Início » Negócios » Steve Jobs deixa cargo de CEO da Apple

Steve Jobs deixa cargo de CEO da Apple

Avatar Por

Steve Jobs anunciou agora há pouco em uma carta aberta que deixou o cargo de CEO da Apple. Na carta, o agora ex-CEO lamenta ter que deixar o cargo mas diz que só fez isso porque “não pode mais cumprir seus deveres e expectativas” como CEO. A carta completa traduzido do inglês está logo abaixo.

Para o quadro de diretores da Apple e para a comunidade Apple:

Eu tenho sempre dito que se houver um dia em que eu não puder cumprir meus deveres e expectativas como CEO da Apple eu seria o primeiro a deixar vocês saberem. Infelizmente, esse dia chegou.

Eu, então, renuncio ao cargo de CEO da Apple. Gostaria de continuar a servir, se o quadro de diretores assim quiser, como Presidente do Conselho Diretor, Diretor e funcionário da Apple.

Em termos de sucessor, eu fortemente recomendo que nós executemos o nosso plano de sucessão e nomeemos Tim Cook como CEO da Apple.

Eu acredito que os dias mais brilhantes e inovadores da Apple estão por vir. E eu espero poder assistir e contribuir para o sucesso dela em um novo papel.

Eu fiz alguns dos meus melhores amigos da minha vida na Apple e eu agradeço por todos os anos em que pude trabalhar ao lado de vocês.

Steve

Enquanto que os motivos para a renúncia do cargo não são deixados muito explícitos por Jobs, é conhecido o fato de que o ex-CEO estava passando por problemas de saúde. No começo do ano Jobs chegou a se afastar do cargo para tratar problemas de saúde, da mesma forma como ficou afastado em janeiro de 2009. Em 2004 o então CEO foi operado de um câncer no pâncreas.

Pouco depois de liberada a carta, a Apple liberou um comunicado em que faz justamente o sugerido por Jobs, nomeando Tim Cook como seu novo CEO e cedendo ao ex-CEO o cargo de Presidente do Conselho Diretor. Tim já havia entrado no lugar de Jobs como CEO interino nas duas ocasiões em que ele precisou se ausentar por problemas médicos, em 2009 e nesse ano.

Especial: O que esperar de Tim Cook, o sucessor de Jobs

Mesmo tendo anunciado a mudança de chefia depois do fim do do pregão da bolsa de valores NASDAQ, as ações da Apple sofreram queda de 5% com o anúncio. O que não quer dizer muita coisa se você considerar que cada ação da empresa ainda está valendo por volta de 365 dólares.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Philipe cardoso
Para quem ainda não viu a foto dele após a declaração, ele está realmente mt mal de saúde: http://www.zoomdigital.com.br/foto-mostra-um-steve-jobs-fraco-e-bastante-magro/
Mr Hertz
a verdade da história: Tudo se encaminha para que a apple aceite o flash novamente na sua linha de produtos. Google e motorola..... "motoGoogle", vai vir descendo a pêia com tudo no mercado de tablets portateis e trique-triques da vida. Então pra nao ser dele a canetada que vai liberar o flash novamente, Jobs no cúmulo da sua megalomania-prepotência-arrogância (características das quais muitos aqui são fans... WTF), decidiu sair da cadeira de diretor-DEUS so pra nao ser dele a canetada. Se brincar no túmulo do Jobs vai estar la escrito o epitáfio " ...pois é, mas nao fui eu quem liberou o flash, foi outro.... NAO EU"
Caio Furtado
Eles não morreu...
Marcelo
Vai cair as açoes da apple isso sim!
Clp
vai sonhando
BattleGeek
On the 9th January 2007 at the Mac world show in San Francisco, Apple introduced the iPhone. It combined three products: a mobile phone, an iPod, and an Internet communications device with email, web browsing, search and maps all in one device. Mr Jobs told the world "the stylus is old fashioned and our software is FIVE YEARS ahead of its time". Guys just looked and shrugged, . People said it wouldn't work, everyone was worried about the battery life, saying "what if you turn on blue tooth?". Mr Jobs then Launched the iPhone and changed the world.... read the story at battlegeeks.blogspot
@benzadeus
Amigo, eles sabem disso. Eles sabem que a Apple vai se manter. Toda essa flutuação foi apenas jogo de especulação.
rafaelverolla
alguem nao entendeu a piadinha xD
rafaelverolla
ta na hora de comprar ação da apple!!!
@benzadeus
O melhor CEO de todos os tempos foi o Jack Welch. Ate mesmo Bill Gates foi superior a Steve Jobs.
Bestknighter
despencarão*, decolarão*
Bestknighter
Esses acionistas que venderam foram precipitados. Eles podiam esperar mais um pouco. Mas de uma coisa eu sei, se o Tim fizer uma besteira, as ações da Apple despencaram, se o Tim fizer algo legal, as ações decolaram. Acionistas acionem seus analistas de mercado.
Flavio
Steve Jobs é um gênio! Tchau Steve.
RogerioSilva
Steve, foi e é capaz de mostrar ao mundo como uma pessoa pode ser a diferença com suas ações, passei a admira-lo a mais ou menos uns dois anos e estudando a história da APPLE entendi que ele foi capaz de criar um publico e entender como satisfaze-los. Com certeza depois da experiencia que a APPLE teve quando ele saiu em 1985, não seriam capaz fazer a mesma ação. Esperamos que seu substituto Tim Cook tenha entendido essa essência de satisfazer todo o publico APPLE, MAC, etc... Declaro sobre a vida do Steve uma recuperação plena, que ele possa se recuperar e nos mostrar mais vezes suas idéias brilhantes...
Kowalski
Verdade! hahaha :D
Exibir mais comentários