Lembra daquela história de que o iPad será produzido (montado, para ser mais específico) em terras tupiniquins? A promessa foi feita pela presidente Dilma Rousseff durante uma viagem à China, terra natal da Foxconn. O porém é que todo o plano de ser a única nação a montar o tablet da maçã localmente pode estar com os dias contados. É o que nos revela uma reportagem publicada pela agência Reuters.

Fontes governamentais disseram à agência que está cada vez mais difícil de fazer o negócio dos iPads sair — ainda mais depois que o ministro Mercadante, de Ciência e Tecnologia, prometeu um “Natal dos Tablets” para o fim desse ano. São vários problemas, entre eles impostos e a estrutura brasileira para a produção.

iPad brasileiro: cada vez menos real

O negócio original arquitetado pela equipe da presidente previa investimentos na casa de US$ 12 bilhões. É muita grana! Citando a Folha de São Paulo, a agência diz que o BNDES já pensa em abandonar o projeto, que inicialmente estava previsto para iniciar a produção dos iPads em julho (agora a data foi modificada para novembro desse ano). Sem o BNDES, um banco estatal de investimentos, torna-se inviável trazer a linha de montagem do tablet para o país.

Outro problema que nós conhecemos muito bem são os altos impostos, que fazem com que o preço em dólares do iPad custe o dobro no Brasil. Para resolver isso, somente com iniciativas como a Lei do Bem, que desonera itens de informática. O ideal, porém, é que se faça uma reforma tributária — algo que está no cerne das reclamações dos brasileiros desde a época em que o meu avô era um guri.

A Reuters ainda cita a falta de mão de obra apta a operar os equipamentos para montar os iPads. Não adianta nada ter a fábrica se os funcionários não estão preparados para efetivamente produzir o produto. E o mesmo vale para a precária infra-estrutura brasileira. Todo mundo sabe que as estradas são um problema, a energia elétrica corre risco de sofrer apagões se Belo Monte não sair, e por aí vai.

Sim, amigos, o sonho do iPad brasileiro está cada vez mais distante. Não que isso me surpreenda.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luke Gildenlöw
concordo com o Rodrigo, é um absurdo contratar alguém e ele custar o dobro devido a impostos. isso realmente dificulta e diminui muito as contratações, devido aos custos
Ben-Hur
O Brasil é uma vergonha. Em todos os setores, em todos os quesitos.
@Fer_Hinatomi
Achei que alguma coisa boa iria acontecer no Brasil, mas nem isso conseguem fazer... Quero dar muita risada desse país na copa de 2014, quero ver os jornais do mundo falando mal desse país pra ver se acordam. Se nem uma fábrica de montagem conseguem fazer, imagine 17 estádios de futebol, 5 aeroportos, 1000 hotéis e mais estradas para conduzir sem problemas os atletas que vao vir para ca... Só em sonho mesmo!
@ViniciusPoncian
O que a usina de Belo Monte tem a ver com Jundiaí?
Felipe
"Sonho"? Hoje em dia as pessoas sonham tão baixo, não?
Philipe
Para os que caem no conto da carochinha que o problema do Brasil são os salários dos trabalhadores: http://arturcut.wordpress.com/2011/07/25/o-brasil-tem-o-mais-baixo-encargo-trabalhista-entre-34-paises-diz-a-fiesp/. e para aqueles que caem no segundo conto da carochinha de que produzir no Brasil é caro por conta das forças malignas operárias: http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/carro-tao-caro-brasil-394648.shtml
Philipe
Incrível como acham desnecessários direitos trabalhistas. Acho que a maior asneira que li foi que 30 dias de férias é mt. Realmente, para que tem trabalho intelectual é "Muito". Fala isso para o tio que de segunda a sexta e sábados pela manhã está dando faxina sozinho em empresas que necessitariam de, pelo menos, 3 ou 4 pessoas para limpar. E comparar o Brasil com os países "desenvolvidos" é uma piada. Uma coisa é vc ter as leis trabalhistas na sociedade em que ELES têm. OUtra coisa é ter tais direitos no Brasil onde a desigualdade é uma das maiores do planeta e o nível de confiança social (ou seja vc confiar que nego ñao vai te sacanear) é pífia.
@iJeanCarlos
Todos usam android,e em um Tablet isso é sofrível! Android é “usável” em um SmartPhone,mas em um tablet,nossa é vergonhoso,ouvi de amigos que navegar na Market Place e procurar um App que funcione no tablet é exaustivo.
Gabriel
Entendo, só disse "não podemos culpar TANTO" porque, como sempre gostam de apontar aqui quando alguém discorda muito do texto, um blog (e também esse blog) é para emitir opinião pessoal, então, se reproduz algo sem fazer nenhuma objeção no texto, em parte, provavelmente concorda. Mas também vale ressaltar que, em vários pontos do texto, o Thássius apontou que se tratava de informações e opiniões do autor da Reuters. Se ele não fez objeção ou corroborou com o comentário dele, é porque concorda, claro, mas ainda assim "seria pior" (no sentido de seria diferente, mesmo) se fosse um texto todo baseado pura e simplesmente na opinião dele, como geralmente são os textos escritos sobre a Apple...
Jhonie
Há muita confusão em relação a “fabrica do iPad” no Brasil A Foxconn tem fabricas no interior de São Paulo que há anos produzem eletrônicos de marcas famosas como Sony, HP, etc etc... Essas fabricas paulistas começarão a produzir o iPad no país, ainda nesse ano... nada de demais. A Fabrica que importa, ainda não instalada, será uma gigantesca unidade de produção de eletrônicos, com foco em Telas TouchScreen, que poderá ter até 100 Mil funcionários numa "Cidade Inteligente" planejada. Junto da nova fabrica existirá um centro de pesquisa e tecnologia trazido pela tal empresa. Essa foi a fabrica que a Dilma conseguiu em sua ultima visita a China. Essa é a fabrica que demorará pra ficar pronta O iPad é apenas uma aperitivo dessa fabrica que virá... mas como a tal bugiganga tá na moda só se fala dele e se esquecem do investimento prinicipal.
Guilherme Macedo
atpires, o caso do aviso prévio é mais que justo. Imagina alguém trabalhando durante 20 ou 30 anos numa mesma empresa (é obrigado a ser na mesma empresa). O cara tem sua vida, tem família, está velho e só 30 dias não dá pra ninguém se preparar pra nova realidade. A lei é tão justa q o mesmo acontece agora com as empresas. O trabalhador que está 30 anos se quiser sair tem q avisar a empresa com os mesmos dias de antecedência.
Guilherme Macedo
romuloab, é só ver meu caso. meu carro custava X, daí teve a redução de IPI. Baixou muito. Comprei as pressas pra não perder a oportunidade pq logo ia aumentar. IPI voltou e o q aconteceu? Preço caiu mais ainda! Ou seja, pq estava tão alto antes? Pq mesmo com imposto aumentado o preço caiu ainda mais? Medo dos chineses (já q o meu é carro popular) fez diminuir as margens de lucro? Então quer dizer q é possível diminuir a margem, não é mesmo?
Marcelo
Eu nunca tive esperança que isso foce acontecer porque o Tiu JObs já tinha esnobado agente antes por conta dos fortes impostos cobrados
Rodrigo
Gabriel, concordo em quase tudo contigo. Só que o Thassius não reproduziu literalmente o artigo da Reuters. Ele comentou e emitiu sua opinião. Concordar que somos um país atrasado, sem mão-de-obra qualificada e com infraestrutura de serviços básicos precária, é no mínimo uma ofensa para quem está no mercado de trabalho.
@AntonioVeras
Estou nem aí. Fique na China Apple.
Exibir mais comentários