Início » Aplicativos e Software » Notebooks lançados com Windows 11 deverão ter touchpad de precisão e webcam

Notebooks lançados com Windows 11 deverão ter touchpad de precisão e webcam

Sem estes dois componentes, o Windows 11 não poderá ser iniciado e atualizações deixarão de ser enviadas pelo Windows Update

André Fogaça Por

A Microsoft divulgou uma lista de recursos que precisam estar presentes em um computador para que ele possa receber o upgrade para o Windows 11 ou já vir com ele instalado de fábrica. Além de um chip específico e outras partes de hardware, os notebooks devem oferecer suporte nativo para os drivers de precisão do touchpad e também uma câmera frontal para chamadas de vídeo e reuniões.

PC rodando Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

PC rodando Windows 11 (Imagem: Divulgação / Microsoft)

O endereço da web com os requisitos da atualização do Windows 10 para a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft foi publicada na última quinta-feira (24). A lista está em um PDF com 16 páginas, apontando tudo que o PC precisa ter para poder receber o update e rodar o software corretamente, ou então trazer o SO pronto da fábrica. De todos os itens, dois chamam a atenção: um touchpad com suporte aos drivers de precisão e webcam.

Eu sinceramente não vejo um notebook sem câmera frontal, ou webcam, disponível no mercado faz muito tempo, mas a Microsoft deve saber que existem modelos com este pequeno detalhe. A precaução nas regras é tanta, que a gigante do software colocou um tempo maior para que todos os computadores lançados com Windows 11 utilizem este recurso: primeiro de janeiro de 2023.

“A partir de primeiro de janeiro de 2023, todos os tipos de dispositivos, exceto um desktop, devem ter uma câmera frontal que atenda aos requisitos. Uma câmera traseira é opcional”, diz o documento. Para as regras deste componente, estão a resolução de no mínimo 720p (HD), controle automático de exposição e balanço de branco, além de foco funcionando a partir de 10 centímetros.

A empresa deixa claro que um computador de mesa em formato de desktop não precisa trazer a webcam. Já para os notebooks e tablets sem este componente respeitando os requisitos mínimos, o Windows 11 não pode ser iniciado e as atualizações não serão entregues pelo serviço Windows Update.

Touchpad de precisão vira regra no Windows 11

O segundo ponto a chamar atenção no PDF com a lista de recursos obrigatórios é o suporte aos drivers de precisão para o touchpad em notebooks. Eles são as instruções da Microsoft para oferecer gestos do Windows 10 nos portáteis com este componente, seja com um, dois ou mais dedos.

A maioria esmagadora dos notebooks do mercado já oferece este tipo de suporte e o recurso deve estar habilitado neste momento para o Windows 10, mas marcas como a HP ainda não entregam essa funcionalidade e ela vale até mesmo para modelos bem caros e recentes, lançados nos últimos dois anos.

Sem esse suporte, a atualização para o Windows 11 já é inviabilizada, ao menos de acordo com o documento publicado nesta semana pela Microsoft.

Outros requisitos para o PC receber o Windows 11 ou sair de fábrica com ele já instalado incluem 4 GB de RAM, 64 GB em armazenamento interno, suporte para DirectX 12, tela de no mínimo 1.280 x 720 pixels e processador capaz de funcionar em 1 GHz com dois núcleos, em x64 ou ARM64.

Todos os computadores, notebooks ou tablets com Windows 11 também precisam ter ao menos uma porta USB disponível para o usuário, junto de uma opção de conexão com a internet – seja ela por fio com cabo RJ45, ou Wi-Fi mesmo.

Com informações: XDA-Developers (1) e (2).

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
15 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Morais (@LucasOOMorais)

Exigir SSD para lançamentos que é bom, nada… Os usuários menos abastados, principalmente em mercados em desenvolvimento, ficam à mercê de carroças com HDD. O windows 10 já roda mal em HDD, imagina o 11, que exige mais hardware.

João Almeida (@Joao_Almeida)

SSD ainda é relativamente caro, não dá pra ser obrigatório.

Bruno Who? (@brunossn)

Microsoft tá com muita frescura pra uma skin do Windows 10.

André Fogaça (@fogaca)

Tenho medo de pedir SSD como regra e as fabricantes colocarem os SD tipo eMMC de 64 GB só pra cumprir a regra. A experiência deles não é boa não.

Tácio Andrade (@Tacioandrade)

Concordo plenamente! Que tirasse a necessidade de Touchpad com muti touch e webcam e colocasse obrigatoriedade em SSD, ai sim apoiaria! Pelo menos seria uma coisa pra forçar algumas empresas a largarem a mão de vaquice e pra economizar uma mixaria ir com SSD ao invés de HD nas novas compras!