Início » Software » Kernel do Linux vai para o GitHub depois de falha

Kernel do Linux vai para o GitHub depois de falha

Por
7 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Uma falha de segurança encontrada no site de arquivos de kernel do Linux, que inclusive ocasionou a queda do site por alguns momentos, fez Linus Torvalds tomar uma atitude inusitada para não parar o desenvolvimento do Linux: jogou todo o código-fonte no GitHub!

Dá até pra fazer um fork!

Tudo começou com um problema detectado no último dia 28 de agosto, quando foi detectado que um invasor havia obtido privilégios de usuário root nos servidores do site kernel.org, que abriga o código-fonte do Kernel Linux e também o repositório git para que os colaboradores possam enviar patches e acrescentar código ao projeto.

E, como há todo um processo para recolocar um servidor desses no ar, e o desenvolvimento do melhor sistema operacional do mundo não pode esperar, Linus decidiu colocar todo o código-fonte que estava disponível no site GitHub. Assim, pelo menos por enquanto, o GitHub é o repositório semi-oficial do Kernel Linux 3.1 Release Candidate 5.

Linus já avisou aos desenvolvedores como configurar para baixar a versão do GitHub no lugar da versão antiga, e o desenvolvimento continua como sempre. Torvalds também já comunicou que ele não pretende deixar de usar o kernel.org como repositório principal, mantendo o GitHub como um mirror do repositório oficial.

O GitHub é repositório de código-fonte com controle de versões, mas com algumas “pegadas” de redes sociais. Feito para ser simples e fácil de usar, é possível alterar o código-fonte de um arquivo até mesmo pelo navegador, sempre mantendo um registro de todas as alterações feitas. Uma mão na roda para desenvolvedores em todo o mundo.

Com Informações: H Online