Início » Aplicativos e Software » Windows 11: Microsoft detalha mudanças no menu de contexto

Windows 11: Microsoft detalha mudanças no menu de contexto

Menu de contexto do Windows 11 terá novo visual e botões, como copiar, colar, abrir arquivos e mais, no topo da lista de opções

Bruno Gall De Blasi Por

A Microsoft vai alterar o visual do menu de contexto no Windows 11. Nesta segunda-feira (19), a companhia apresentou as mudanças que serão aplicadas na ferramenta que aparece ao clicar com o botão direito do mouse. Entre as novidades, estão o design renovado, a presença dos botões para copiar, recortar e colar no topo do menu, e mais.

Novo menu Iniciar e barra de tarefas centralizada no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

Novo menu Iniciar e barra de tarefas centralizada no Windows 11 (Imagem: Reprodução/Microsoft Design)

Os detalhes vieram a público no blog do Windows. Segundo a Microsoft, ainda que a versão atual seja útil, existem pontos a melhorar. A empresa diz que o menu é “excepcionalmente longo” e inclui comandos que são raramente utilizados. Algumas opções, que deveriam permanecer agrupadas, também tendem a ficar distantes.

Estas questões serão resolvidas com a chegada do Windows 11. Além do novo visual, o menu já vai apresentar as opções para copiar, colar, recortar, excluir e renomear arquivos logo no topo. Os botões “Abrir” e “Abrir com” também ficarão agrupados no começo da lista de opções próximo aos demais itens mais utilizados no dia a dia.

A função para compartilhar os arquivos também recebeu reforços. Ao selecioná-la, os usuários terão acesso aos dispositivos próximos logo de cara. Em outra seção, o menu vai mostrar contatos encontrados no aplicativo de email, para que o arquivo seja enviado em anexo. Também haverá uma lista de aplicativos na última divisória.

A Microsoft diz que “nenhum comando foi removido completamente” e que aplicativos Win32 não empacotados terão acesso às novidades. Além disso, os usuários contarão com o botão “Mostrar mais opções”, para carregar o menu de contexto do Windows 10. A alternativa também poderá ser acionada pelo atalho de teclado “Shift + F10”.

Menu de contexto do Windows 10 (esquerda) e do Windows 11 (centro e direita) (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Menu de contexto do Windows 10 (esquerda) e do Windows 11 (centro e direita) (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Windows 11 vai trazer novo visual e outras melhorias

O Windows 11 é a nova versão do sistema da Microsoft. Anunciado em junho, a atualização agrega mudanças no design, como a barra de tarefas centralizada, o novo menu Iniciar e as janelas com os cantos levemente arredondados. O software ainda terá widgets, taxa de atualização dinâmica, Microsoft Store com visual renovado e mais.

O sistema chegará como uma atualização gratuita a quem possui computador com Windows 10 nos próximos meses. Em junho, a Microsoft liberou a primeira prévia (Insider Preview) para download. Saiba se o seu computador pode rodar o Windows 11.

Com informações: Microsoft e XDA-Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Almeida (@Joao_Almeida)

Mas esses ícones já são utilizados para a mesma função na antiga ribbon, office, celulares… não será tão difícil a adaptação

Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns)

Há muitas coisas no menu hoje que a maioria de nós nunca nem usa, sabe nem que está ali. Então pra não ter uma poluição visual com várias opções, bem melhor ter as mais utilizadas logo de cara e, se porventura, precisarmos de mais alguma opção, acessamos com outro clique.

Isso não é pesadelo nenhum. Se isso der pra ser personalizável, melhor ainda…