O que é um spyware?

Funciona como todos os outros vírus de computador? Saiba o que é um spyware, como atua e de que formas se proteger

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é um spyware? (Imagem: Michael Geiger/Unsplash)
O que é um spyware? (Imagem: Michael Geiger/Unsplash)

Tanto faz se é no computador ou no smartphone, essa modalidade de “vírus” digital atua, basicamente, da mesma forma. Veja abaixo, o que é um spyware, quais são os tipos mais encontrados na web, de que forma comprometem a segurança dos seus dados e como tentar se proteger. Além de cibercriminosos, governos antidemocráticos também atuam com esse tipo de ferramenta.

O que é um spyware?

De forma bem resumida, spyware é um tipo de malware – arquivo malicioso – que fica oculto no sistema enquanto registra informações e rastreia atividades online, nos computadores ou dispositivos móveis. 

O spyware pode monitorar, copiar e fazer registros que são enviados ao criminoso sobre o que se digita, carrega, baixa e armazena nos dispositivos. Algumas modalidades podem ativar câmeras e microfones para assistir e ouvir o alvo sem ser detectado.

Qual o objetivo do spyware

A princípio, os primeiros spywares foram criados para roubar dados de acesso, visando fraudes bancárias e roubos. Atualmente, essa ameaça se expandiu com novas formas de uso. A essência de funcionamento pode até ser encontrada em produtos de empresas que oferecem “controle e segurança”.

O spyware pode ser usado para rastrear e registrar atividades em computadores e dispositivos móveis. Cada variedade tem comportamento específico. De modo geral, os criminosos usam o artifício para coletar dados e informações pessoais.

Após ter se instalado no dispositivo, o spyware está apto a realizar operações sem detecção.

  • Keylogging: registra o que se digita, nomes de usuário, senhas, informações bancárias e até conversas;
  • Gravação de áudio e vídeo, com captura de tela;
  • Controle remoto do dispositivo;
  • Captura de conteúdo de e-mail, mensagens e aplicativos sociais;
  • Gravação e captura do histórico do navegador (quebra de privacidade);

O que é um spyware? (Imagem: Fly D/Unsplash)
Spyware é caminho aberto para roubo de informações (Imagem: Fly D/Unsplash)

Objetivos além dos financeiros

A utilização dos spywares se difundiu tanto que os recursos chamaram a atenção de perseguidores e parceiros ciumentos. Entre outros nomes, o spyware é conhecido como stalkerware ou spouseware

Situações de relacionamentos abusivos, com invasão e monitoramento do parceiro pelo cônjuge criminoso. Captura de imagens para exposição por vingança, ou mediante extorsão podem ser incluídas no ramo dos spywares.

Governos antidemocráticos espionando seus cidadãos para “neutralizar”, desacreditar, difamar, os opositores e assim ganhar vantagem estratégica no jogo político. 

O que é um spyware? (Imagem: Mati Mango/Pexels)
Spywares são utilizados até em relacionamentos abusivos (Imagem: Mati Mango/Pexels)

Tipos de spyware

Nem todos os tipos de spyware tem o objetivo de causar um mal ao usuário, mas todos precisam quebrar a privacidade do sistema, existem formas distintas de atuar.

Adware

O Adware exibe anúncios automaticamente ao navegar na internet ou utilizar um software monetizado por publicidade. Em um contexto de invasão, o adware se instala furtivamente no dispositivo, espia o histórico de navegação e exibe anúncios intrusivos de temas correlacionados. Resumindo, tira a sua privacidade para fins comerciais.

Keyloggers

Este tipo de spyware grava as teclas pressionadas no dispositivo infectado e salva as informações em um arquivo de log, normalmente criptografado. 

Os keyloggers coletam tudo o que é digitado no computador, smartphone ou tablet, incluindo mensagens de texto, e-mails, nomes de usuário e senhas. Essa modalidade é mais utilizada por criminosos para fraudes financeiras e espionagem de comportamento por governos anti-democráticos.

Infostealers

Basicamente ladrões, coletam informações do computador ou dispositivo móvel. São parecidos com os keyloggers, são um tipo de ladrão de informações. Atuam muito mais do que gravar e armazenar informações coletadas a partir das teclas digitadas.

Os infostealers também verificam o computador em busca de informações específicas e coletam seu histórico de navegação, documentos e sessões de mensagens instantâneas. 

Alguns modelos podem fazer o trabalho de uma só vez, desaparecendo dos computadores das vítimas na sequência. Amplamente difundidos em espionagem comercial e industrial.

Spyware Red Shell

Reza a lenda que tem “boas intenções”, é um tipo de spyware que se instala junto com determinados jogos para PC e rastreia atividades online dos jogadores. 

A afirmação dos criadores é “ajudar os desenvolvedores a criar melhores jogos”. Os críticos da Red Shell se opõem ao fato de que se instala sem conhecimento ou consentimento do usuário, tornando-o um spyware.

Rootkits

Os mais comuns e perigosos nas mãos dos criminosos. Estes spywares permitem que a infiltração em computadores e dispositivos móveis, acessando-os em um nível muito profundo. 

Exploram vulnerabilidades de segurança, usam cavalos de Tróia ou fazem login de administrador no computador. Normalmente, os rootkits são difíceis de detectar, mas podem ser evitados com barreiras de antivírus.

Como se proteger dos spywares

  • Mantenha o sistema operacional e o software atualizados;   
  • Coloque um bloqueio de tela no smartphone e use senhas seguras em seus computadores para impedir o acesso não autorizado;
  • Restrinja os privilégios de administrador no computador ou telefone; 
  • Fazer o root de um telefone Android ou jailbreak de um iPhone abre o caminho para o spyware. Deixe essa função para quem, de fato, precisa;
  • Tenha cuidado redobrado com as permissões que concede aos aplicativos quando os instala; 
  • Não clique nos links dos e-mails a menos que tenha a certeza de que sabe para onde eles direcionam; 
  • Não baixe arquivos de redes suspeitas de compartilhamento de arquivos, podem estar comprometidos; 
  • Mantenha uma proteção antivírus e antimalware de qualidade nos dispositivos. 

Com informação: Kaspersky 1, 2, Avast.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Spyware na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados