Início » Negócios » Jeff Bezos deixa de ser CEO da Amazon; Andy Jassy assume cargo

Jeff Bezos deixa de ser CEO da Amazon; Andy Jassy assume cargo

Andy Jassy comandava AWS, de computação na nuvem, e agora é CEO; Bezos vai viajar rumo ao espaço em foguete da própria empresa, a Blue Origins

Felipe Ventura Por

Está começando uma nova era na Amazon: Jeff Bezos está oficialmente deixando o cargo de CEO nesta segunda-feira (5), exatamente 27 anos após assumi-lo, para focar em projetos mais divertidos como viajar rumo ao espaço. O novo diretor executivo é Andy Jassy, que antes comandava o Amazon Web Services (AWS).

Jeff Bezos não é mais CEO da Amazon (Imagem: Daniel Oberhaus / Flickr)

Jeff Bezos não é mais CEO da Amazon (Imagem: Daniel Oberhaus / Flickr)

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Andy Jassy, mas ele era chefe de uma divisão que sustenta boa parte da internet global: o AWS representa cerca de um terço do mercado total de computação em nuvem. Em novembro do ano passado, o serviço ficou fora do ar e derrubou a Alexa, Roku, Duolingo, Adobe Spark, LoL e Pokémon Go.

Jassy tem graduação em ciência política em Harvard e um MBA da Harvard Business School. Ele entrou na Amazon em 1997 e comandou o projeto do AWS desde seu início em 2003.

Agora, Jassy terá a missão de continuar o legado de Bezos, que fez a Amazon sobreviver ao estouro da bolha pontocom no final dos anos 90 e dominar o e-commerce em diversas áreas do mundo – além, é claro, de manter o AWS em relevância contra concorrentes como Google Cloud e Microsoft Azure.

Vale lembrar que a Amazon já vinha apostando em diversos outros setores: leitores de e-book Kindle, alto-falantes inteligentes Echo com Alexa, campainhas conectadas Ring, roteadores Eero e varejo físico (Whole Foods, Amazon Go, Amazon Fresh).

Ela se tornou enorme até mesmo na indústria do entretenimento graças ao Prime Video, o que levou à compra da MGM por US$ 8,45 bilhões. Há também o Amazon Music; o Luna, serviço de streaming de jogos; e o Twitch.

Andy Jassy é o novo CEO da Amazon (Imagem: Divulgação)

Andy Jassy é o novo CEO da Amazon (Imagem: Divulgação)

Jeff Bezos está indo rumo ao espaço

A gestão da Amazon vem sendo bem-sucedida, mas marcada por práticas trabalhistas problemáticas, incluindo o caso infame de alguns funcionários que precisam urinar em garrafas de plástico para atingirem as metas de alta produtividade da empresa. Bezos é atualmente a pessoa mais rica do mundo, além de ser o homem mais rico da história recente (com valores ajustados pela inflação).

Bezos, que assumiu o cargo de CEO em 5 de julho de 1994, ainda estará presente na Amazon como presidente executivo do conselho de administração. Ele planeja dedicar mais tempo a iniciativas como a fundação Bezos Earth Fund, o jornal Washington Post e a empresa espacial Blue Origin.

Aliás, em 20 de julho, Bezos deve voar até a borda do espaço acompanhado pelo irmão Mark, em um foguete construído pela Blue Origin; será a primeira missão tripulada do New Shepard.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jedielson (@Jedielson)

Acho que o timing coincide com a alta probabilidade dele morrer tentando viajar ao espaço. Acho sensato.

Jonathan (a.k.a Halls) (@akahalls)

Exato! Parece que ele já deixou tudo pronto no caso de dar ruim…

Andre Costa (@mr.luizandre)

Vim comentar justamente isso, mas os amigos acima já notaram bem tal fato

Gustavo Guerra (@GustavoGuerra)

Indo contra as teorias do pessoal acima, acho que é mais uma passada de bastão mesmo, algo parecido com o Google de Larry Page e Sergey Brin, agora sob comando de Sundar Pichai.

Sai o visionário que levou a empresa para o topo, entra um funcionário antigo da casa de renome para manter, uma linha natural de sucessão ao meu ver.

² (@centauro)

Bem provável que seja isso mesmo.
O Bezos é o CEO desde os anos 90, está lá a mais de 20 anos. Chega uma hora que ou a empresa precisa de “sangue novo” no comando e/ou o cara cansa da brincadeira e quer ir investir seu tempo em outra coisa.