14pendriveComo já foi noticiado aqui no Tecnoblog, problemas envolvendo a licença GPL de outro aplicativo fizeram com que a Microsoft tirasse do ar sua ferramenta que permitia instalar o Windows 7 a partir de um pen drive USB.

Mas antes de entrar em pânico, calma: ainda é possível resolver esse problema  sem instalar nada em seu computador (desde que ele já rode algum Windows). A dica é da própria Microsoft e tudo o que você vai precisar é de um DVD do Windows 7  e de um pen drive com no mínimo 4GB de capacidade. Acessórios como chapéu de Indiana Jones e trilha sonora são opcionais.

Siga os passos:

-Antes de conectar o pen drive no PC, clique no menu Iniciar, então em Executar. Digite CMD.

-Digite o comando Diskpart. No Windows Vista, o alerta de controle do usuário vai piscar. Confirme. Kepp walking.

-Coloque o pen drive no computador.

-Digite o comando List disk. Todos seus drives aparecerão listados e identificados por números como Disk 1, Disk 2 ou Disk 3 e não por seus nomes, mas é possível reconhecê-los pela coluna size. O Disk 0 costuma ser seu próprio HD.

-Disco devidamente identificado, digite o comando Select disk X (substituindo o X por seu número correspondente).

-Agora digite Clean.

-Digite Create partition primary, então Active.

-Agora é só digitar format fs=fat32 quick. Pronto, a parte complicada está terminada. O pen drive aparecerá em sua lista de discos como Removable Disk. Não o renomeie.

Agora é só colocar o DVD do Windows 7 em seu computador e copiar diretamente todos seus arquivos para a raiz do pen drive, que funcionará como um disco de boot. Com o mesmo processo também é possível instalar o Windows Vista e o XP em computadores, com a diferença que para esse último a capacidade do dispositivo USB é de no mínimo 1GB.

Depois que instalar o sistema em seu netbook com o pen drive, você pode voltar a usá-lo normalmente. É só selecioná-lo, clicar com o botão direito e selecionar Formatar, Restaurar Padrões e Ok.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriana
Fiz todo o procedimento, mas no final o pendrive não aparece, sumiu. O que devo fazer para resolver esse problema? Grata.
Ramon Neves
A único problema até agora q encontrei nisso dai é que, quando vou jogar os arquivos de instalação do windows pra dentro do pendrive, pelo fato de ser o fat32 (eu acho) ele não copia o arquivo pq é maior que 4,5 gb
Paula Tejano
antes de mais nada, tem q voltar pra escola, e aprender como se escreve "faço".
João Bragagnolo
no final tem que digitar ASSIGN pra funcionar e depois dar EXIT.
andinhodown
Excelente tutorial, simples e objetivo! Obrigado!
Samuel Cortez
Aqui também não listou depois do procedimento, só resolvi após usar o comando assign. assign letter:z (Não repitam a letra de uma unidade já em uso).
Jonathan Gambary
A opção foi no HD e agora meu pc nao quer mais reconhecer
Leonardo Dias
Ao invés de escrever "cmd" pelo Executar, já seria mais fácil escrever "diskpart" direto '-'
Deibson Carlos
cara eu tentei mais o pendrive ficou sem memoria e ñ consegue formata oque eu fasso
graxão
blz ?? essa sua dica é uma das melhores que eu ja vi !!! resolveu muitos problemas que eu tinha aqui de leitor de cd !!!!!!! obrigado e fica com deus !!
André Luiz
Esse mesmo processo funciona com o Windows 8?
leobonfa
Muito boa a dica!!! de grande valia.
RL
Perfeito. Parabéns e obrigado! Simples e objetivo o tutorial. Ajudou bastante. RL
Roberto
Grande dica amigo, realmente precisava disso para uma emergencia com o netbook do meu vizinho e esta sendo de grande ajuda, instalando o win7 aqui do meu lado nesse momento ^^ Muito obrigado por compartilhar essa dica parceiro.
iago
amei as dicas...
Exibir mais comentários