Início » Computador » O que é um single board computer?

O que é um single board computer?

Tudo junto, mas não misturado; saiba o que é um single board computer e como essa modalidade pode reduzir os custos

Leandro Kovacs Por

Os SBCs são uma oportunidade para reduzir custos e acelerar a colocação de computadores no mercado. Veja abaixo, o que é um single board computer e como essa modalidade tem alterado e facilitado a utilização de hardwares para funções específicas seja na indústria ou comunicação.

O que é um single board computer? (Imagem: Mouser/Divulgação)

Traduzindo Single Board Computer [SBC]

A tradução literal é “computador de placa única” (SBC). O sistema oferece a combinação de um processador, memória, entrada e saída e outros recursos em uma única placa.

Há muitas vantagens em usar os SBCs, incluindo tempo de colocação no mercado com hardwares comprovados, sem a necessidade de gastar tempo desenvolvendo e produzindo.

Os módulos fornecem uma solução integrada completa de hardware e software. São normalmente usados em produtos de comunicação ou para aplicativos muito específicos que se beneficiam da combinação de hardware e software pré-montada para implementar um padrão da indústria.

As empresas de módulos usam uma variedade de sistemas e plataformas para que se possa encontrar a solução certa para os requisitos específicos.

Qual a diferença para um PC?

Os computadores de placa única são projetados de maneira diferente dos desktops ou notebooks padrão, pois são totalmente independentes. Eles costumam fazer uso de uma ampla variedade de microprocessadores e têm densidade aumentada para os circuitos integrados usados.

Eles estão atualmente disponíveis em duas configurações: com suporte de slot ou sem suporte de slot. Estão disponíveis com uma ampliada variação de capacidades, embora alguns sejam lentos e limitados, quando comparamos com os computadores pessoais, pois o objetivo de uso é controlar processos simples, diferente dos PCs.

Modelos e usos conhecidos

Os SBCs são usados principalmente em aplicativos incorporados. De forma comum, são usados em aplicativos para controle de processo, como sistemas robóticos complexos e aplicativos com uso intensivo de processamento de informações. São a melhor e mais moderna alternativa aos microcontrollers.

No uso caseiro, o Raspberry Pi é um dos mais famosos, onde com um cartão de memória colocamos um sistema inteiro para funcionar com uma tonelada de jogos clássicos de sistemas com 8 ou 16-bits, precisando somente conectar o HDMI na televisão ou monitor, tendo o menor e mais abarrotado videogame retrô do mundo.

O projeto Raspberry vende componentes e ensina a criar projetos (Imagem: Raspberry/Divulgação)

Com informação: ARM, Techopedia.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando