Início » Aplicativos e Software » Google explica tudo sobre o Chrome OS e anuncia distribuição de notebooks com o sistema

Google explica tudo sobre o Chrome OS e anuncia distribuição de notebooks com o sistema

Avatar Por

O Google tirou a terça-feira para fazer alguns anúncios relacionados ao Chrome. Além da loja de aplicativos virtual – teremos uma matéria sobre o assunto em breve -, a empresa falou sobre o futuro sistema operacional Chrome OS. Ele ainda não foi lançado, mas já se encontra num estágio interessante de desenvolvimento… E vem aí o programa piloto de distribuição de notebooks rodando o sistema!

Durante a apresentação, o Google foi muito claro ao afirmar que o Chrome OS se resume à própria experiência de usar a web. Ou, como eles mesmos definiram, o sistema não é “nada, exceto a web”. Para isso o recomendado é ter uma conexão constante com a internet, a fim de usar todos os recursos do navegador baseados na rede. Serão jogos, web apps, aplicativos de computador convencionais, e por aí vai. Tudo rodando a partir de servidores espalhados pelo mundo.

Engenheiro do Google segura Chrome Notebook

Para tanto, todos os Chrome Notebooks – por ora chamemos assim – deverão oferecer dois tipos de conectividade: o já tradicional Wi-Fi e o 3G. O mais bacana é que o Google, em parceria com a operadora americana Verizon, vai oferecer 2 anos – não são meses! – de conexão gratuita por meio da rede celular. Tudo bem que será limitada ao consumo de 100 MB por mês, mas ainda assim é um bom começo. E os planos mensais da operadora para os dispositivos rodando Chrome OS vão custar a partir de 10 dólares, um valor relativamente baixo.

Será na conexão uma das vantagens do Chrome OS frente aos sistemas de hoje: ele vai voltar do modo de descanso quase que imediatamente, em questão de milisegundos. E também em milisegundos a conexão com o Wi-Fi será restabelecida, garantindo que o usuário possa retornar ao que estava fazendo quase que no mesmo instante. Engenheiros do Google demonstraram o recurso e realmente é impressionante!

Veja abaixo um vídeo de demonstração do Chrome OS:


(YouTube)

Especificações do Chrome Notebook

Durante a apresentação, o engenheiro responsável pelo Chrome OS confirmou que a maioria dos aparelhos com Chrome OS deverão seguir algumas diretrizes de hardware. São elas:

  • Visor de 12,1 polegadas.
  • Teclado de tamanho convencional, sem teclinhas miúdas.
  • Conexão por 3G.
  • Wi-Fi 802.11n.
  • Webcam para bate-papo.

Essas são as especificações do Cr-48, modelo que a empresa vai colocar em testes. Entre os destaques do aparelho estão as mais de 8 horas de uso contínuo e 8 dias em modo de espera (segundo as informações do Google; eu mesmo não testei, então não posso dizer que chega a isso tudo).

O Google já trabalha em parceria com a Samsung e com a Acer, que vão oferecer notebooks rodando Chrome OS no futuro. A empresa também tem parceria com o Intel para desenvolver tecnologias relacionadas aos processadores da fabricante.

Programa piloto: distribuição de notebooks

Para alegria geral dos nerds geeks, o Google vai distribuir o Chrome Notebook Cr-48 para alguns usuários early adopters. Basta entrar nessa página e manifestar interesse em participar do programa. A parte triste dessa informação é que, por enquanto, esse programa está disponível apenas para os Estados Unidos. Uma pena, eu sei.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Fogagnolo
Você está certo, mas em algumas coisas até do básico esse Chrome OS carece. Por exemplo, você recebe um vídeo no seu email. Como faz para vê-lo no Chrome OS?? Faz upload dele no YouTube só para poder assistí-lo? Por mais básico que seja o uso, é difícil sem um HD para salvar os arquivos, ainda mais quando a Google não oferece um HD online. Claro, pode-se usar o Skydrive por exemplo, que não tem uma interface muito prática mas quebra o galho, mas e para visualizar um videozinho? Fora que o Google Docs não abre arquivos do Office com formatação exata
@costalince
É impressão minha, ou é a mesma caixa do MacBook!?
@hugobessaa
Quando a internet ta indisponível eu mal uso o computador. Aposto que acontece o mesmo contigo.
@hugobessaa
Vocês comprariam um iPhone 4 para fazer um filme profissional? A mesma comparação serve para o Chrome OS. Você não compra ele para jogar Crysis e nem para editar no After Effects. Muito menos para Fazer edições extremas no photoshop. Você vai comprar ele para utilizar as redes sociais, ler e-mail, criar apresentações, conversar com seus amigos, fazer pequenos ajustes nas suas fotos (que é sim possível através do piknik). Eu acho que ele não foi criado para atingir o mesmo público-alvo que um blog deste tipo atinge. Aqui a maioria utiliza o computador para mais que o "normal". Ele foi pensado e criado para atingir a sua mãe, sua vó, teu pai que só usa o e-mail, tua irmã que fica conversando com o namorado.
Gustavo
Tem certeza que são 100MB?? Acho que são 100Mb (megabits) que é a velocidade de conexão. Impossível um produto em cloud ter uma taxa de consumo de banda de 100MB.
Alexandre
consegui ouvir uma boa parte da apresentacao e achei fantastico. me deu um "q" de jolicloud em todo a apresentacao... claro, com a google metendo a mao, as coisas tomam um vulto gigantesco. No mais, a palavra velocidade foi amplamente usada, e é esse o norte do pessoal do crome os e do crome, show de bola
Rodrigo
@Enivelton algum desses programas é um web app? porque o Chrome OS só roda isso.
EDI LOPES
Muita gente nao tem visao de futuro. Pessoal estamos falando de Google, nao de uma empresa qualquer. Android foi lancado a pouco tempo e ja domina o mercado. O ggole pensa anos na frente e sabe que o sistema de nuvem sera o futuro e qdo esse futuro chegar ele ja vai ter dominado o mercado. O OS hoje nao eh para trabalhar com programas como o nosso amigo disse seja photoshop final cut, ou qualquer um outro. Nesse primeiro momento isso so seria possivel se o proprio photoshop estivesse nas nuvens.
Wilson
um computador PESSOAL que não tem espaço pra guardar seus arquivos pessoais não cabe na minha cabeça mesmo. e quando a internet não estiver disponível?
Wilson
à propósito a caixa que ele vem é até bonitinha! :P http://cache-02.gawkerassets.com/assets/images/4/2010/12/chromecr488.png
@mosblenarufa
Se você perguntasse em 1999 se alguem queria um aparelho de musica que usa musica da internet e do computador,essa pessoa iria chamar-lo de louco Como disse Sheldon:Há uma tênue linha entre o errado e o visionário. Infelizmente para você, é preciso ser um visionário para vê-la
Wilson
na verdade cada cantinho dos macbooks é patenteada sim :P Mas olha, eu achei meio estranho o chrome os. Uma tablet android é capaz de fazer o que ele faz e ainda com mais interatividade. Vou testar sim quando sair, mas honestamente eu não tô esperando que seja muito mais do que o chrome é, até porque a propria google já disse que o Chrome os é o Chrome.
@mosblenarufa
ok que vai em um tapa,mas no final das contas foi 2,4 GB de graça... como diria alguem: de graça até Windows ME
@Cobalto
Eu gasto mais de 100MB no meu smartphone Symbian, tá?
JoseRenan
será a revolução?
Exibir mais comentários