Nubank absorve tecnologia da Vérios e encerra marca comprada pela Easynvest

Marca Vérios é encerrada 8 meses após aquisição pela Easynvest, controlada pelo Nubank; banco vai manter inteligência artificial que recomenda investimentos

Pedro Knoth
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nubank (Imagem: Divulgação)
Nubank (Imagem: Divulgação)

O Nubank, dono da marca Easynvest, adquirida em setembro de 2020, vai encerrar a Vérios, startup que usa inteligência artificial para recomendar opções de investimentos. Em comunicado, a empresa afirma que vai levar “a inteligência da Vérios para a gestora de fundos do Nubank”. Ao Tecnoblog, o banco afirma que as tecnologias e soluções da startup serão mantidas — clientes da Vérios podem resgatar investimentos, e têm acesso a benefícios, como prioritário ao novo cartão de crédito Nubank Ultravioleta.

A Vérios anunciou a dissolução da marca por meio de uma publicação em seu blog oficial na noite de segunda-feira (10). Contudo, a empresa afirma que os serviços se encerram apenas no formato atual; as soluções de inteligência artificial e o portfólio de clientes da Vérios serão integrados ao Nubank.

No começo do ano, a Easynvest, que se tornou parte estratégica do braço de investimentos do Nubank, comprou a gestora Vérios — antes mesmo da aquisição, em agosto de 2020, clientes da startup de IA passaram a utilizar os serviços do fundo de investimentos.

A parceria firmada entre ambas teve aval do Banco Central. Inicialmente, a Vérios se manteria como uma opção de investimento para clientes da Easynvest, em uma operação separada do fundo e do dono, o Nubank.

“Desde que o Banco Central deu o sinal verde, somos um único time, dedicado a proporcionar a melhor experiência de investimentos, como parte da revolução roxa.”, diz a Vérios em nota ao mercado.

Nubank vai manter robô de investimentos da Vérios

A Vérios afirma que seu robô de investimentos, apelidado de Ueslei, não vai acabar, e deve continuar oferecendo serviços a clientes do Nubank, auxiliando no desenvolvimento dos três fundos de investimento “Nu Seleção”: Cautela, Equilíbrio e Potencial. As opções de aplicação ainda estão em fase de testes no app do roxinho.

“Desta forma, os algoritmos e tecnologia passarão a ser utilizados exclusivamente no gerenciamento dos fundos Nu Seleção, disponíveis ainda em fase de testes em nosso aplicativo”, afirma o Nubank em nota ao Tecnoblog. “A Vérios agora faz parte da revolução roxa do mercado financeiro”.

Com a integração com a Easynvest e seus R$ 26 bilhões em ativos, o Nubank começou a focar a consulta em atendimento de investidores mais novatos a veteranos. Por exemplo, o fundo Cautela foi feito para iniciantes no mundo dos investimentos, com a maior parte do dinheiro sendo aplicado à renda fixa, que oferece menos riscos. Já no Potencial, o valor é investido em ações — tanto o lucro quanto o prejuízo podem ser maiores.

O Nubank ainda aponta que clientes da Vérios pode resgatar ou manter seus investimentos atuais; eles também contam com alguns benefícios, como acesso prioritário ao cartão Ultravioleta da fintech e aos fundos Nu Seleção, além de 1 ano de gratuidade à Calculadora de Imposto de Renda MyCapital, contratada pela Easynvest.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados