Jeff Bezos deixa de ser CEO da Amazon; Andy Jassy assume cargo

Andy Jassy comandava AWS, de computação na nuvem, e agora é CEO; Bezos vai viajar rumo ao espaço em foguete da própria empresa, a Blue Origins

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 meses
Jeff Bezos não é mais CEO da Amazon (Imagem: Daniel Oberhaus / Flickr)
Jeff Bezos não é mais CEO da Amazon (Imagem: Daniel Oberhaus / Flickr)

Está começando uma nova era na Amazon: Jeff Bezos está oficialmente deixando o cargo de CEO nesta segunda-feira (5), exatamente 27 anos após assumi-lo, para focar em projetos mais divertidos como viajar rumo ao espaço. O novo diretor executivo é Andy Jassy, que antes comandava o Amazon Web Services (AWS).

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Andy Jassy, mas ele era chefe de uma divisão que sustenta boa parte da internet global: o AWS representa cerca de um terço do mercado total de computação em nuvem. Em novembro do ano passado, o serviço ficou fora do ar e derrubou a Alexa, Roku, Duolingo, Adobe Spark, LoL e Pokémon Go.

Jassy tem graduação em ciência política em Harvard e um MBA da Harvard Business School. Ele entrou na Amazon em 1997 e comandou o projeto do AWS desde seu início em 2003.

Agora, Jassy terá a missão de continuar o legado de Bezos, que fez a Amazon sobreviver ao estouro da bolha pontocom no final dos anos 90 e dominar o e-commerce em diversas áreas do mundo – além, é claro, de manter o AWS em relevância contra concorrentes como Google Cloud e Microsoft Azure.

Vale lembrar que a Amazon já vinha apostando em diversos outros setores: leitores de e-book Kindle, alto-falantes inteligentes Echo com Alexa, campainhas conectadas Ring, roteadores Eero e varejo físico (Whole Foods, Amazon Go, Amazon Fresh).

Ela se tornou enorme até mesmo na indústria do entretenimento graças ao Prime Video, o que levou à compra da MGM por US$ 8,45 bilhões. Há também o Amazon Music; o Luna, serviço de streaming de jogos; e o Twitch.

Andy Jassy é o novo CEO da Amazon (Imagem: Divulgação)
Andy Jassy é o novo CEO da Amazon (Imagem: Divulgação)

Jeff Bezos está indo rumo ao espaço

A gestão da Amazon vem sendo bem-sucedida, mas marcada por práticas trabalhistas problemáticas, incluindo o caso infame de alguns funcionários que precisam urinar em garrafas de plástico para atingirem as metas de alta produtividade da empresa. Bezos é atualmente a pessoa mais rica do mundo, além de ser o homem mais rico da história recente (com valores ajustados pela inflação).

Bezos, que assumiu o cargo de CEO em 5 de julho de 1994, ainda estará presente na Amazon como presidente executivo do conselho de administração. Ele planeja dedicar mais tempo a iniciativas como a fundação Bezos Earth Fund, o jornal Washington Post e a empresa espacial Blue Origin.

Aliás, em 20 de julho, Bezos deve voar até a borda do espaço acompanhado pelo irmão Mark, em um foguete construído pela Blue Origin; será a primeira missão tripulada do New Shepard.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Amazon.com na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados