Início » Aplicativos e Software » Windows 8 terá Windows Explorer com interface Ribbon

Windows 8 terá Windows Explorer com interface Ribbon

Visual é inspirado no Office 2007 e Office 2010

Avatar Por

O Windows 8 vem aí com uma mudança drástica no visual de um de seus aplicativos mais usados: o Windows Explorer. Aquele que normalmente é nossa primeira opção para chegar a uma pasta ou ou arquivo está passando por alterações em seu design que modificam totalmente a experiência de usuário. Se você não gosta do visual do Office 2007/2010, melhor não terminar de ler esse texto. É que o visual de Ribbon foi adotado no Windows Explorer.

A Microsoft explica ter decidido alterar o Windows Explorer depois de analisar o hábito dos usuários, mediante diversos testes de usabilidade e daquilo que eles chamam de telemetria. Chegaram à conclusão de que, de mais de 200 funcionalidades presentes no Explorer tradicional, apenas 10 delas são acionadas em mais de 80% das atividades dos usuários. Essas funções merecem destaque especial.

Windows Explorer do W8 com interface Ribbon | Clique para ver maior

Como o Copiar e o Colar, ambos tão utilizados para replicar um arquivo ou pasta de uma localidade do disco rígido para outra. Os botões para essas funções são os primeiros da interface Ribbon (algo como “faixa” em inglês) que a Microsoft desenvolveu para o Windows Explorer. Isso significa que a companhia aposta que mais e mais usuários utilizem o recurso a partir de agora.

Assim como acontece no Office 2007 e no Office 2010, as ribbons do Explorer vão se modificar de acordo com o arquivo ou pasta que foi selecionado. Não teria oferecer abrir no Photoshop um documento do Word, por exemplo, mas tem sentido (para a Microsoft) permitir que os usuários selecionem todos os arquivos de uma pasta a partir de um clique na ribbon do Windows Explorer.

Além das ribbons contextuais dependendo do item selecionado, pelo menos duas delas estão confirmadas: a de Bibliotecas e a de busca. A primeira permite organizar os arquivos de acordo com as bibliotecas especiais de conteúdo que o Windows 7 apresenta tão bem. A segunda, bom, é meio óbvia: diz respeito aos recursos de busca integrados ao Windows 8 (tomara que eles sejam melhores que os do Windows 7).

Windows Explorer: "faixa" especial para imagens

De modo geral, a minha experiência com a interface Ribbon do Office é bastante positiva. Sempre considerei que facilitou a minha vida ao trazer determinados recursos no momento exato em que poderia precisar deles, dependendo do item que eu seleciono. No entanto, sei que tem muita gente que em absoluto detesta o Office 2007 e o Office 2010 justamente por causa das ribbons.

A má notícia para esse pessoal é que a Microsoft decidiu não tornar a interface Ribbon como opcional no Windows Explorer — ou oferecer a interface tradicional junto com a nova, por assim dizer. A empresa justifica que não vale à pena manter duas versões paralelas do mesmo recurso porque haveria trabalho em dobro para adicionar e remover funções.

Também não será permitido que aplicativos de terceiros modifiquem as opções apresentadas nas ribbons do Explorer. Eles continuarão podendo explorar o menu de contexto do Explorer, mas nada de mexer nas benditas faixas. Uma ideia interessante porque preserva a experiência do usuário ao padronizar o visual entre os milhões de computadores que futuramente rodarão a próxima versão do Windows.

Mais importante de tudo, a Microsoft confirmou que enxerga o Windows Explorer como gerenciador de arquivos. Nada mais simples nem nada mais complexo do que isso. Tomara que a companhia continue com essa visão, que nos poupa de recursos fabulosos (e inúteis) no Explorer.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel

"Interface fluente"! Nossa, você estava muito à frente de seu tempo mesmo, né? 😁

Magskull
Reclamações a parte, vocês vão acabar gostando. Acho que já deveriam ter aprendido, as inovações inicialmente são tidas com receio e recusa, mas ao longo do tempo se percebe que é a melhor coisa. Podem vasculhar os históricos da tecnologia, se as empresas fossem considerar a opinião desses usuários, ainda estariamos digitando nas telas de fosforo verde.
Fernando
O pessoal aqui é muito apressado para falar mal da MS... não sou fã da MS, mas tenho que admitir que versão após versão do Windows, há várias melhorias. O XP foi um grande passo em termos de segurança e estabilidade se comparado ao 98/Me, o Vista foi um grande passo em termos de usabilidade se comparado ao XP e o Win 7 foi uma bela faxina em termos dos erros e excessos cometidos no Vista. Particularmente acho a interface Ribbon muito interessante no Office. Me acostumei tanto com ela que acho o OpenOffice (agora LibreOffice) meio primitivo e pouco prático. Acho que vai vir muito bem no Explorer, mas eu apreciaria MUITO se a Microsoft permitisse que o usuário usasse a interface atual, se assim quiser. Enfim, acho que antes de ideologia ou preferência pessoal, deve ser levado em consideração aquilo que vai ao encontro do usuário final, da grande maioria de usuários. Se a MS não buscasse um pouco de inovação nesse sentido, estaríamos todos (usuários Windows) ainda usando sistemas operacionais iguaizinhos ao Win 98.
Eduardo
Velhos tempos em que eu usava Windows... Obrigado Apple por não me decepcionar.
Ricardo
FINALMENTE o Windows vai incrementar a barra padrão com esses recursos, já não era sem tempo. Principalmente pra quem tá começando, ficará uma mão na roda. No Office 2010, demorei pra me acostumar com os novos botões, mas depois que acostuma, vc não sabe como ficou tanto tempo sem aquilo...rs Quem reclama da MS são só linuxistas chatos e xiitas sonhadores. Afinal, ninguem aqui vai realmente pagar pelo W8, né?
Felipe
Eu não vou trocar seis por meia dúzia com certeza. Não estou criticando, eu só acho que ao meu ver a Microsoft está com tanta ânsia pra conseguir impressionar usuários windows que vai acabar fazendo merda. O maior exemplo disso foi o lançamento do XP e em seguida lançarem a merda do Windows Vista. Convenhamos o Win 7 acabou de sair do forno "apenas algumas pessoas" tem o Win 7 e acredito que ele vai ficar muito tempo ai no mercado, chegando até ser um irmão mais próximo do win XP pela sua durabilidade de 10 anos. Agora cá entre nós? Qual vai ser a diferença entre o Win 8? Interface gráfica de menus alteradas? Não sei. Mas estou ansioso pra ver o que está pra chegar.
@leoberto
Segundo o post de Steven Sinofsky, chefe da divisão Windows na Microsoft, produtos que usam a interface Ribbon tem uma taxa de aprovação mais alta que os outros. Mas quem não gostou mesmo da nova cara do Explorer não tem muito com o que se preocupar. Ele será um "app" no Windows 8, ou seja, será possível removê-lo. O usuário pode baixar uma aplicação de terceiros para navegação em pastas que tenha a cara e as funções que deseja.
lucaskrolow
Agora F*deu de vez, eu jah me perco com esses trem no office, naum vou achar mais nada no explorer, acho q vou ter q mudar de sistema opercaional bem q ateh lah jah podia existir uma versaum desktop bem top do android eim, mas vai ter que fazer sketchup pra android, senaum naum ganho mais dinheiro
@manoelmacro
Defina "elegante". É informação demais em pouco espaço. Vai totalmente contra a intuitividade. Sairá nas versões Feio Standart, Feipacarai Enterprise e Ogro Tosco Platinun
Amanda Melo
Eu sinceramente nao vejo essa dificuldade toda.. Eu adorei a idéia, acho ke vai ficar super prático!! E nao tem isso de "ocupar espaço" nao tem nada a ver, ate porke, existe uma opção para minimizar a faixa. Eu acho ke os usuários fazem exigências d++ e MS soh tah tentando melhorar nossa vida deixando seu novo SO um sistema prático, fácil e moderno. EU APOIO TOTALMENTE O USO DE RIBBONS fica super elegantee!
Ricardo
O que está acontecendo com as mentes brilhantes que o Ballmer adora cuspir. Com os monitores wide, vai ser lindo usar o explorer agora. Pensa no conforto de boa parte de sua tela superior ocupada com aquele gordo menu? Lindo. Ainda bem que tem a canonical que realmente inovou na interface com o unite. O Ubuntu sim está lindo.
@madsonweb
Isso já existe no mundo microsoft (sem contar puramente o office). O sharepoint inteiro usa o Ribbon. A biblioteca de arquivos lembra muito o que tem nessas imagens. Funciona muito bem obrigado e essa novidade é muito bem vinda!
@vianaflavio
Você está realmente falando do IE num post sobre o WE (Windows Explorer)?
André
Sinceramente eu acho muito bom isso! Eu também não gosto da Ribbon, mas acredito que é questão de costume. Creio que o povo se habituou tanto ao Office e o Windows sem a Ribbon, que quando chegou a Ribbon no 2007 confundiu todo mundo. Dificilmente uso o Office 2007, e sempre me perco nele, nas versões anteriores sou mais acostumado. Mas admito que essa nova interface é muito prática, pelo menos pra min.
@funxo
achei interessante. já li que os usuários tem mais facilidade em utilizar o office se começarem usando a interface ribbon. claro, quem já é acostumado com uma interface, sempre vai encontrar dificuldade em se adaptar a uma nova que faz as mesmas coisas. mas aí é questão de tempo...
Exibir mais comentários