de profundidade…

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Que orgulho do TJ do meu estado kkkkkkk

Mas quem vai ter coragem de deixar o seu navegador (no caso os desenvolvedores) rodando um plug-in com falhas de segurança e nenhum suporte por parte do fabricante?

dos votos validos, o nosso sistema te impossibilita de discordar dos candidatos ao cargo, votos em branco são descartados, assim como os nulos e quem não foi votar, na pratica tu se elege com uns 25% dos aptos votarem no pais.

Cat Games - Contato (@Cat_Games_Contato)

Verdade… Na minha opinião, o povo vota mais pelo sensacionalismo do candidato, do que pelas suas propostas…

Desse jeito, é melhor ter um sítio no meio do mato para fugir da sociedade, usar apenas a internet para notícias e entretenimento…

Vítor Gomes (@vctgomes)

O suporte ao Flash já era previsto a anos. Antes de ser completamente desativado, o Google já limitava o flash e pedia pra vc habilitar manualmente. Infelizmente, para a maioria das empresas, se tá funcionando, tá bom.

Bem capaz deles terem implementado um aviso de “como burlar o bloqueio do Flash no Chrome” ao invés de se atualizarem e deixarem isso pra trás.

Mas não me admiro… a Microsoft mantem o Internet Explorer até hoje justamente pq tem vários usuários ainda em 2021! kkk

Se vc pesquisa n internet o lucro desses bancos, vai ver q tanto a Caixa e qnt BB estão só tendo lucros em cima de lucros a anos.

Bruno Who? (@brunossn)

Meu Deus amigo, quanto ódio, rs