Integração do Gmail com Google Chat chega a mais pessoas na web e nos apps

Recursos do Google Chat incorporados ao Gmail para Android, iOS (iPhone e iPad) e web estão disponíveis para mais usuários

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Contas pessoais do Gmail ganham integração com Google Chat no app para Android (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Gmail possui opções que permitem utilizar as ferramentas do Google Chat pelo serviço de e-mail desde o ano passado. Agora, a integração entre ambos começou a ser liberada para mais usuários nesta semana. A novidade está disponível tanto nos aplicativos para Android e iOS quanto na versão web do serviço de e-mail do Google.

As informações foram reveladas nesta quinta-feira (19). Segundo o 9to5Google, o Google habilitou a integração para mais assinantes do Google Workspace. Assim, mais pessoas contam com o acesso às abas “Chat” e “Salas” encontradas nos apps para celulares e tablet do Gmail. A versão web da plataforma também conta com a novidade.

O site especializado informa que as opções chegaram a mais usuários nesta semana. O aplicativo do Gmail para dispositivos móveis está notificando os beneficiados pela atualização com este aviso: “Agora o Gmail tem chat e salas”. Mais abaixo, há o botão “Reiniciar”. Ao pressioná-lo, o aplicativo reabre com as novas abas.

O mesmo acontece com a versão web do serviço de e-mail. Mas a dinâmica da integração é um pouco diferente já que esta plataforma é voltada para telas maiores: o Gmail oferece dois widgets com o mesmo nome no painel da esquerda. Através deles, é possível ver uma lista com as conversas e as salas existentes no mesmo ambiente.

Gmail avisa ao ser atualizado com integração do Google Chat (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Gmail avisa ao ser atualizado com integração do Google Chat (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Google Chat é integrado ao Gmail; entenda a mudança

A aproximação entre os serviços acontece desde o ano passado. Em junho, o Google anunciou a integração do Chat com o Gmail na web para substituir o Hangouts. Mais tarde, o Gmail para Android e iOS recebeu mais funções, quando o Google Meet foi incorporado ao aplicativo para fazer chamadas de voz e vídeo.

A associação das plataformas foi expandida em agosto de 2020. Naquele mês, o Google começou a liberar o novo Gmail para empresas. Além do botão para o Meet (“Reunião”), o aplicativo para dispositivos móveis recebeu mais duas abas. Elas são conhecidas como “Chat” (para ficar no lugar do Hangouts) e “Salas” (para concorrer com o Slack).

O Google também ampliou a abrangência do Google Workspace. Em junho de 2021, eles anunciaram a liberação das ferramentas de sua suíte de produtividade a todos os usuários. Isso inclui o Smart Canvas e a integração do Google Chat às contas gratuitas do Gmail que também passaram a contar com as abas “Chat” e “Salas”.

Com informações: 9to5Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados