Uma imagem tem circulado pela internet hoje, publicada em diversos sites como a prova cabal da fragmentação que amaldiçoa o Android. Mas será que é para tanto? A imagem está logo abaixo e é de autoria do usuário Drummertist no Flickr. Ela mostra diversos modelos bastante populares de celulares que rodam Android. Cada um deles tem os botões um pouquinho diferentes dos demais, em alguns casos bastante diferentes até.

Variedade de botões | Clique para ampliar

Realmente, não há uma uniformidade nos botões do Android quando se observa diversos aparelhos, mas seria esse um problema tão grande assim?

Ao meu ver não. Não acredito que alguém que já esteja habituado ao Android fique confuso apenas porque pegou um modelo com a disposição ou os gráficos dos botões ligeiramente diferentes. Pelo contrário, acredito que usar os botões-padrão da plataforma em qualquer aparelho seja quase tão natural para um usuário de Android quanto é para um usuário de iOS que alterna entre iPod, iPad e iPhone.

A fragmentação do Android existe sim, mas não são os botões o problema. No máximo eles podem ser considerados um reflexo do problema. Pode ter certeza que causa muito mais estranhamento as diferentes skins que as fabricantes aplicam sobre o sistema — como a Sense da HTC ou a TouchWiz da Samsung, por exemplo — do que uma pequena diferença nos botões.

Se querem discutir os males da fragmentação do Android, ok, vamos discuti-los. Mas vamos nos focar nos problemas reais — como ter que esperar as atualizações que vêm das fabricantes ou operadoras — e não nos pequenos detalhes que nunca geraram muita reclamação até que surgisse uma imagem bem feita e os botões subitamente se tornassem o bode expiatório da questão. Não acham?

Imagem do usuário Drummertist no Flickr

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados