Publiquei por aqui em dezembro do ano passado um rumor sobre possível liberação do vídeo-chat no Google Android. Apenas uns cinco meses depois, o Google anunciou nessa semana a disponibilidade do novo recurso. Sim, agora você pode falar cara a cara com o seus amigos que estejam ligados num GTalk com vídeo habilitado (seja desktop, notebook ou outro dispositivo móvel).

Vídeo-chat: somente no Android 2.3.4

Uma investida do Google contra o FaceTime da Apple era previsível, mas até que demorou para sair dos blogs de rumores sobre Android. O recurso exibe um pequeno ícone de câmera na lista de contatos do GTalk (versão mobile). Com apenas um toque, o usuário pode se conectar àquele amigo e iniciar uma conversa por voz e vídeo.

O Google faz questão de lembrar que o vídeo-chat do Android funciona em qualquer rede – 3G, 4G ou Wi-Fi mesmo -, desde que a operadora suporte a funcionalidade. Esperemos que nenhuma delas comece a capar esse VoIP evoluído para forçar que os clientes utilizem os pacotes de voz disponíveis.

A má notícia é que, como de costume na plataforma do Google, o vídeo-chat não estará em todos os aparelhos. O primeiro a recebê-lo será o Google Nexus S. Outros aparelhos que receberem o Android 2.3.4 também contarão com a funcionalidade.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
De fato.
@andradevini
chegou o rival do facetime =]
Danilo
Para baixar a versão de outros basebands ver aqui> http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1056062
Alexandre
Boa! o esquema é mudar o nome pra update.zip, socar no raiz e reboot, né?
Alexandre
valeu! dessa vez nao ficar esperando o OTA
Danilo
Esqueci de mencionar que esse link foi tirado do xdaforum > http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1055591
Danilo
Realmente tem updates diferentes para cada baseband. O link para o GRI40(que depois do update passa a ser GRJ22) é esse: http://android.clients.google.com/packages/ota/google_crespo/a14a2dd09749.signed-soju-GRJ22-from-GRI40.a14a2dd0.zip
Alexandre
por gentileza, tem como postar o link do arquivo? eu dei uma lida por cima no xda forum e me parece que tem updates diferentes para nexus s diferentes, confirma? O meu é o primeiro, i9020 baseband xxkb1,GRI40, totalmente stock, no roms, no roots rock nem reagge ,hehehe
Alexandre
[2] e pensar que 0.0.1 eh um numero tao pequeno auauahauhaiuahiauh
Alexandre
vai sair pro Nexus 1 sim, inclusive o update cita que vao tirar alguns bugs do N1. O Gtalk com video é pra todos aparelhos com ginger 2.3.4 que inclui o N1.
Danilo
Já to com o 2.3.4 no meu aparelho. Fiz a atualização manual e ta rodando redondo. A unica dificuldade que estou tendo é para alterar da câmera frontal para a traseira, fora isso ótima qualidade no áudio e no vídeo, principalmente com wi-fi.
@alberson
Mãe, tô com o Ginger. Só falta 0.0.1 pra ter o chat de vídeo...
@brunogdb
Meu iPhone chora. Que droga véi, meus amigos de Android vão rir da minha cara em 3... 2... 1...
Danilo A.
Agora me deu mais vontade ainda de ter um android!
du.schultz
Vai sair pro NEXUS ONE? Eu quero essa funcionalidade!!! Nao precisa nem ser video chat, so chat de audio mesmo..
Exibir mais comentários