Início » Jogos » Celular Android com Windows 11 roda Tomb Raider, CoD e mais jogos de PC

Celular Android com Windows 11 roda Tomb Raider, CoD e mais jogos de PC

Mod do Windows 11 em versão ARM permite rodar jogos para PC como Tomb Raider, Call of Duty e Cuphead em celulares Android

Por

Um mod do Windows 11 na versão ARM já foi instalado com sucesso em celulares Android, como Xiaomi Mi 8, OnePlus 6T e outros aparelhos com chips Qualcomm Snapdragon. Agora, os desenvolvedores independentes deram mais um passo e conseguiram rodar jogos para PC, como Tomb Raider, Call of Duty e Cuphead, em smartphones Android usando o sistema operacional da Microsoft.

Tomb Raider rodando no Windows 11 ARM em um OnePlus 6T (Imagem: Reprodução/YouTube edi194)

Tomb Raider rodando no Windows 11 ARM em um OnePlus 6T (Imagem: Reprodução/YouTube edi194)

O projeto, intitulado Renegade Project, é liderado pelo desenvolvedor Xilin Wu e tem como objetivo criar drivers e ferramentas para fazer o boot do Windows 11 em celulares Android. Nos primeiros testes foi possível usar a touchscreen do aparelho, portas USB e o chip gráfico, porém alguns recursos não funcionaram, como Wi-Fi e Bluetooth.

Com o avanço do desenvolvimento do mod, agora a ideia é rodar versões para PC de jogos pelo celular usando o Windows 11. Na maioria dos casos, a performance no quesito quadros por segundo não é das melhores, principalmente em títulos com gráficos mais pesados. No entanto, só o fato dos games não causarem erros fatais ao serem abertos já impressiona.

Tomb Raider e Call of Duty ficam abaixo dos 30 fps

No YouTube, o usuário edi194 publicou vídeos rodando diversos jogos em um OnePlus 6T. Em um dos testes, ele abre Tomb Raider, de 2013, e consegue iniciar um novo save. Durante a gameplay, o título alcança, em média, 20 fps em resolução Full HD (1080p). O youtuber não experimentou colocar a imagem em 900p ou 720p para ver se a taxa de quadros aumentava.

O interessante é que o jogo consegue se adaptar sem dificuldades à tela menor do celular. Nas configurações gráficas, edi194 deixou a resolução em 2340 x 1080 pixels e a qualidade da renderização no “baixo”. Mesmo assim, dentro do game não foi possível notar deformações na imagem ou elementos cortados pelas bordas do aparelho.

Assista, a seguir, ao vídeo de Tomb Raider rodando no OnePlus 6T:

Outro título testado foi Call of Duty: Modern Warfare 2, de 2009. O shooter também roda abaixo dos 30 fps, mas, assim como Tomb Raider, consegue adaptar a resolução de acordo com a tela do celular. Vale mencionar que a versão do sistema usada nos testes de jogos corrigiu o problema no Bluetooth. Com isso, foi possível usar controles externos sem fio no OnePlus 6T com Windows 11 ARM.

Assista à gameplay de Call of Duty: Modern Warfare 2 no OnePlus 6T logo abaixo:

Jogos em 2D, como Cuphead, rodam muito bem

Além dos jogos com gráficos pesados, edi194 testou um título mais leve com imagens em 2D apenas: Cuphead. No vídeo, o game aparenta alcançar os 60 fps na maior parte do tempo, com quedas para a faixa dos 55 fps. Não é possível saber as taxas de quadros exatas, pois o youtuber não incluiu um medidor na gravação.

Confira Cuphead rodando no OnePlus 6T:

Por enquanto, edi194 ainda não fez mais testes com jogos em 2D. Considerando a boa performance de Cuphead no OnePlus 6T, é possível dizer que o mod do Windows 11 em ARM vale a pena para jogar games menos exigentes. Para títulos mais pesados, é recomendado esperar mais algum tempo ou usar serviços de streaming na nuvem, como o Xbox Cloud Gaming.