Início » Celular » Google vai comprar Motorola para tentar encerrar guerra de patentes

Google vai comprar Motorola para tentar encerrar guerra de patentes

Avatar Por

A guerra de patentes envolvendo o Android já dura alguns meses e não parecia que nenhuma empresa estava disposta a ceder facilmente. Hoje, no entanto, percebemos o quão sério o Google leva os potenciais problemas litigiosos da sua plataforma móvel. A gigante da web acaba de anunciar que vai comprar a Motorola Mobility, o braço responsável por criar e vender dispositivos móveis da Motorola.

Como parte do acordo de compra, o Google vai pagar US$ 40 por ação da Motorola Mobility em uma transação que vai totalizar US$ 12,5 bilhões. A transação foi aprovada por todos os membros de ambos os quadros de diretores, mas ainda precisa passar por aprovação de entidades americanas e europeias.

Larry Page, atual CEO do Google, disse que a compra foi proposta porque as duas companhias estão empenhadas no desenvolvimento da plataforma, apesar das disputas judiciais. Segundo Page, "juntas, nos podemos criar fantásticas experiências para o usuário e que vão sobrecarregar inteiramente o ecossistema Android para o benefício dos consumidores". O executivo também cita que isso vai aumentar o portfólio de patentes do Google, o que deve tornar mais difícil as disputas contra a Microsoft e Apple, que continuam em posse de certas patentes potencialmente ligadas ao Android.

Por sua vez, Sanjay Jha, CEO da Motorola Mobility, diz que a nada generosa oferta do Google vai deixar muito felizes os atuais acionistas da empresa, que vão ter seus bolsos preenchidos com um monte de verdinhas. Além disso, Jha diz que "essa transação [...] entrega novas oportunidades para nossos funcionários, clientes e parceiros ao redor do mundo. Nós compartilhamos uma parceria produtiva com o Google [...] e agora, com essa união poderemos fazer mais ainda para inovar e entregar fantásticas soluções móveis em todos os nossos dispositivos".

Empresas continuam separadas e licenciamento não muda

Apesar da compra, o Google garante que não vai fundir a Motorola Mobility no meio da sua infraestrutura. As duas continuarão como empresas separadas e serão administradas como tal. Além disso, o Google garante que a Motorola vai continuar com o licenciamento atual do Android e que o sistema deve continuar aberto. A Motorola Mobility não deve receber nenhum tratamento especial sobre as demais fabricantes.

Sobre o mercado, Jha disse que no Brasil a Motorola é a fabricante que mais vende Androids e que em outros países, como a Argentina e Chile, a empresa está vendo um crescimento considerável.

Mais detalhes estão disponíveis nesse press-release do Google, em inglês.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renê César
4 anos se passaram... O que você disse?'
Dhieymerson André
O Fim de tudo será a Google comprando tudo....
Dhieymerson André
V3 é lenda mesmo rsrsrsrss, mas ainda prefiro IOS, pelo simples fato de travar menos......
Dhieymerson André
melhor passar para IOS, é gosto né kkkk
thiagowork2013
Adoro a motorola! sempre muito resistente e inovando muito! Alguém já ouviu falar em V3? rsrsrs marcou época.
santosgustavo24
ainda bem que comprou, sempre usei motorola e nunca me encomodei , melhor marca , vão aprender a comprar um aparelho bom pra dps vir falar de motorola ;)
Yury Cassini
Eu amo a Motorola desde quando eu tive o StarTac a empresa é uma das principais responsáveis pelos avanços da tecnologia que temos hoje, você conhece o celular? saiba que foi a Moto que inventou alem de terem inventado a Rede 2G, 3G e a nova rede 4G LTE e também a tecnologia iDEN e GSM, alem da TV a cores!
Rodrigo
Isso só podia vir de um cara que usa IE.
ricardo
Não há como negar que todos os produtos do Google são no mínimo razoáveis. Se a Motorola é ruim, essa operação provavelmente irá salvá-la.
@malloy_
Eu acheei fantastico essa noticia Imagine o GOOGLE gisgante ecomo é e cheio de tecnologias junto com Motorola vai ser uma união magnifica... Espero os novos lançamentos da motorola junto com Google :D
@henriquepss
É incrível como é fácil detectar comentários estúpidos no TB, todos são de pessoas que usam IE. Sem preconceito.
@mr_regis
Apple baixar os precos? A estratégia da Apple é simples: ter somente 20% do mercado, aqueles que gastam.
@Namelessbr
O meu maior receio é que o Google privilegiando a motorola enfraquecendo produtos como os Samsung Galaxy, primeiramente o já sabemos que o novo Nexus será motorola se tiver o hardware pesado dos motorolas virá um verdadeiro concorrente do Iphone, mas espero que não seja prejudicial ao galaxy, agora temos Microsoft Nokia, Google Motorola e Apple a briga se torna mais interessante
@LeoO_Ooliveira_
Você sabe que a Motorola Mobility será independente do Google, como a Micro$oft fez com o Skype! Claro que as atualizações serão mais frequentes, mais a Motorola continuará a mesa: uma ótima empresa que esta empenhada com o desenvolvimento do Android!
@pqpzao
por mais q vc seja um fanboy, pense pelo lado positivo a concorrência é o q tá fazendo a tecnologia evoluir. seu iphone agora vai ter que ser melhor e o nosso android vai ter q se esforçar pra ser melhor. a m$ vai ter que se esforçar mto tbm, logo, nós usuários só ganhamos com essa guerra.
Rafael
Olha eu acho que leva sim, se ele está usando só pode ser muito fã da Microsoft. Ou pode estar no trabalho, aí é diferente.
@michelblopes
Que cara chato. Me dedurou!!! =/
Scheldon
Aiai.... Amigo, você não acha que talvez, só talvez, a maior reclamação da motorola seja a não atualização dos aparelhos??? Mas posso estar errado, só porque isso é a reclamação de 90% dos usuários em TODOS os tópicos referente a impresa, não que dizer que seja isso sabe.
Caio Alexandre
A linha Nexus não será vinculada a Motorola. :)
Enivelton Tigre
Esse entende.
@cbastasini
É impressionante ver como o pessoal é preconceituoso com relação a marca. Muitos smartphones atuais da Motorola são infinitamente melhores do que o Iphone 4 e mesmo com especificações técnicas evidentemente superiores é difícil convencer um Applemaniaco vidrado. A plataforma Android já é uma realidade, tem suas limitações e bugs como qualquer outra, mas os dados mostram que os usuários estão crescendo significativamente em todo o mundo e a cada lançamento de uma nova versão a plataforma mostra que tem força para bater de frente com o IOS ou qualquer outro concorrente. As ações da Motorola valorizaram 56% após o anúncio da aquisição e com certeza o Android ganhará bem mais market share, é só esperar para ver...
EDI LOPES
eu discordo. Eu ainda acho que W7 eh natimorto, Nao eh uma coisa de fanboy eu apenas acho que o W7 nao ira ser melhor que o Android ou do que o iOS. Posso esta errado mas eu nao tenho tendencia nem vontade de ter um cel de qualquer fabricante que seja com o tal de W7
EDI LOPES
Sera que somente eu gosto dos CEL da Motorola? Acho que a maioria das pessoas nao entenderam bem a noticia. A Google não quer ser uma empresa produtora de gadgets, o que ela quer na verdade eh blindar o Android contra possiveis processos futuros. Recentemente MS e APPLE se uniram para comprar milhares de patentes da NORTEL, agora foi a vez da Google. Assim ela gasta US$ 12,5 em uma compra e economiza tempo e dinheiro com futuros processos de empresas que querem puxar a sardinha para o seu lado.
Gabriel
Desconfio se haverá mesmo essa adesão em massa ao WP7 das outras fabricantes, como a Samsung. O Google comprou a Motorola para proteger o Android e, por tabela, proteger as empresas que o adotaram. Ainda utilizar gratuitamente o Android me parece mais racional do que adotar WP7 com cobrança de licenças.
Gabriel
Julgando um julgador? Peculiar...
@brunogdb
O que a grana não faz?
@brunogdb
Esse "Don't be evil" deles é só marketing :P.
Patrick
Nem eu, acho que compraria se tivesse um Motorola+WP7 se tivesse barato, mais vou espera a Nokia que vai agita o mundo dos smartphone.
sarkioja
Android no w388 ?
Breno Caldeira
10 pessoas + o comentarista acham que o Luiz está trollando.
Paulo Henrique Menzinger
Eu sei, foi um comentário sarcástico hehe
Scheldon
Só assim para os aparelhos da motorola receberem atualização hehehe Mas falando sério, quem esta rindo atoa é a M$, já que agora vai haver uma adesão em massa do seu S.O. mobile.
@hfa2010
Como disse alguém acima, provavelmente é apenas uma jogada política.
Arondo
Na boa, tem que ser muito babaca pra ficar julgando qualquer um pelo sistema operacional. Além de ser MUITO nerd.
Agronopolos
Nosso amigo Lucas Braga falou TUDO MS-Fã é foda
Jorge
Google com Motorola? Não obrigado, prefiro o Windows Phone7 com Nokia ;) É gosto né hehehe
Gabriel
Isso foi somente uma manobra da Samsung para não vender Nexus S no país, a Anatel já tinha aprovado o aparelho para o mercado nacional.
Patrik
É do conhecimento geral que o site identifica erroneamente o navegador padrão do Android como sendo Safari, provavelmente por algum componente relacionado com webkit, usado tanto no Safari quanto no navegador do Android.
Pedro
O fato de eu usar Windows XP não significa nada. Estou em horário comercial, estou no trabalhando. Sobre a Nokia, é bom você não discutir, pelo seu comentário já deu pra entender que desse assunto você não entende. :D
@shootmeagain
"- Aff, essa Motorola não para de torrar com essas patentes, o que faremos?" "- Ah, compra logo esse troço e acaba com tanta frescura!" "- Ótima ideia!" É tudo tão simples, não? HAHAHA
Gabriel
Semana passada, Motorola diz: - Aceito o Windows Phone 7 se houver um acordo semelhante como houve com a Nokia. Nesta semana, Google diz: - Compramos a Motorola porque queremos banir o Windows Phone 7 definitivamente dos smartphones.
Ygor
Acho que agora a coisa vai ficar melhor ainda pois: A Apple fabrica o iOS com um hardware "quase exclusivo". A Nokia está em parceria com a Microsoft que está desenvolvendo o WP7, WP8 e ect.... E agora, a Motorola faz parte da Google, ou seja.... Cada fabricante de software movel com seus respectivos fabricantes de hardware movel. Na minha opinião esses 3 SOs moveis dominarão o mercado e é dai pra melhor! Viva a concorrência!!!!!!!
Alexandre
Poxa, ainda acho que os melhores aparelhos ainda sao os samsung e os HTC... motorola bleehhhhhh pensando pelo lado bom, as proximas versoes do android tendem, acho eu, a serem lançadas menos "cruas". Imagino eu que com um base maior de hardwares para testes internos, melhorem os lancamentos de versoes.
EdsonCSouzA
Concordo que o XP é um bom OS mas assim como a Nokia ele esta muito defasado
Lucas Braga
O cara é MS-fanboy, gente. Por isso. Até IE ele usa.
Renan Mendonça
Pior ainda depois que você disse isso. Aparentemente você não tem argumentos bons, só sabe trollar mesmo. E me diga, que "raça" é essa se não a mesma que você e todos nós pertencemos? Enfim, voltando ao artigo. Espero que com o Google de certa forma no comando da Motorola Mobility, os celulares atinjam as expectativas que todos nós esperamos do Google.
Paulo Henrique Menzinger
http://www.motorola.com/Business/XL-PT/Produtos+e+Servicos+para+Empresas Grande parte dos produtos e serviços da Motorola Solutions são para governos, organizações ou empresas, por isso para quem não acompanha soluções para esse público, a Motorola solutions ( e milhares de outras empresas) não tem nada que preste ou simplesmente não existem, como a Tyco eletronics, ja ouviu falar dela? ela tem faturamento bilionário e crescimento muito acima de muitas empresas conhecidas do público geral como Sansung e LG. E acredite, o mercado de produtos e serviços para empresa é extremamente lucrativo para que sabe lidar com este. A própria Motorola Solutions, após a separação, teve aumento em seus lucros, comparado ao mesmo período no ano passado e suas ações subiram consideravelmente. diversas outras empresas mais conhecidas por seus produtos ao consumidor geral, como a Johnson&Johnson, que além de fraldas e bandaids vendem equipamentos médicos avançados, tem linhas de produtos para o publico corporativo e estas são responsáveis pela maior parte de seu faturamento. pois eu digo que a Motorola solutions não só sobreviverá, como vai continuar crescendo bastante, sem a ajuda do google inclusive.
Fabio
Porque também não a Samsung, Google? haha
Allen
Tomara que melhore a politica de atualizações!
@brunogdb
Pode ser que todos os Nexus no futuro sejam da Motorola agora. Espero que façam a melhor escola, porque, Motorola, cruzes!
Mozart
relamente, XP e nokia... bons tempos aqueles
Mozart
já imaginava q a motorola era #1 no brasil
@brunogdb
Qual é o problema de quem usa XP? Você e todos aqui já usaram.
joao
motoblur † 2011 . TODOS COMEMORA. NEXUS ATRIX e NEXUS XOOM em breve
Alexandre
Caramba, essa foi surpresa! Tchau Tchau motoblur? Proximo nexus vai ser motorola? chupa samsung?
j2k
horrível aquilo lá!!!
rafaelhbarros
Meh, como disse o carinha da MS, eles fazem um otimo buscador... Deixa o hardware pra quem sabe :)
@trovalds
Pra que pagar royalties se você pagar pra comprar a patente?
@AntonioVeras
Agora eu compro um XOOM.
Alexandre
A motorola mobility nao eh o braço que desenvolve, produz e vende aparelhos celulares? Porque, o que mais a motorola faz que nao celulares e que tambem faça parte de seu core business? Eu nao sei... e ainda creio que sem a motorola mobility, a motorola "resto" nao existe ou nao sobrevive.
@michelblopes
Instalado no Android, #[email protected]! Hahahaha!
@joaosbn
caraca , o google é foda mesmo , Tá dominandu td hehe
Emmanuel Fotógrafo
"Chupa Apple" - Via Mobile Safari... hahahaha \o/
@michelblopes
Acho que o pessoal ainda não entendeu muito bem o que ocorreu. Acho mesmo que esta aquisição vá colaborar muito no desenvolvimento do (meu querido) Android, mas não haverá a exclusividade do SO para Motorola, pois isso tiraria o que mais ajudou a difundir o "robozinho": A liberdade das fabricantes na sua uitlização. No mais, CHUPA APPLE! =P
@imaginarymac
Acho que agora que a Motorola vai ser alguém na vida ~ Pra mim até semana passada a única coisa boa da Motorola era o Xoom e o Milestone . Espero que eles consigam abaixar os preços da apple , que estão absurdos ;s
@TalesMousinho
mas é pq eu cuido mto mal* que erro idiota.... rs
@DigoEhNada
Eu até acredito... A farsa de que o Android é livre já foi exposta aqui no TecnoBlog
Thássius Veloso
Chico, saiba que isso não é um argumento. Julgar um comentário apenas pelo navegador ou sistema operacional que a pessoa utiliza não leva a lugar nenhum.
Vanderlei
Parem de sonhar fanboys o google não que saber de vocês e sim das patentes , a motorola continuará sendo a mesma porcaria de sempre.
@TalesMousinho
Tenho um Motorola com Android a mais de um ano, só não gostei pois ele não foi atualizado oficialmente, tive que usar roms alternativas. A Motorola sempre foi muito ruim em software (era mto feio! rs), mas em hardware sempre foi mto bom. Podia levar a queda que fosse e não quebrava. Agora com android ficou melhor ainda, meu celular não tem nenhum arranhão na tela (graças a Gorila Glass, q a motorola usa), a bateria se duvidar melhorou, o celular funciona muito bem. Apenas a carcaça que está descascando mais é pq eu cuido mto mal. Depois desse anuncio é que eu vou comprar motorola mesmo, agora com o google mais próximo talvez eles não me venham com essa merda de motoblur e mantenham o celular atualizado.
@DigoEhNada
Mais um passo para dominação do Mundo!!!!
@juanlourenco
Vamos receber hardware "beta" rs. Mas sério, tenho Motorola, gosto bastante apesar de vários amigos tbm com Milestone já terem passado por problemas, e acho que a entrada do Google não piora, é de igual pra melhor.
Hawk
A Google vai comprar 50%, não é a companhia toda. Pelo menos por enquanto...
Chico Rulez!
O que esperar de alguém que usa IE?
Gabriel Oliva
Será que vai rolar um sistema fechado que nem o iOS?
@deuso
Pelo último parágrafo, das empresas separadas, acho que não vai mudar nada. O Google só quer se proteger do lance de Patentes... Motorola vai continuar sendo uma merda (ou não).
EdsonCSouzA
Não vou discutir muito... vc usa o XP Hã? Nokia? Ahhh sim... vc fala daquela empresa perdida em meio ao tiroteio Android x iOS
@RhubeStrange
E vai mesmo!
Thiago Sabaia
O Google quer dominar o mundo mesmo....
Sr. Sem Papo
TEnho raiva da motorola desda epoca da quele (celular from hell) V3 feio de doer
fatecano
Será que agora a Motorola vai atualizar com frequência o Android dos seus Aparelhos? Eu tenho o SPICE e seria ótimo ter atualizações para ele! :)
@paulomenzinger
E em 2012 sairá no EUA o Motorola Nexus Droid, que no Brasil será anunciado com o nome Motorola Nexus Milestone, até ter seu lançamento cancelado por aqui, devido ao sistema operacional do Nexus Milestone (Android 2.4) não exibir o código de localização do usuário como manda a Anatel, já que nos Estados Unidos isso não é exigido.
Gaba
Nâo é porque a Google comprou a motorola que a política deles vai mudar!! Duvido muito que isso aconteça, a Google ta de olho é nas patentes, é isso que ela quer, ter munição pra jogar!!! Creio que a Motorola vai continuar sendo o que é, talvez com mudanças pequenas, mas vai continuar igual!
Luiz Alberto Franco
Por favor, não me compare a essa "raça". Só dei minha opnião. ;)
@cidox
Caraca, eu tinha prometido para mim, que jamais compraria outro motorola, acho que vou ter de rever meus conceitos. Só espero que eles atualizem os aparelhos antigos.
Rodrigo Soncin
PROTEJAM SUAS ALMAS!!! Ou o Google compra...
Luiz Alberto Franco
Detesto celulares da motorola. Tods que ja usei só passei raiva. Eles nunca souberam desenvolver software de celular. Admito que com o android melhorou a experiencia de uso, mas os outro defeitos continuam. Acho o design deles horrível. Bateria péssima. Mas... tem gente que gosta...
j2k
hahaha a melhor noticia das ultimas semanas!! :D acho engraçado o jeito deles resolverem a situação, tipo "ih agora, o que vamos fazer pra resolver as pendencias relacionadas a patentes? (...) já sei! vamos comprar a Motorola! :D" hahuahua! Ai sim fomos surpreendidos novamente! Concorrentes que se segurem!!
@WelingtonSouza
Não entendi! Porque não compra Luiz?
Pedro
Agora que eu CONTINUO... com a NOKIA!
Rardgi
Fora que agora, a Google poderá ser a única a fabricar o hardware e o software para bater de frente com a Apple. Integração total e dessa vez, sem volta! =)
@henricardoso_
Eita, essa é uma boa e uma má notícia... Agora a Mororola vai passar a ter bons smarts... Mas e Samsung, LG, SonyEricsson, ZTE entre outras, como ficarão? Continuam a ter acesso ao q há de melhor em Android, ou a Google vai focar na Mororola?
Scott
Android puro e com atualizações frequentes? Eu quero! (agora me sinto um pouco melhor por ter comprado um Motorola Defy invés de um Samsung Galaxy)
Fabio
Importante notar que o Google não comprou a Motorola de fato, apenas o braço responsável por desenvolvimento de tecnologias para computação móvel. Na prática acho que não significa melhorias nas políticas de atualizações para os Androids da Motorola, nem aparelhos melhores. Trata-se de jogada política, pois ao adquirir essas 17.000 patentes o Google passa a ter munição para processar a Apple por quebras de patentes também, como resposta aos grandes processos movidos por esta última contra o Android. O Google está tentando equilibrar as forças nessa guerra fria da computação móvel... de certa forma é como afirmar: "Apple, para cada processo de quebra de patentes que vocês abrirem, nós abriremos outro contra vocês..."
paulorazia
prevejo grande aceitação do windows phone por outras fabricantes! Samsung,lg,htc e nokia vao investir pesado no w.p.
@paulomenzinger
E a relação com outros fabricantes que também utilizam a plataforma Android como a Sansung, LG e HTC, como ficará? Por que com isso o google além de parceiro passa a ser um potencial concorrente não? E como é o google que dita as regras do android... essa notícia vai render muito caldo ainda.
@ubuntroll
Vem aí o Nexus M. Sem motoblur, eu espero.
Rardgi
Agora eu posso ter um motivo para comprar um motorola. Mas isso só se a Google realmente deixar sua assinatura nos aparelhos mudando um pouco o estigma de aparelho que já nascem defasados e quadrados =/. Tem que "copiar" a Samsung. Se forem mesmo Googles Experiencies, eu vou passar a acompanhar de perto essa conversa.
Guilherme macedo
Agora é que eu vou comprar um Motorola..... Acredito que vai melhorar, mas vamos ver no que vai dar...
paulorazia
Agora nao compro + WP7 da motorola. E 100% de certeza de nai ter um.... Eu gosto da motorola desde o meu milestone. :(
Exibir mais comentários