Como baixar e usar a Twitch no Nintendo Switch

Finalmente a plataforma de streaming ao vivo está disponível no console da Big N; saiba como usar a Twitch no Nintendo Switch

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
twitch nintendo switch
Aplicativo da Twitch no Nintendo Switch (Imagem: Ricardo Syozi / Tecnoblog)

Após um longo tempo de espera, o aplicativo da Twitch finalmente deu as caras no Nintendo Switch. Exigindo apenas 31 MB do armazenamento interno do console, a plataforma de streaming ao vivo chega oferecendo conveniência, mas também um pouco menos de recursos que em outros sistemas. Saiba mais sobre o aplicativo, como baixar e como usá-lo.

Para realizar o download da Twitch, abra a Nintendo eShop em seu Switch. Na barra de pesquisa, escreva o nome do aplicativo, clique nele e em seguida no botão de “Download”. A partir daí é só aguardar para começar a usar.

Como usar a Twitch no Nintendo Switch

Como o app foi trabalhado para usar os controles do console ou sua tela de toque, pode parecer que a navegação não é lá muito intuitiva (se comparado a um teclado e mouse, claro). Porém, não leva muito tempo para que o usuário sinta-se totalmente confortável com os botões e macetes.

Para simplesmente assistir às transmissões dos inúmeros streamers disponíveis na Twitch no Nintendo Switch, basta clicar em algum canal ou realizar uma pesquisa mais a fundo usando o botão de “Busca”. Mas se quiser fazer tudo isso enquanto estiver logado em sua conta pessoal, aí o trabalho é um pouco maior.

Infelizmente, não é possível entrar na conta de seu perfil usando login e senha diretamente pelo app. Ao invés disso, o usuário tem duas opções:

  • Escanear o QR Code com seu dispositivo móvel que já estiver logado em sua conta da Twitch;
  • Entrar no site de ativação da plataforma e usar o código de 8 dígitos que é dado ao clicar no botão de “Sign In” no Nintendo Switch.
Tela de ativação da Twitch (Imagem: Tecnoblog)
Tela de ativação da Twitch (Imagem: Tecnoblog)

Depois disso, o usuário terá acesso à conta de seu perfil para continuar acompanhando seus streamers favoritos através da Twitch no Nintendo Switch.

Conheça as limitações

É verdade que a conveniência de poder assistir às transmissões ao vivo usando o modo portátil do console é um ponto positivo, porém há limitações que precisam ser reconhecidas.

Antes de mais nada, vale lembrar que o aplicativo da Twitch no console da Big N não permite que o usuário faça streaming. Sendo assim, só é possível usá-lo para acompanhar as transmissões de terceiros. Além disso, o próprio chat para aquele bate papo divertido só pode ser acessado através do app para celulares.

Sim, você precisa estar com o seu smartphone em mãos para curtir a Twitch no Nintendo Switch da melhor forma possível.

Por último, a resolução disponível para as transmissões também sofre com limitações. Ao assistir à seu streamer favorito usando o Switch no modo portátil, o máximo que terá nesse quesito é o 720p. Conectado na TV via dock, o número máximo é o de 1080p. Porém, não cabe ao dono do console a escolha da qualidade de resolução, pois ela é definida totalmente pela qualidade da internet durante as lives. Uma pena.

twitch nintendo switch
A tela da Twitch no Nintendo Switch (Imagem: Divulgação)

Mesmo com tantas limitações, assistir a transmissões ao vivo usando o aplicativo no Switch pode ser divertido e conveniente. Sua tela oferece uma qualidade satisfatória, mesmo não sendo perfeita. Se você gosta mais da parte de simplesmente acompanhar os streamers, então essa é uma opção válida.

Conta pra gente se já está usando a Twitch no Nintendo Switch!

Com informações: Nintendo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Switch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados