Qual a diferença entre smartwatch e smartband?

Saiba qual a diferença entre smartwatch e smartband; ambos dispositivos trazem funções semelhantes, mas há pontos que se diferem significativamente

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Realme Watch S (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Realme Watch S (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O mercado está cheio de opções de smartwatches e smartbands. Esses dispositivos oferecerem funções semelhantes e, em alguns casos, até entregam um design parecido, mas há algumas diferenças significativas de um para o outro. Abaixo, vou te explicar qual a diferença entre smartwatch e smartband.

Design

A diferença mais visível está no design. Alguns modelos de smartwatches e smartbands podem até ser visualmente parecidos, mas normalmente eles se diferem bastante na construção.

O smartwatch costuma ter uma aparência mais próxima de um relógio comum. Ele entrega uma tela maior e traz um design “premium”. Isso o torna um pouco mais pesado que uma smartband, pois além dessas características, há uma quantidade maior de componentes internos para permitir um funcionamento mais independente.

Por outro lado, uma smartband é mais compacta, sendo semelhante a uma pulseira. Esse dispositivo tem um foco maior em atividades físicas. Portanto, ele aposta em um design discreto e materiais leves.

Funções

Smartwatch Huawei Watch Fit (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Smartwatch Huawei Watch Fit (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Um smartwatch é mais independente e não precisa ficar o tempo todo conectado a um celular. Dependendo do modelo, ele consegue interagir com notificações, atender e fazer chamadas, pausar/reproduzir músicas, abrir aplicativos e muito mais. Ou seja, esse dispositivo oferece funções mais completas e uma experiência de uso consideravelmente melhor.

Já quando olhamos para uma smartband, ela costuma trazer funções mais básicas, como ver notificações e definir um despertador ou cronômetro, por exemplo. No entanto, a pulseira entrega um suporte maior a atividades físicas, se destacando por apresentar uma série de informações, como desempenho, velocidade e frequência cardíaca.

Mas ao contrário de um smartwatch, os detalhes referentes aos dados coletados só podem ser visualizados no aplicativo disponibilizado pelo fabricante. Portanto, existe uma certa dependência do celular quando o assunto é funções mais complexas.

Bateria

É natural que, por oferecer uma tela maior e recursos mais avançados, um smartwatch não tenha uma ótima autonomia de bateria. A média na maioria dos modelos é de apenas alguns dias, mas o tempo longe do carregador pode cair ainda mais com uso intenso.

Uma smartband entrega uma bateria muito duradoura. Alguns modelos conseguem aguentar até 30 dias sem precisar de nenhuma recarga. Ou seja, quando se trata de autonomia, as pulseiras inteligentes saem na frente.

Preço

Dispositivos com tecnologias e recursos avançados têm um preço mais alto — e os smartwatches não são diferentes. Devido a maior independência, tela grande (e melhor) e design aprimorado, esse gadget acaba se tornando mais caro do que uma smartband convencional.

Em termos de comparação, o Galaxy Watch 4 da Samsung chegou ao Brasil por R$ 2.199 na versão de 44 mm. Por outro lado, a Mi Band 6 da Xiaomi pode ser encontrada no varejo por menos de R$ 300.

Qual comprar?

Xiaomi Mi Band 6 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Xiaomi Mi Band 6 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Isso depende muito da sua necessidade e do quanto está disposto a gastar. Se você procura um wearable com funções mais completas, design premium e que não precise de uma conexão constante com o celular, é melhor optar por um smartwatch. Afinal, ele traz diversos recursos interessantes — o Apple Watch, por exemplo, disponibiliza uma opção de ECG.

Mas se o preço for um fator decisivo, é válido considerar a compra de uma smartband. Além de custar bem menos, ela traz funções precisas de monitoramento de exercícios físicos e entrega um design mais compacto e leve. No entanto, é importante levar em consideração que haverá uma dependência maior de conexão com um smartphone.

Pronto, agora você já sabe qual a diferença entre smartwatch e smartband.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados