Início » Jogos » Mexemos no Nintendo Wii U, direto da E3

Mexemos no Nintendo Wii U, direto da E3

Testamos o videogame com jeitão de tablet da Big N.

Avatar Por

Cheguei cedo na E3 pra cumprir o desafio de botar as mãos no novo Wii U. Entrei logo quando abriram os portões, mas todo mundo teve a mesma ideia: ir para fila do novo console da Nintendo. Não desisti e, ao chegar no balcão da Nintendo, tinha uma vaga de imprensa pra área fechada no stand da Big N. A penúltima do dia.

Após esperar 10 minutos, segui uma representante de relações públicas da Nintendo. A única instrução que recebemos foi: não pode tirar foto ou filmar o console ou o controle sem aparecer alguém na imagem. Qualquer foto ou demonstração mostrando apenas o Wii U, por enquanto, só a Nintendo pode fornecer liberar.

(YouTube — Assista em 720p)

Havia 5 demos diferentes, cada um explorando um lado específico do console.

  • Japanese Garden: um tech demo, ou seja, uma demonstração das capacidades de processamento gráfico do console. Na TV aparecia um pássaro voando por um jardim, enquanto na tela do Wii U podia se ter uma visão 360º de um ponto fixo do ambiente.
  • Stylus Demo: um jogo simples para mostrar a capacidade touchscreen do controle. Para quem já jogou o DS ou 3DS, nenhuma novidade.
  • Shield: esse foi bem divertido! Na tela, 3 navios piratas te cercam com arco e flecha. O pirata no navio do meio dá a ordem de tiro dizendo: esquerda, direito, centro ou cima. Com o ritmo da música, o jogador tem que bloquear a alvejada de flechas, indicando direção com um escudo (no caso, o controle). A ideia desse demo é mostrar as capacidades de motion do controle.
  • Catch the Mario: o mais divertido de todos, na minha opinião. Quatro jogadores usando controles de Wii dividem a tela da TV e devem perseguir um quinto jogador vestido de Mario. O quinto jogador usa o novo controle do Wii U para fugir dos outros quatro. Na tela, ele vê no mapa onde cada um está e pode fugir para o lugar mais seguro. Imagine o demo como um PacMan em que todos os jogadores são os fantasmas e devem perseguir o PacMan, sem saber aonde ele está! A ideia é mostrar como a quantidade de telas pode criar situações diferentes de jogo.
  • Metroid Demo: um jogo de tiro no estilo deathmatch (mata-mata). Dois jogadores usam controles de Wii enquanto um terceiro usa o controle do Wii U e pilota uma espaço-nave. O jogador com o controle do Wii U, além de usar os botões do controle pra andar pelo mapa e atirar, deve se movimentar em todas as direções possíveis para mirar de cima nos outros jogadores. É meio confuso de início, mas logo em seguida da pra pegar a manha e sair matando. Uma pessoa da Nintendo que estava ao lado falou que eu fui a primeira pessoa que ela viu que zerou um round com a espaçonave. Eu devia ganhar um WiiU por isso, não? 😛
  • Zelda HD Experience: outro tech demo, ele mostra o Link andando por um templo e algumas possibilidades do controle.

No geral, a experiência inicial com o Wii U foi bem interessante! Vale ressaltar que a Nintendo está focando não só no controverso controle “tablet”, mas também no processamento HD (1080p!) do console. Agora é sentar e esperar as primeiras developers comprarem a ideia e começarem a produzir para o console.

E a pergunta que não quer calar: o controle é pesado? Vocês acreditariam se eu falasse que pesa tanto quanto um WiiMote? Ou se eu falar que o PS Vita é mais pesado? Ou ainda mesmo se eu falar que um iPhone 4 é mais pesado?

O que se comenta — e faz todo sentido — é que o aparelho é leve porque quase não tem componentes dentro! Basicamente ele precisa de poucos circuitos para cada botão funcionar, pilhas, uma tela de LCD touchscreen e um receptor Bluetooth. Toda a parafernalha de processamento fica direto no console. É ele quem faz o streaming para o controle.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wii U Blog
Estou bem confiante com o novo console! Se o pessoal tiver curiosidade, há uma lista com prováveis lançamentos (entre eles confirmados e rumores). Só tenho medo com relação ao preço dele aqui... vai ser uma facada na certa!
yan
To vendo que quando o WII U chegar no Brasil ,meu NINTENDO DSI vai ser o primeiro a sair da coleção...
Paulo T. Filho
É um conceito novo, que tem que ser melhorado.
@JOAOVITORMAZUCC
cara até o game boy deve se melhor
Almy
a nintendo ta trollando a microsoft http://naoacredito.blog.br/2011/06/humornintendo-trollando-a-microsoft/
Caio Furtado
Não gostei, a Nintendo só tá decepcionando...
Marcelo Carvalho
E sou, mas po, esse console tá horrível!
Marcelo Carvalho
Filho da puta é quem te criou, viadinho.
@barbaaa
Se a Nintendo finalmente conseguir acompanhar os lançamentos dos outros consoles, pra mim tá valendo!
@cyjulia
Não vi nada que me fizesse querer esse wii .
FacchiniBR
Pulei o Wii, parti para o Xbox 360. To vendo que um desse eu levo, sensacional poder terminar de jogar no banheiro escorregando o moreno
Diego
Gostei do Wii U, mas esse controle gigante eu achei bizarro! Parece ser desconfortável jogar com esse treco.
Moisés Freire
Nego é tão filho da puta que simplesmente fala que não gostou, porra aponte o porque que você não gostou? Troll detected!
Marcio Neves
Por enquanto só um controle novo por WiiU. Tanto que ele nem será vendido avulso, num primeiro momento. A Nintendo até já se pronunciou declarando que todos os desenvolvedores terão que projetar seus jogos assumindo que haverá NO MÁXIMO um controle novo (com tela), por WiiU
Marcio Neves
Não falta apoio. Já viu o verso do controle? Tem uma aba que se apoia sobre os desde que ficam atrás, segurando o tablet/controle. Assim, ele não escorrega para baixo, na verdade ele descansa sobre os seus dedos. Na boa, a ergonomia dele é muito bem projetada. Tem gente que fez review reclamando que o Vita "machuca" as mãos após um certo tempo de uso, enquanto que o novo controle do WiiU encaixa direitinho e ainda por cima é bem leve
Exibir mais comentários