A guerra de patentes envolvendo o Android já dura alguns meses e não parecia que nenhuma empresa estava disposta a ceder facilmente. Hoje, no entanto, percebemos o quão sério o Google leva os potenciais problemas litigiosos da sua plataforma móvel. A gigante da web acaba de anunciar que vai comprar a Motorola Mobility, o braço responsável por criar e vender dispositivos móveis da Motorola.

Como parte do acordo de compra, o Google vai pagar US$ 40 por ação da Motorola Mobility em uma transação que vai totalizar US$ 12,5 bilhões. A transação foi aprovada por todos os membros de ambos os quadros de diretores, mas ainda precisa passar por aprovação de entidades americanas e europeias.

Larry Page, atual CEO do Google, disse que a compra foi proposta porque as duas companhias estão empenhadas no desenvolvimento da plataforma, apesar das disputas judiciais. Segundo Page, “juntas, nos podemos criar fantásticas experiências para o usuário e que vão sobrecarregar inteiramente o ecossistema Android para o benefício dos consumidores”. O executivo também cita que isso vai aumentar o portfólio de patentes do Google, o que deve tornar mais difícil as disputas contra a Microsoft e Apple, que continuam em posse de certas patentes potencialmente ligadas ao Android.

Por sua vez, Sanjay Jha, CEO da Motorola Mobility, diz que a nada generosa oferta do Google vai deixar muito felizes os atuais acionistas da empresa, que vão ter seus bolsos preenchidos com um monte de verdinhas. Além disso, Jha diz que “essa transação […] entrega novas oportunidades para nossos funcionários, clientes e parceiros ao redor do mundo. Nós compartilhamos uma parceria produtiva com o Google […] e agora, com essa união poderemos fazer mais ainda para inovar e entregar fantásticas soluções móveis em todos os nossos dispositivos”.

Empresas continuam separadas e licenciamento não muda

Apesar da compra, o Google garante que não vai fundir a Motorola Mobility no meio da sua infraestrutura. As duas continuarão como empresas separadas e serão administradas como tal. Além disso, o Google garante que a Motorola vai continuar com o licenciamento atual do Android e que o sistema deve continuar aberto. A Motorola Mobility não deve receber nenhum tratamento especial sobre as demais fabricantes.

Sobre o mercado, Jha disse que no Brasil a Motorola é a fabricante que mais vende Androids e que em outros países, como a Argentina e Chile, a empresa está vendo um crescimento considerável.

Mais detalhes estão disponíveis nesse press-release do Google, em inglês.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renê Cruz

4 anos se passaram... O que você disse?'

Renê César
4 anos se passaram... O que você disse?'
Dhieymerson André
O Fim de tudo será a Google comprando tudo....
Dhieymerson André
V3 é lenda mesmo rsrsrsrss, mas ainda prefiro IOS, pelo simples fato de travar menos......
Dhieymerson André
melhor passar para IOS, é gosto né kkkk
thiagowork2013
Adoro a motorola! sempre muito resistente e inovando muito! Alguém já ouviu falar em V3? rsrsrs marcou época.
santosgustavo24
ainda bem que comprou, sempre usei motorola e nunca me encomodei , melhor marca , vão aprender a comprar um aparelho bom pra dps vir falar de motorola ;)
Yury Cassini
Eu amo a Motorola desde quando eu tive o StarTac a empresa é uma das principais responsáveis pelos avanços da tecnologia que temos hoje, você conhece o celular? saiba que foi a Moto que inventou alem de terem inventado a Rede 2G, 3G e a nova rede 4G LTE e também a tecnologia iDEN e GSM, alem da TV a cores!
Rodrigo
Isso só podia vir de um cara que usa IE.
ricardo
Não há como negar que todos os produtos do Google são no mínimo razoáveis. Se a Motorola é ruim, essa operação provavelmente irá salvá-la.
@malloy_
Eu acheei fantastico essa noticia Imagine o GOOGLE gisgante ecomo é e cheio de tecnologias junto com Motorola vai ser uma união magnifica... Espero os novos lançamentos da motorola junto com Google :D
@henriquepss
É incrível como é fácil detectar comentários estúpidos no TB, todos são de pessoas que usam IE. Sem preconceito.
@mr_regis
Apple baixar os precos? A estratégia da Apple é simples: ter somente 20% do mercado, aqueles que gastam.
@Namelessbr
O meu maior receio é que o Google privilegiando a motorola enfraquecendo produtos como os Samsung Galaxy, primeiramente o já sabemos que o novo Nexus será motorola se tiver o hardware pesado dos motorolas virá um verdadeiro concorrente do Iphone, mas espero que não seja prejudicial ao galaxy, agora temos Microsoft Nokia, Google Motorola e Apple a briga se torna mais interessante
@LeoO_Ooliveira_
Você sabe que a Motorola Mobility será independente do Google, como a Micro$oft fez com o Skype! Claro que as atualizações serão mais frequentes, mais a Motorola continuará a mesa: uma ótima empresa que esta empenhada com o desenvolvimento do Android!
Exibir mais comentários