Início » Internet » Como fazer um vlog de sucesso?

Como fazer um vlog de sucesso?

Avatar Por

por Felipe Neto, ator e vlogger

Pediram para que eu escrevesse aqui no TB analisando a situação atual dos vlogs no Brasil, ao que prontamente recusei, afinal de contas, longe de mim querer ser um “analista de mídias sociais”. Essa função é deveras importante e necessita de um altíssimo grau de estudo para eu sair falando como se tivesse passado por toda essa intensa capacitação hercúlea.

Por isso, vou apenas dar a minha opinião de insider (curioso: eu sempre usei outsider, mas é a primeira vez em que tento encaixar o antônimo). Em outras palavras, a opinião de quem faz, não de quem vê e, bem… Saca tudo sobre o assunto, sabe?


(YouTube)

Todos os dias recebo diversos e-mails com a mesma pergunta: Como fazer um vlog de sucesso? Vou divulgar minha resposta oficial pela primeira vez. Preparados?

Não faço a caceta da menor ideia!

Algum analista super estudado dirá para você que tem a fórmula do sucesso, mas isso não passa de pura babaquice. Caso soubesse de verdade, estaria utilizando sua fórmula para ganhar dinheiro, e não para pagar de Messias.

O único fato absoluto que tenho em mente é que, quanto mais você pensar “quero fazer sucesso”, menores serão as suas chances. Posso estar enganado, mas analisando a trajetória de todos os youtubers de destaque no cenário nacional e internacional, o único grande fator em comum que pude observar foi exatamente que todos começaram de forma despretensiosa, puramente para se divertir e fazer um projeto verdadeiro e original.

É isso que o público compra quando percebe que você não está fazendo com o objetivo dos flashes e da grana, mas porque realmente gosta e se diverte, além de transmitir alguma coisa que valha.

Qual será o futuro dos vlogs? Quando essa moda irá acabar? Essas são outras perguntas que eu recebo com frequência. Bem, eu juro que não desenvolvi meus poderes mediúnicos e as cartas cismam e me dizer apenas “valete, valete, valete”, mas o que eu posso dizer é que, se seguir o que aconteceu e acontece nos Estados Unidos, os vloggers ainda têm aí pelo menos uns dois anos de estabilidade, pois é o cenário atual por lá.

É lógico que todo esse burburinho irá acabar; o ápice é agora: prêmio na MTV, Jô Soares, entrevistas em vários canais, revistas e jornais. Tudo porque é uma grande novidade. Pela primeira vez na história, pessoas estão conseguindo sair do completo anonimato para uma exposição a milhões de pessoas utilizando apenas a Internet. Isso é novo, isso dá matéria, mas isso tem prazo de validade.

Portanto não, eu não sei qual será o futuro dos vlogs, não sei por quanto tempo as manchetes irão durar e não faço ideia se a audiência se manterá estável a cada vídeo publicado. A única coisa que eu sei é que encaro o YouTube como uma grande janela, que fez com que minha vida se transformasse por completo e agora me abre oportunidades que jamais imaginaria ter.

O YouTube foi o início. Agora é trabalhar para criar a estabilidade em outro setor, mas mantendo o que me projetou: os vídeos e a liberdade que a internet proporciona. Mas se o que você quer é realmente ficar famoso e mais nada, não poderei ajudar. Sugiro a Geisy Arruda.

Felipe Neto | Ator profissional e escritor de botequim, é o autor dos vídeos dos programas Não Faz Sentido e Felipe Neto Vlog, dentro do YouTube. Está no Twitter: @felipeneto.

Aviso | As opiniões do autor do texto não refletem necessariamente as do Tecnoblog.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo henrique
gente eu encontrei um video dá hora lá no youtube de um amigo meu,muito engraçado:https://www.youtube.com/channel/UC0ImFJ7w94hVSQLVrA0UJ1w
canalforget.blogspot.com
Ótimas dicas, vou usar todas agora no meu canal. https://www.youtube.com/forgettv
Caio
migo, proxima vez, não escreve haha
Alberto deAvyz
Todo mundo reclamando pq não tem fórmulas... ...mas não tem mesmo! É o gosto do povo! Como prever?!?!?!. O lance é ser autêntico, camaradas!.. Vai ter gente que irá com sua cara! Como no twiter...
Fernando
Q tosco amigo... esperava mais. Se for pra escrever bobagem melhor nem escrever.
Warnick
que lixo, vim aqui ler sobre dicas e nao;;; aff ¬¬
Bárbara Chan
Eu gostaria de criar alguns vídeos, com intenção de divulgar o trabalho de cantor do Jackie Chan. Meu objetivo é tornar mais acessíveis as informações sobre a carreira musical dele. Porque pode existir pessoas que até tem algum interesse, mas por acharem meio trabalhoso sair pesquisando, acabam desistindo. Mas eu juntando tudo num canal do YouTube, sedendo o máximo de informação que eu puder, divulgando links relacionados e tudo mais, fica bem mais fácil pra essas pessoas conhecerem. E quem sabe, não consigo formar um novo fã das músicas de ?? Jackie Chan, não é? =)
Brenno Souza Rodrigues
GHHD
mozart
4
Mamoru
Por que seria style assistir os vídeos de alguém no youtube? >_> Um ato, em geral, solitário na frente de um computador. Não tem nada de ter ou não style. E que crítica mais sem pé nem cabeça, o Vlog desse Felipe Neto é justamente anti coisas de modinha (como a crítica sobre Crepúsculo) e tu vem falar que quem assiste é quem ele tá criticando? Tá estes também assistem. Mas a questão é: os que gostam dos vídeos dele são também anti-modinhas (e outros assuntos que ele mostra) e uma outra parte dos que assistem querem xingá-lo, justamente por gostarem de modinhas. PS.: Não, eu não assisto. Devo ter visto só o do Crepúsculo, que é engraçado, e outro legalzin. Não tenho a menor paciência de assistir vídeos de 5 minutos cujo aproveitamento são de, no máximo, 1 minuto, tal qual a grandíssima maioria dos vídeos do youtube.
@thomazmaia
deus do céu... vai ser tenso quando eu entrar aqui no TB pra ler as últimas compras do google, último console hackeado, última novidade da apple... e encontrar o PC SIQUEIRA escrevendo: "olá, como vão vocês?"
Dellean Santos
Que post escroto!
cIILA
Felipe Neto o DONO DA VERDADE.. Afe
Lia
Não sou fã do felipe neto(personagem),mais gosto do conteudo dos videos dele,concordo com a maioria,e aprecio a cinceridade dele.já o felipe neto(pessoa)nao tenho nada a dizer sobre ele.Eu nao o conheço.E teve algums que falaram que nao precisa conhecer pessoalmente pra saber quem ele é.Concordo plenamente.Mais nao da também pra julgar ele e dizer que ele é isso ou aquilo só pelo twitter,blog, e vlog, no minimo no minimo,você teria que ter algum contato com ele (contato direto, ele conversando com você) nem que fosse pelo msn,twitter,ou orkut.Só assim pra poder dizer se ele é isso ou aquilo. E aos Trolls(que nao são poucos nesse topico ._.) vão procurar o que fazer da vida ._. se ninguém gosta-se dos videos dele,ele nao continuaria com os videos #fato , ja teria parado a tempos,como muitos outros vlogs... =) Parabéns Felipe Neto,você merece estar aonde esta agora, boa sorte com sua carreira de ator,você é bom mesmo ;*
Daniel Drumond
É, tópicos sobre o Windows também.
Exibir mais comentários