Início » Aplicativos e Software » Windows 10: próxima grande atualização de 2021 começa a ser liberada

Windows 10: próxima grande atualização de 2021 começa a ser liberada

Atualização 21H2 do Windows 10 foi liberada no canal Release Preview e chega para o público em geral em novembro

Por

O Windows 11 já está entre nós, mas há muita gente que, por decisão própria ou limitação técnica, mantém o seu computador com a versão anterior do sistema operacional. Tudo bem. O Windows 10 continua sendo suportado. É por isso que a Microsoft começou a liberar a mais nova grande atualização para ele: a versão 21H2.

Notebook com Windows 10 (imagem: Windows/Unsplash)
Windows 10 (imagem: Windows/Unsplash)

Por enquanto, a atualização 21H2 está disponível somente no canal Release Preview do Windows 10 ou por download de imagem ISO — ambas as opções podem ser acessadas por participantes do programa de teste Windows Insider.

Para o público em geral, o pacote deverá ser liberado a partir de novembro, via Windows Update. Até lá, é pouco provável que o pacote 21H2 passe por mudanças, a não ser que, durante esse período, algum problema importante seja identificado.

Windows 10 21H2: o que há de novo?

Além de correções para falhas e ajustes de desempenho, as grandes atualizações do Windows costumam introduzir mudanças funcionais ou novos recursos. É o caso da atualização 21H2, embora nenhuma das (poucas) novidades da versão seja realmente notável.

Uma delas é o suporte ao WPA3 Hash-to-Element (H2E), padrão que torna redes Wi-Fi compatíveis um pouco mais seguras. Outra é o suporte a computação de GPU no Windows Subsystem for Linux (WSL).

A atualização também prepara o sistema operacional para suportar um método de implantação do Windows Hello para Empresas chamado “confiança na nuvem”.

Não vai muito além disso. O foco do Windows 10 21H2 recai mesmo sobre correções e ajustes.

Windows 10 terá outras grandes atualizações?

Com a chegada do Windows 11, é pouco provável que o Windows 10 receba mais atualizações funcionais. Algumas novidades ainda são esperadas, como o suporte à nova Microsoft Store — aparentemente, o 21H2 não traz esse recurso —, então não está descartada a possibilidade de, no próximo semestre, outra grande atualização ser anunciada.

Por ora, a única certeza é a de que o Windows 10 continuará recebendo atualizações de segurança ou ajustes, afinal, a Microsoft revelou que o sistema operacional tem suporte garantido até 2025.

Não poderia ser diferente. Embora a companhia permita a instalação do Windows 11 em computadores antigos (fabricados antes de 2017, basicamente), as limitações oriundas desse procedimento fazem o Windows 10 ainda ser o sistema operacional mais indicado para essas máquinas.