Aconteceu agora há pouco, em Nova Iorque, um evento no qual a Microsoft apresentou formalmente o Windows Phone 7. O sistema operacional que é aguardado desde o início do ano começará a ser distribuído em novembro, quando os consumidores americanos poderão comprar aparelhos de diversas marcas por um preço que lembra bastante o do principal concorrente da MS no segmento de smartphones. Antes disso, o sistema deve aparecer na Europa no fim de outubro.

Ao iniciar a apresentação do produto, Steve Ballmer, o CEO da empresa, disse que com o Windows Phone a diferença “não está no que você consegue fazer no telefone, mas como vai fazer isso”. E, de fato, a MS tentou mostrar que as coisas funcionam de forma diferente no WP7 do que nos acostumamos ver em outras plataformas – leia-se iPhone OS (iOS) e Google Android.

A palavra “mine” (meu em inglês) deve ter sido uma das mais usadas durante a conferência de imprensa, que foi transmitida por meio de webcast. Ballmer fez questão de dizer que será o “meu mundo, meus jogos, meus contatos”… Tudo baseado no “meu”, pois a abordagem do Windows Phone 7 é de colocar o usuário como real proprietário do aparelho e de suas funções.

Busca do Bing no WP7. (imagem: divulgação)

Pontos interessantes foram levantados sobre a plataforma criada pela Microsoft, que será adotada por fabricantes de peso como Dell, HTC, Samsung e LG. Os botões físicos Back (Voltar), Start (Iniciar) e Search (Buscar), por exemplo, deverão estar presente em todos os aparelhos, da mesma forma que os botões de opções, de Home e de Voltar estão presentes em todos os aparelhos rodando Android. Do iPhone OS temos o recurso de pressionar os ícones da Home Screen por alguns segundos, a fim de editar a ordem desses ícones.

O acesso à câmera fotográfica será muito rápido, como demostrou um dos responsáveis pelo Windows Phone 7. Com o aparelho em modo de espera, basta acionar o botão certo no modo paisagem para o sistema já ligar a câmera e permitir fotos excepcionais (parece que os principais aparelhos com o sistema terão ao menos 5 megapixels de resolução, o que já ajuda em fotografias de qualidade). Além disso, o usuário poderá configurar o upload automático das fotos para algum serviço baseado na nuvem.

A integração do WP7 com o Bing será total, como já podíamos esperar. O botão Search (Buscar) permite fazer buscas no serviço da MS, com direito a personalização nos resultados de acordo com a localização do usuário. Uma busca por comida tailandesa, por exemplo, traria como resultados as opções mais próximas de onde o usuário está. Em alguns casos, com direito a notas e recomendações sobre os restaurantes encontrados. Com interface diferenciada, o Windows Phone exibirá mapa e a lista de restaurantes numa mesma tela, algo que nenhum concorrente faz de forma digna.

O botão Start (Iniciar), herança do sistema operacional para desktops e notebooks, deverá ser pressionado por alguns segundos para habilitar os comandos de voz. A pesquisa demonstrada durante a apresentação falhou na primeira tentativa, por falta de conectividade, mas na segunda tentativa funcionou muito bem. A MS ainda esclareceu que o que o usuário fala não é processado pelo aparelho, mas é enviado para um servidor que faz a tarefa e retorna o resultado. Da mesma maneira que atualmente acontece no Google Android, por sinal.

A aposta em centrais (ou hubs) para as principais atividades e interesses em um smartphone mostrou-se acertada, ao menos nas demonstrações. O hub People (Pessoas), por exemplo, funcionará mais ou menos como o novo Windows Live Messenger 2011: o sistema buscará informações dos contatos nas principais redes sociais, permitindo uma experiência mais completa. No hub Pictures as imagens são o grande destaque, com direito a upload automático para serviços de fotos online e sincronização com os arquivos de imagens presentes no computador do usuário.

Hub do Office no WP7. (imagem: divulgação)

Para profissionais, o Office. Um hub específico para a suíte de produtividade da MS garante integração total com Word, Excel, PowerPoint e outros aplicativos. O usuário poderá visualizar documento, bem como editá-los diretamente no aparelho. E o mais interessante é que, dependendo dos ajustes do aparelho, esses documentos serão sincronizados com a nuvem. Com isso a empresa de Bill Gates oferece edição de documentos de três maneiras distintas: na web por meio do Office Web Apps, no desktop e notebook com o Office 2010, e nos dispositivos móveis com o Windows Phone 7. E o suporte aos documentos é nativo.

O jogos tiveram um momento especial durante a apresentação do Windows Phone 7. A Microsoft garantiu que somente essa plataforma terá integração com o Xbox Live, o serviço de jogos em rede do Xbox – um sucesso mundial, diga-se de passagem. Usuários poderão transitar com o mesmo avatar pelos jogos do celular e do Xbox 360. Além disso, vitórias e conquistas no console darão direito a pequenos prêmios, como acessórios e novas roupas, para o avatar do usuário. A MS, porém, não explicou como esse recurso vai funcionar.

E os fãs de games em dispositivos móveis podem comemorar: a EA Games será parceira da Microsoft na produção de jogos para WP7. O The Sims para a plataforma já está pronto.

(YouTube)

Nove aparelhos rodando Windows Phone 7 começarão a ser vendidos em novembro, nos Estados Unidos. A AT&T prometeu vários, entre eles o Samsung Focus, que terá visor de incríveis 4 polegadas. Seu processador será o Snapdragon de 1 GHz e o preço para venda será de US$ 199,99. Não custa lembrar que a mesma AT&T vende o iPhone 4 pelo mesmo preço, desde que o cliente assine um contrato de 2 anos.

Chegando ao fim da apresentação, duas coisas foram reveladas e que dialogam com os concorrentes do Windows Phone 7. As atualizações da plataforma serão liberadas para todos os aparelhos e todas as operadoras, o que certamente bate de frente com o que o Android oferece atualmente. Essa é a Microsoft prometendo uma plataforma que estará sempre atualizada, um vantagem para o WP7. E por fim, a empresa revisou a decisão de não incluir copiar e colar. Anteriormente eles haviam dito que esse recurso não era fundamental para um smartphones, mas agora voltaram atrás. O detalhe é que o CTRL C + CTRL V só chega em 2011.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados