O Opera Mini não está mais sozinho. A Fundação Mozilla liberou nessa quinta-feira, para download digamos “experimental”, a primeira versão não finalizada do seu mais famoso navegador. O Firefox 4 Beta chega ao Android com a promessa de ser um dos melhores navegadores da plataforma, visto que é fundamentado nas mesmas tecnologias do FF para desktop (será que é tão lento quanto a versão para PC?).

Estabilidade e desempenho são os focos do primeiro Beta do Firefox 4 para Android já com esse nome – anteriormente ele era conhecido como Fennec e já estava em fase de testes. O software conta com o Electrolysis, uma tecnologia que separa o processo de renderização da interface do aplicativo do processo de renderização da página que está sendo visitada. Com isso, o aparelho lida de forma diferente com as duas tarefas, “resultando em um navegador muito mais responsivo”.

O outro destaque da Mozilla nesse Beta 1 é o que eles chamaram de Layers. É uma tecnologia que age diretamente na parte gráfica do navegador, garantindo o desempenho na hora de dar zoom, rolar uma página ou apenas visualizar animações relacionadas ao aplicativo.

Firefox 4 Beta 1 para Android: a foto não passou por nenhum efeito do Photoshop | Clique para ampliar

Primeiras impressões. Testei o Firefox 4 Beta 1 em um Samsung Galaxy S e me decepcionei um pouco. Quer dizer, a interface do aplicativo é linda, com direito a abas e tudo mais. Só faltou uma coisa mesmo: renderização das fontes, que apareceram serrilhadas e sem qualquer definição. Imagino que isso será corrigido nas próximas versões, mas por enquanto é inviável usá-lo como navegador principal.

Além do Android, a Mozilla liberou o Firefox Beta para Maemo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Porto
Não entendo pq vcs usam Opera Mini ao invés do Mobile... De qualquer forma, testei o FF4 no meu Defy e não apresentou esse problema com as fontes serrilhadas. Por fim, continuo preferindo o Skyfire a todos os outros. É o único que abre vídeos decentemente, sem fazer download pro celular.
Daniel Drumond
É sempre assim, idem Safari quando veio pro Windows, já veio com o número que tava, se não me engano.
issamu
O Opera é muito rápido e dinâmico. Não testei o FF, mas com certeza não vai ganhar do Mini.
@gabriel_k3n
Tá difícil... Já tinha instalado o Fennec Alpha 2, não funcionou. Tentei esse beta aí, também não rodou. Só abre o aplicativo e, na hora de mostrar a interface, o app fecha. Seria por que eu uso uma ROM personalizada?
Renyer Israel
“será que é tão lento quanto a versão para PC?” Faltou a “troll face”.
Rafael
kkkkk
Rafael
Não é estreia, o Fennec está em alpha faz dois anos...
Alexandre
adogo ffx!
Hernani
Mais uma opção.
Marcell Almeida
Prefiro o Froyo. Mas tava na hora desse Firefox pro Android mesmo, afinal eles já tinham uma versão pro Maemo ja tem um tempinho. E deixar o Opera sozinho no Android é o que não podia acontecer mesmo!
@evandroalb
Testei no Samsung Galaxy 5. Ele abre e fecha, simples assim :)
Ely
Putz! 11,8MB! O Dolphin Browser tem 1,7MB e o Skyfire 1,49MB. Já começa a pesar daí...
kylefurtado
Horrível, prefiro muito mais o Skyfire e o Opera Mini.
@mapuche77
... Pararia de ler no "será que é tão lento quanto no o do pc"... Não pode ser sério, né? Mas por amor a argumentação prossigamos: Partindo da premissa que o próprio android não é uma plataforma madura o suficiente. Não entendo o açodamento em criticar um software em versão beta que faz sua estréia numa plataforma igualmente crua. É verdade que o Android começa deixar a adolescência mas ainda não possui o know-how que só vem com o tempo. Quanto ao FF4 ser lento no PC, pelo menos no meu ele é tão ágil quanto o Chrome. E com a vantagem de ser infinitamente mais personalizável e intuitivo permitindo ajustes bem mais finos que a concorrência.
Bruno Gall
Enquanto no iOS nada...
Exibir mais comentários