O que é abandonware?

Abandonado e sem dono? Saiba o que é abandonware e sua definição, além de entender os pontos de vista sobre os softwares

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O termo abandonware refere-se a softwares que não tem mais suporte ativo ou os direitos autorais não são mais aplicados ativamente (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O termo é usado para se dirigir a softwares que são muito antigos ou as empresas já não existem, mas é importante entender o conceito correto. Veja abaixo, o que é abandonware e compreenda melhor os pontos de vista que os órgãos legais tem deste tipo de programas. As controvérsias giram em torno da legalidade ou ilegalidade de efetuar downloads dos títulos.

Abandonado?

O termo abandonware refere-se a softwares que não tem mais suporte ativo ou os direitos autorais não são mais aplicados ativamente. O software geralmente se torna abandonware porque a empresa que detém os direitos sobre ele saiu do mercado ou foi vendida a um novo proprietário que não está interessado em continuar o projeto.

O código-fonte do videogame Descent, por exemplo, foi lançado pelos desenvolvedores do jogo em 1997. Vários outros jogos tiveram tratamento semelhante, mas será isso legal?

A resposta simples é não, abandonware não é legal. Mesmo que o criador abandone uma obra protegida por direitos autorais, ela não se torna propriedade pública automaticamente. Os direitos autorais da obra existem até que expirem, cuja duração varia de país para país. Normalmente, os direitos autorais de um videogame duram pelo menos de 70 anos até 125 anos.

A maioria do conteúdo em sites de abandonware não tem mais um proprietário para fazer cumprir os direitos autorais ativamente, então ninguém pode processar. Em outros casos, o proprietário ainda existe, mas não faz cumprir os direitos autorais existentes.

Por exemplo, pode-se encontrar um clássico jogo de ação e aventura, System Shock, em vários sites de abandonware, mas o atual detentor dos direitos autorais, Electronic Arts, não faz nada a respeito.

Posso fazer download de abandonware?

A resposta específica é não, não é legal baixar o abandonware. Mas é improvável que as autoridades chutem à sua porta ou o usuário acabe na frente de um juiz por violação de direitos autorais.

Isso é altamente improvável. Apesar da ilegalidade do abandonware, não há processos judiciais relacionados a ele. Pelo menos, nenhum que seja amplamente conhecido ou encontrado processando alguém por baixar e jogar um título de abandonware.

Abandonwares famosos

  • Heroes of Might and Magic II;
  • Duke Nukem 3D;
  • Twisted Metal;
  • The Secret of Monkey Island;
  • The Oregon Trail;
  • Prince of Persia.

Com informação: Make use of, Make tech easier.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre abandonware na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados