A próxima versão do Opera contará com recursos adicionais para os usuários que gostam de ter a mesma experiência de navegação em diversas máquinas e mesmo diversos dispositivos. O Opera Link, de acordo com a organização, vai ganhar a sincronização de usuários e senhas. Acabou-se aquela história de ficar decorando senhas, pois.

Para tanto, a Opera Software precisou rever processos internos de segurança. Além disso, todos os sistemas de login na web da companhia adotaram o uso do HTTPS, que torna a autenticação muito mais segura, visto que os dados trafegam pela rede completamente embaralhados (ou criptografados, para o pessoal mais técnico).

O Opera Next, versão do navegador para os corajosos, recebeu a sincronização de senhas, que depende da tecnologia Opera Link (existente desde a versão 9.5 do navegador).

Na primeira vez que o usuário salvar seus logins e senhas, uma chave de autenticação é gerada na máquina do usuário, a fim de encriptar o conteúdo dos dados transmitidos com essas informações. Essa mesma chave é enviada para os servidores da Opera, porém assegurada pela senha particular da conta no Opera. É a partir desses requisitos de segurança que a Opera Software garante que nenhum intruso vai obter acesso aos precisos logins e senhas de seus usuários.

Opera Link com sincronização de logins e senhas, disponível a partir do Opera 11.50

Interessados em testar o gerenciador de logins e senhas da Opera devem baixar a versão mais recente do Next, que reflete muito do que é esperado para a próxima versão do navegador, o Opera 11.50.

De minha parte, digo que o recurso de sincronização de senhas é praticamente indispensável no meu uso diário da internet. A diferença é que eu apelo para sincronização não no Opera Link, mas sim na ferramenta própria para isso do Google Chrome. Se não me engano, o Firefox também oferece o mesmo recurso, sob a batuta do Firefox Sync.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados