Mais uma polêmica na conta de Mark Zuckerberg. O Facebook começou a ativar automaticamente o reconhecimento facial nas contas dos usuários. Ao fazer um upload de foto, os algoritmos da rede social fazem um scan da imagem para tentar determinar se algum conhecido está ali. Claro que, mais uma vez, a privacidade dos internautas é colocada em questão.

Prévia de como o reconhecimento facial funciona no Facebook (imagem: divulgação)

Pior de tudo é que o Facebook habilitou o reconhecimento facial em diversas contas de usuários sem pedir permissão. Pum, está ativado. O órgão de defesa do consumidor do Ministério da Justiça não gostou muito dessa história e solicitou que o Facebook se explique sobre a ativação automática do recurso.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, notificou o Facebook a prestar esclarecimentos sobre um novo sistema que reconhece pessoas automaticamente. A ferramenta possibilita aos usuários identificar seus amigos em fotos postadas no álbum pessoal, aumentando potencialmente a exposição da imagem dos usuários da rede.

Isso é o que diz o comunicado publicado no site do Ministério da Justiça. Lá está explicado que o órgão tomou conhecimento do assunto pela mídia, e que constatou indícios da falta de consentimento na hora de ativar o reconhecimento facial. O MJ não descarta também a invasão de privacidade, como você pode ler no comunicado.

O Facebook tem dez dias para dar uma resposta à notificação. Vai ter que explicar se as mudanças para ativar o reconhecimento facial foram avisadas aos usuários brasileiros.

É bom ressaltar que o Facebook já emitiu um comunicado no qual admite ter errado ao ativar o recurso de reconhecimento facial sem a autorização prévia dos usuários. Se isso vale alguma coisa para o Ministério da Justiça, aí são outros quinhentos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

John Juciel Kennedy
Um excelente ministério.
@thiagomarzano
Nao é bem assim essa questao de imagem, se vc esta posando pra um amigo numa festa privada vc nao esta autorizando o mesmo a postar sua foto no facebook. E outra: vc ceder a imagem pra alguem nao quer dizer q essa pessoa tem direito de usa-la para denegrir sua pessoa.
Caio Furtado
Vão sentir na pele o que a Google Brasil sente.
Guilherme Mac
Mas é questão diferente. O caso do Facebook é colocar um recurso automático de identificação na calada da noite. Isso aliás não é exclusividade da legislação brasileira, tanto q os recursos de privacidade do Facebook foram melhorados graças a reclamações e interferência do poder público. Quem está reclamando do MJ não sabe o quanto é importante proteger o direito das pessoas. Querer proteger os interesses de uma empresa privada em detrimento dos usuários do serviço parece só fazer sentido pra quem é acionista do Facebook.
Marcio Neves
Peraí, que história é essa? Isso já existe há tempos, não? Lembro que desde o dia que entrei no Facebook isso já estava lá :P
@samuell_b
Não gostei dessa história de reconhecimento facial...
@diegostoso
Nao disse pro Blog comecar a fazer post de assassinatos e sim disse q o MJ esta fazendo muito AUE, e diferente !
Tio Z
Ok, entendo seu ponto de vista. Porem ficaria meio fora de tema você ler no TECNOBLOG sobre politico sendo preso. A menos que ele fosse pego por alguma artimanha tecnologica, como o manolo preso pelas fotos do Hidden.
Tio Z
Acho que ficou meio obvio colega que no caso foi a tecnologia que não acompanhou a legislação. Se você está tratando de suas imagens, é uma coisa, você começar a decidir as coisas pelas imagens de outros... ter serviços novos sendo ligados sem sua permissão... Geralmente você ignora quando lhe agrada o mesmo, mas isso não deixa de ser uma violação dos seus direitos como consumidor. E nesse caso não deixa de ser uma violação da privacidade de outros. Imagina que você mantem suas fotos e dados mais pessoais restritos a seus amigos. Um amigo seu não faz o mesmo e poe fotos menos discretas de alguma balada e sai ali, seu nome, estampado na sua cara vomitada no chão da balada. Vai clicar no curtir? (pior que tem muleque que vai dizer sim abaixo...)
Alexandre
Fiquei surpreso do governo se pronunciar
Cristhian
Descordo de vc, se um modelo funciona na outra ponta do mundo e em metade dele, o que difere a estrutura básica fundamental de funcionar em outro ecossistema, se não por intermédio de um sistema de regras mal definidos e arcaico? Acha que isso é natural e assim as coisas deverão ser sem intervenção, melhor com intervenção total por este sistema de regras? Fala serio! Algo ilícito (crime) sim deve haver uma maior atenção, agora uma vez aceito o contrato de escambo(o que fazemos com quase tudo na internet, vc aceita os termos e não paga nada, mas em contra partida quem é o contratante fica com todas as suas informações, e pasmem, podem fazer o que quiserem, pq achamos que o anúncios são quase sempre sobre o que estamos querendo no momento?) Ou seja, vc quis entrar no FB, ele não te obrigou, logo, vc aceitou as regras dele, ou seja, ceder e usar as suas informações. Nada mais.
@diegostoso
Seu quisesse credibilidade seria reporter pra ter credibilidade no q escrevo, sim tenho credibilidade no q faco, estou somente expondo minha opiniao e mostrando pq tenho ela nada de mais, em algum momento eu disse pra ignorar ? nao ! disse q isso nao e tao importante qnt todo o resto e nao tem toda essa necessidade de AUE por isso. Como vc disse nao tenho credibilidade mas tenho uma coisa q chama NOCAO q acredito lhe faltar e muito, pois ate agora nao critikei ninguem e muito menos quis me mostrar superior q ninguem assim como vc em seu post, mesmo pq nao preciso disso. so coloquei minha opiniao e a defendo nao pq nao tem gente q discorda ou gente como vc q se acha superior q ira mudar, continuo achando a atitude correta porem sem necessidade de AUE todo em volto ja que temos como citei,asilo politico pra assassino, assassino confesso solto pq nao um AEU em torno disso q realmente faz diferenca ? Qnt as desculpas pode guardar pra vc, bem capaz q seja necessario pedi-las na frente do espelho ! ! !
Cristhian
Sempre assim, olha os tablets, fica a duvida quem esta em defasagem a tecnologia por não acompanhar as legislações ou a legislação por não entender da tecnologia?
@evilmagus
Pedir desculpas não anula o ato feito.
@matheusserp
Norte americanos são canadenses e mexicanos também #troll Acho que o termo que você queria era "estadunidense" (sim, existe) E concordo com o Vinícius. A justiça tem que ignorar o caso? Então qualquer outra coisa que não seja "problemas maiores" tem que ser ignorada? Vai virar anarquia isso aqui! E... desculpe, mas uma pessoa que assina como "diegostoso" não tem muita credibilidade.
Exibir mais comentários