O que é Laravel? [Guia para iniciantes]

Saiba o que é Laravel, um dos framework PHP mais populares e utilizados no desenvolvimento de sistemas para web

Diego Melo
Por
• Atualizado há 11 meses
O que é PHP / Reprodução / Unsplash
Laravel é um framework PHP (Imagem: Ben / Unsplash)

Laravel é um framework PHP gratuito e de código aberto, utilizado no desenvolvimento de sistemas para web. Algumas de suas principais características são permitir a escrita de um código mais simples e legível, e suporte a recursos avançados que agilizam o processo de desenvolvimento. Saiba mais sobre o Laravel, sua história e principais recursos e vantagens.

O que é Laravel?

O Laravel é um dos frameworks PHP mais utilizados no mercado. Assim como outros do tipo, como Symfony e CodeIgniter, um framework é um conjunto de ferramentas, recursos e funcionalidades, criado em uma determinada linguagem de programação para facilitar e agilizar tarefas comuns de desenvolvimento de sistemas, como autenticação, localização, sessões e cache.

Criado pelo programador Tyler B. Otwell como uma alternativa mais avançada ao CodeIgniter, teve sua primeira versão lançada em 2011. Desde então, tem recebido atualizações e contribuições constantes tanto do autor quanto da comunidade, posicionando-se como um verdadeiro ecossistema para criação de sistemas para web. Com foco na sintaxe simples e concisa, seu mote é “O framework PHP dos artesãos da web”.

O que é Laravel? / Reprodução / Laravel
Página oficial do Laravel (Imagem: Reprodução/Laravel)

Principais recursos

O Laravel é baseado na arquitetura MVC (acrônimo para Model-View-Controller, ou Modelo-Visão-Controle, em português). MVC é um padrão de arquitetura de software focado em reuso de código, no qual ocorre a divisão da estrutura lógica de um sistema em 3 camadas: a do Modelo, relacionada ao banco de dados; a de Visão, vinculada a visualização dos dados e das páginas; e a do Controle, responsável pela conexão e transmissão de informações entre as camadas Modelo e Visão.

Além disso, o Laravel tem como principais recursos a utilização de um sistema modular para gerenciamento de dependências, diferentes formas de conexão e acesso a banco de dados relacionais, um “motor” próprio de templates para criação de interfaces, além de vários programas e serviços criados para facilitar a publicação e manutenção de sistemas criados com o framework.

O que é PHP / Reprodução / Unsplash
Exemplo de utilização do Laravel / Vishnu R Nair / Unsplash

Para iniciantes em programação, o Laravel também possui uma comunidade bastante ativa em fóruns online e eventos, ampla documentação disponível gratuitamente na internet, e cursos e treinamentos oficiais pela plataforma Laracasts. E para quem deseja prototipar com rapidez, há o Homestead, um ambiente de desenvolvimento PHP pré-configurado e pronto para ser instalado.

Versões e suporte

A versão mais recente é o Laravel 8, lançado em setembro de 2020. Versões nomeadas com a sigla LTS recebem suporte estendido para resolução de bugs por 2 anos e de problemas de segurança por 3 anos, como o Laravel 5.1 LTS, 5.5 LTS e 6 LTS. Você pode saber mais sobre o framework acessando o site oficial.

Com informações: Pusher

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Laravel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Relacionados