Windows 11: Microsoft detalha mudanças no menu de contexto

Menu de contexto do Windows 11 terá novo visual e botões, como copiar, colar, abrir arquivos e mais, no topo da lista de opções

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Menu Iniciar e barra de tarefas do Windows 11 (imagem: reprodução/Microsoft Design)
Novo menu Iniciar e barra de tarefas centralizada no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

A Microsoft vai alterar o visual do menu de contexto no Windows 11. Nesta segunda-feira (19), a companhia apresentou as mudanças que serão aplicadas na ferramenta que aparece ao clicar com o botão direito do mouse. Entre as novidades, estão o design renovado, a presença dos botões para copiar, recortar e colar no topo do menu, e mais.

Os detalhes vieram a público no blog do Windows. Segundo a Microsoft, ainda que a versão atual seja útil, existem pontos a melhorar. A empresa diz que o menu é “excepcionalmente longo” e inclui comandos que são raramente utilizados. Algumas opções, que deveriam permanecer agrupadas, também tendem a ficar distantes.

Estas questões serão resolvidas com a chegada do Windows 11. Além do novo visual, o menu já vai apresentar as opções para copiar, colar, recortar, excluir e renomear arquivos logo no topo. Os botões “Abrir” e “Abrir com” também ficarão agrupados no começo da lista de opções próximo aos demais itens mais utilizados no dia a dia.

A função para compartilhar os arquivos também recebeu reforços. Ao selecioná-la, os usuários terão acesso aos dispositivos próximos logo de cara. Em outra seção, o menu vai mostrar contatos encontrados no aplicativo de email, para que o arquivo seja enviado em anexo. Também haverá uma lista de aplicativos na última divisória.

A Microsoft diz que “nenhum comando foi removido completamente” e que aplicativos Win32 não empacotados terão acesso às novidades. Além disso, os usuários contarão com o botão “Mostrar mais opções”, para carregar o menu de contexto do Windows 10. A alternativa também poderá ser acionada pelo atalho de teclado “Shift + F10”.

Menu de contexto do Windows 10 (esquerda) e do Windows 11 (centro e direita) (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Menu de contexto do Windows 10 (esquerda) e do Windows 11 (centro e direita) (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Windows 11 vai trazer novo visual e outras melhorias

O Windows 11 é a nova versão do sistema da Microsoft. Anunciado em junho, a atualização agrega mudanças no design, como a barra de tarefas centralizada, o novo menu Iniciar e as janelas com os cantos levemente arredondados. O software ainda terá widgets, taxa de atualização dinâmica, Microsoft Store com visual renovado e mais.

O sistema chegará como uma atualização gratuita a quem possui computador com Windows 10 nos próximos meses. Em junho, a Microsoft liberou a primeira prévia (Insider Preview) para download. Saiba se o seu computador pode rodar o Windows 11.

Com informações: Microsoft e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados