Início » Gadgets » Fabricantes apresentam propostas para padrão nano-SIM

Fabricantes apresentam propostas para padrão nano-SIM

Paulo Higa Por

Com a briguinha dos fabricantes para ver quem produz o smartphone mais fino ou a bateria com maior capacidade, é necessário diminuir o tamanho de alguns componentes. Um deles é o cartão SIM, aquele chip que identifica o seu celular numa rede e armazena alguns dados, como sua agenda de contatos. Quando o micro-SIM foi adotado, muitos tiveram que fazer gambiarras para fazer um SIM normal caber no iPad ou no iPhone. E os guias de gambiarras devem voltar.

A ETSI (European Telecommunications Standards Institute), órgão que controla os padrões de telefonia na Europa, está analisando as propostas para o novo padrão 4FF -- mais conhecido como nano-SIM. Apple, Nokia e RIM tiveram suas ideias e disputam para seus projetos se tornarem padrões. Uma tecnologia adotada em muitos smartphones pode significar um bom dinheiro em royalties e controle do mercado, por isso o interesse.

O nano-SIM pela Apple.

A proposta da Apple é a mais simples e poderá permitir a retrocompatibilidade com os padrões micro-SIM e SIM -- o nano-SIM da maçã é basicamente um micro-SIM sem o excesso de plástico nas bordas. A polêmica gira em torno da necessidade de uma bandeja externa para o chip ser inserido e removido sem dificuldades, então no final das contas o ganho de espaço seria nulo. Além disso, como possui uma das medidas praticamente igual a do micro-SIM, o nano-SIM também poderia ficar entalado se um usuário colocasse o chip num iPhone 4S, por exemplo. Não parece algo muito inteligente.

nano-SIM da Nokia e da RIM são bem diferentes do padrão atual

Nokia e RIM apresentaram as ideias mais inovadoras: o nano-SIM da empresa finlandesa é o menor de todos, medindo 10 mm x 8 mm e possuindo um formato característico de cartões SD, com um corte triangular numa das pontas e os contatos em forma de tiras. Considerando a influência da Nokia na Europa, é bem provável que seu padrão seja o escolhido, mas só saberemos a resposta definitiva após a votação que ocorre na semana que vem.

O que sabemos até agora é: se o padrão da Apple não for o adotado em larga escala, nem adianta cortar o seu chip comum para fazê-lo caber num smartphone ou tablet novo. Você não vai conseguir.

Com informaçoes: The Verge.

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kadu
UM APELO: PAREM DE DIMINUIR ESTA PORRA DE CHIP!!!!!!!!!!
@LBKatan
Eu também ainda não sei o motivo dessa mudança que eles querem. Pelo menos aqui no Brasil, que eu saiba, os chips seguem um padrão, a não ser os iGadgets. Não sei como é lá fora, mas, uma padronização oficial, pode "forçar" a Apple a ser padronizada também. Mas, sei lá...
tchones
Pessoal, só me digam uma coisa PRA QUE MUDAR??? Será que realmente esse mísemos milímetros farão alguma diferença no tamanho da bateria ou do celular? Hoje em dia os celulares NÃO estão ficando menores (vide Samsung Galaxy Note), então acho besteira mexer nisso.
felipe
LOL ... eu acho que vc inverteu os nomes das empresas ! ;) :P
@janqui_marc
Achei o da Nokia a melhor escolha.
Fer
Eu já tive uma ideia assim alguns anos atrás... Mas não lembro onde vi um rumor que a Apple também, a pouco tempo!
Fer
Depende, a Apple não cobrará royaties, pois ela está realmente querendo ser a ganhadora, já quanto a Nokia eu não sei!
@LBKatan
Quais problemas que são evitados pelo uso dos sims? Lembre que não estou falando de voltar, realmente, para aqueles tempos. Estou falando em abolir o uso dos simcards utilizando as tecnologias de hoje em dia.
Diego Duarte
Empresta seu login então prá eu ligar =D? Fala sério cara, a adoção em massa do simcard foi justamente pra evitar esses problemas e a clonagem. É uma solução limpa, e que funciona desde 1985...
Yangm
Matem os SIM Cards. Sem mais.
Yangm
Eu comentei a mesma coisa em outro post, inclusive sugeri o uso da tecnologia NFC como "login less". Compra um cartãozão, encosta no celular e sai falando. Quem não tem NFC faz login.
luizalbertotj
Eu já tive uma idéia assim também e acho que seria mesmo a melhor solução.
Scott
O Paulo colocou uma imagem montada, esse não é o padrão proposto pela Apple. No post do The Verge mesmo eles mostram qual é: http://assets.sbnation.com/assets/1026262/4ff-apple.jpg Então, sim, tem um canto cortado e a imagem do post está errada. (de qualquer forma, ainda prefiro a proposta da Nokia)
Rodrigo Timpani
Apple cada vez mais babaca com seus padrões non-sense.
Marcelo
Pelo que intendi o formato, do nano-SIM é patentiado, por isso cada uma das empresas tem uma ideia diferente em relação a forma do proprio microchip e tambem do cartão. Agora vamos correr e patentiar nossas colheres do hantar, quem sabe a Tramontina não nos pelos royalties.
@LBKatan
Vou postar aqui o que comentei no outro post sobre isso: Eu ainda acho que poderia voltar à época sem sim cards. Foi bom surgirem para que pudessemos trocar, isso é fato. Mas eu acho que algo como um “login” seria bem interessante. Você quer trocar de número? “Login”. Quer trocar de operadora? “Login”. Quer usar mais de uma operadora no mesmo celular? Fácil: “login”. =) Isso é uma ideia que eu tenho, que acho bem legal, mas não sei se todos gostariam. O que vocês acham?
Gaba
É meio que uma gambiarra né rsrsrs... Realmente o da Apple está bem fraquinho desta vez. O da Nokia/RIM está bem melhor!
Gaba
Para as produtoras do chip? No caso só a ganhadora? Ou eu entendi errado?
@iBruno_Maciel
Quanto ao corte: pode ter um desenho de referência no outro lado.
luizalbertotj
Realmente o da Nokia faz mais sentido.
Thiago Leite
Pelo que eu li, o direito de uso será gratuito para as produtoras.
Breno Caldeira
A ideia da Apple é a pior dessa vez... nem parece a Apple quem fez. Repare que a quina cortada, bom... ela NÃO EXISTE! Assim, de acordo com a imagem, vamos ter que tentar acertar. Sem falar que o modo "microSD" é mais inteligente.
Gaba
A a empresa ganhadora vai cobrar pelo uso dos chips propostos?