Monitor Gamer Dell S2721DGF: ótimo para o gamer e o home office

O Dell S2721DGF entrega ótimos recursos pro gamer como alta taxa de atualização, enquanto é sóbrio o suficiente pro trabalho

André Fogaça
Por
• Atualizado há 10 meses
Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Enquanto a maioria das empresas leva seus produtos gamer para o visual característico deste segmento, que inclui luzes RGB e cores fortes, junto de ângulos mais retos, outras entregam as mesmas funções em produtos híbridos. Esse é o caso do Dell S2721DGF, que trabalha as imagens em 27 polegadas de um painel IPS, com resolução QuadHD (2K) e atualização em 165 Hz.

Para dar mais força ao lado gamer, esse monitor é compatível com o FreeSync da AMD e G-Sync da Nvidia, tem HDR e o tempo de resposta pode chegar em 1ms de cinza para cinza. Tudo em uma cara que pode muito bem ficar confortável até mesmo no escritório. Eu passei as últimas semanas com ele na minha mesa e te conto minha experiência nos próximos parágrafos.

Análise do Dell S2721DGF em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises não têm intenção publicitária, por isso ressaltam os pontos positivos e negativos de cada produto. Nenhuma empresa pagou, revisou ou teve acesso antecipado a este conteúdo.

O Dell S2721DGF foi fornecido pela Dell por empréstimo e será devolvido à empresa após os testes. Para mais informações, acesse tecnoblog.net/etica.

Design e conexões

Se você escuta a palavra gamer em alguma parte do nome de qualquer coisa, já deve imaginar um produto com luzes piscando, cores contrastantes na carcaça, abusando de pretos e vermelho, ou então verde, com praticamente total ausência de ângulos mais suaves no design. Esse tende a ser o cenário destes itens, mas neste monitor a Dell foi cautelosa e claramente escolheu um visual para ficar tão confortável na mesa do jogador profissional, como na sala do escritório.

Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Olhando de frente, só a base do S2721DGF passa a sensação de um produto gamer e ela é limitada apenas aos ângulos retos. Até a cor do conjunto, em cinza, é mais voltada para um monitor convencional.

Falando nela, a base conta com um número generoso de ajustes para muitos lados. Ela pode girar e virar o monitor na horizontal, permite o controle de altura em muitos níveis, conta com um pino para até deixar a tela de pé, além de permitir que o usuário escolha a melhor posição vertical.

Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Além de permitir o ajuste para muitas situações de uso diferentes, estes movimentos ajudam também na hora de ver as conexões e encontrar a entrada correta, que são muitas. O S2721DGF oferece duas HDMI 2.0, uma DisplayPort 1.4, entrada para áudio em cabo P2 e quatro portas USB 3.0 energizadas, sendo duas perto da base e mais duas próximas da borda, dividindo espaço com a saída para fones de ouvido. É possível transitar dados entre estas USB ao plugar um cabo específico no computador.

Fica um recado aqui: para ter 165 Hz na tela você precisa utilizar o cabo DisplayPort, incluso na caixa. As portas HDMI são limitadas em 144 Hz e este detalhe também vale para o G-Sync da Nvidia.

Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Ainda na traseira ficam os botões e joystick para ajustes no menu interno, junto da única parte que pode ser caracterizada como gamer: uma faixa de luz azul, correndo pelo meio desta área. Ela pode ser desligada e a cor é só essa mesmo, sem possibilidade de personalização.

Os cabos podem utilizar um buraco na base que sustenta o monitor e assim descem para o computador de forma mais escondida. No geral, todos os ajustes são simples de realizar, não exigem força do usuário e a construção do monitor, mesmo sendo toda em plástico, passa sensação muito boa de robustez.

Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Qualidade de imagem

Já a tela é de 27 polegadas, em um painel IPS e com possibilidade de mostrar conteúdo em atualização de até 165 Hz, junto de HDR. Ter um painel IPS significa coisas boas e ruins ao mesmo tempo, limitações básicas da tecnologia mesmo: a primeira é positiva e fica nos ângulos generosos para visualização, permitindo que um amigo veja o que você faz e isso acontece sem aberração cromática. Já a negativa fica no contraste, que tende a não ser impressionante. Não é ruim, mas ao mesmo tempo não chama atenção.

A Dell inseriu local dimming por aqui, então esse problema tende ser parcialmente solucionado. O brilho em HDR consegue chegar perto dos 500 nits, ou então 400 nits para conteúdo sem o alcance dinâmico ativado.

Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Em cores a quantidade exibida é boa, beirando a ótima. O S2721DGF promete 98% do DCI-P3 e ao meu olhar, as cores são precisas o suficiente para agradar o gamer e também quem quer assistir um filme, ou só trabalhar mesmo. O brilho máximo em imagens com ou sem HDR ajuda neste trabalho, já que a luz extra colabora para tornar as cores mais vivas.

Eu não encontrei nenhum dead pixel na unidade de testes, mas notei alguma inconsistência no brilho, principalmente nos cantos da parte superior da tela. Não chega a estragar a experiência e este tipo de detalhe pode variar de monitor para monitor, dentro do mesmo modelo. Pode ser que o seu não exiba o mesmo ponto que o meu.

Em funções do próprio monitor, você pode selecionar alguns ajustes definidos pela Dell para estilos específicos de jogo, diminuir o tempo de resposta, ligar o FreeSync ou G-Sync, mas senti falta de um detalhe que tende a ser comum em monitores gamer: um ponto inserido no meio da tela para ajudar em games de tiro em primeira pessoa.

Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

É uma trapaça para o jogador? É, mas é comum em monitores gamer e é uma adição de software pelo hardware do monitor, seria bacana ter a opção de exibir ou não. No caso do S2721DGF não existe essa escolha. Este detalhe pode ser parte do uso híbrido deste monitor, muito forte por aqui.

Por fim, esse monitor da Dell não tem alto-falantes embutidos. Pode ser um problema para algumas pessoas que pretendem ter uma mesa mais limpa de periféricos, mas a adição de uma saída de fones de ouvido em local tão acessível é muito boa. Ela é fácil de ser encontrada e ainda vem acompanhada por duas das quatro portas do HUB USB, fornecido pelo monitor.

Dell S2721DGF: vale a pena?

O Dell S27271DGF é o tipo de monitor que vai servir muito bem o gamer, assim como oferece ótima qualidade de imagem até mesmo para quem quer só trabalhar. Ele é um dos melhores monitores híbridos do mercado, unindo recursos extras para qualquer um dos públicos que pode buscar este modelo em uma loja.

Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Dell S2721DGF (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Para o gamer o tempo de resposta baixo, suporte para G-Sync e FreeSync, junto de resolução QuadHD e atualização em até 165 Hz é o kit da felicidade. Para quem trabalha, o visual mais sóbrio, junto de diversos ajustes para praticamente qualquer ângulo, painel IPS com cores precisas e o HDR ajudam no cotidiano, indo até mesmo para quando o usuário quer ver um filme na hora vaga.

No Brasil não existem muitos concorrentes com 27 polegadas, 165 Hz e funções extras como o S2721DGF e o modelo da Dell é o mais caro de todos. A lista sempre coloca monitores com cara gamer e que dificilmente ficam bonitos na mesa de trabalho, como é o caso do Odyssey G7 da Samsung. Ambos têm preço próximo, mas o modelo da fabricante coreana é mais voltado para o gamer tanto no visual, quanto em atualização ainda maior, em 240 Hz.

Um modelo que pode dar trabalho para a Dell é o AOC AG271QG, que oferece basicamente as mesmas funções e deixa o lado gamer mais para parte traseira mesmo. Como o custo também é parecido, eu acho o S2721DGF mais negócio justamente por ser híbrido, por servir mais usos do que apenas durante o jogo.

Especificações técnicas

  • Modelo: Dell S2721DGF;
  • Tamanho do painel: 27 polegadas;
  • Resolução: 2.560 × 1.440 pixels (QuadHD, ou 2K);
  • Taxa de atualização: até 165 Hz;
  • Tipo de painel: IPS LCD;
  • Consumo de energia: 90 watts (máximo), 0,3 watt (standby);
  • Entradas de vídeo: 2 HDMI 2.0, DisplayPort 1.4;
  • Outras conexões: 1 USB-B e 4 USB 3.0, 2 P2 para entrada e outra para saída de áudio;
  • Dimensões (largura x altura x profundidade): 61,16×36,36×6,78 cm (sem suporte) e 61,16×39,39×20,03 cm (com suporte);
  • Peso: 4,5 kg (com suporte).

Receba mais sobre Dell na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados