A Vivo foi a primeira operadora no Brasil a lançar sua rede HSPA+, popularmente conhecida como 3G Plus. A velocidade é bem maior quando comparamos com as redes HSDPA convencionais: na prática, é possível atingir velocidades de até 6 Mbps. Entretanto, o acesso só era possível para clientes do RJ e SP que assinavam tinha o plano de 10 GB.

A operadora anuciou uma nova cobertura para a rede HSPA+: a partir de hoje, a rede estará disponível com cobertura nacional na nova rede — ou quase. Com exceção dos estados do Amapá e Roraima, todos os estados brasileiros contarão com o acesso à rede 3G Plus. Isso viabiliza maiores velocidades de acesso, especialmente para aqueles que estão no interior do país e não tem acesso à internet fixa em velocidades superiores a 2 Mbps.

Equipamento HSPA+ da Vivo na Campus Party

Os novos planos também destacam a expansão da rede: agora o acesso está disponível também em pacotes para smartphone, com novos valores e franquias de dados. Chamado de Vivo Smartphone Ilimitado 3GPlus (parece até nome de celular da Samsung), os pacotes de dados variam de acordo com o volume de minutos contratados. Os planos começam em R$ 99, valor que dá direito a 60 minutos de chamadas e pacote de dados de 500 MB. Não foram divugados preços para os outros pacotes — o de 100 minutos que conta com 750 MB de dados, e dos planos de 200 minutos ou superiores, com 2 GB de acesso.

Os novos planos não são ativados automaticamente — é necessário ligar para a central de atendimento para efetuar a mudança. Faz sentido: a franquia de dados aumentou em relação aos planos convencionais. No menor pacote, a franquia que era de 250 MB pulou para 500 MB. Consequentemente, o preço aumentou também.

É triste que a Vivo não tenha liberado o acesso para a rede toda, prática adotada pela  TIM e pela Claro. Acredito ser uma maneira de proteção à rede, de forma a garantir a velocidade de acesso para quem paga mais pelo serviço.

Com informações: Teletime, Convergência Digital.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

viniciusghietti
Muito bom mesmo, só achei chato ser somente no plano de 10gb :(, meu plano é de pobre 250mb por mês, gasto isso em 5 dias, as vezes em 1 dia kkk, mas por incrivel que pareça depois que saiu HSPA+ minha internet aumentou. Antes ficava em torno de 900 kbps de download e 280kbps de upload. Foi para 1,35 de download e 1,10 de upload. Vai entender neeh...
Marcos
Eu sou cliente da vivo há 04 anos, meu plano de dados é de 10GB minha velocidade foi alterada automaticamente. Navego a 5 Megas.
Camilla
Jesus... Quanta falta de informação...depois a operadora que é ruim rs Gente...aquele site da Vivo tem TUDO! E além de ter tudo, tem a opção de você cadastrar uma senha para acessar o "Meu Vivo" que é um portal onde você consegue fazer vários serviços pela internet, ATÉ DESBLOQUEIO DE APARELHO! Aqui no ES, ninguém usa muito o callcenter não...é melhor recorrer à loja. O atendimento é ótimo e você tira todas as suas dúvidas com uma única pessoa, ninguém vai te transferir e não tem música chata rs
@_leonardo
Estou quase fazendo o mesmo. Estou brigando com a TIM por um serviço de qualidade há tempos e sempre fecham meu protocolo de reclamação como "solucionado problema de rede" e o serviço continua uma merda. Constantes falhas em ligações e 3G que, quando funciona, não chega a 100k de velocidade, sendo que tenho plano ilimitado.
Raphael Bonelli
Boa sorte. Pulei da VIVO para a TIM e me arrependi até o último fio de cabelo... além do sinal terrível para ligações, em 3 meses de uso só vi a internet 'ilimitada' indicar os 1Mb prometidos uma vez apenas... na maior parte do tempo, mal chegava aos 20kbps. É fácil cobrar barato quando o serviço é uma *m*. 90 dias, foi tudo o que precisei para pedir a portabilidade de volta para a VIVO.
Guilherme
Que eu saiba: iPhone 4S, Lumia 900 (homologado com suporte a DC-HSPA+), Omnia W, HTC Ultimate, Galaxy SII, Galaxy Nexus Não tenho certeza se os Lumia 710 e 800 suportam...
Ramon Melo
A culpa é sua mesmo. Por uns 20 reais a mais, sua franquia sobe para 500MB.
Ramon Melo
Como você usa 150GB no celular com a velocidade que existe no Brasil??????????
@ajscaldas
Pelo menos aqui em Manaus, o 3G da vivo melhorou bastante, com downloads que variam de 60kb/s até 130kb/s no Vivo ON (pré-pago)!
@LBKatan
De 500MB pra 2GB por R$20 tá bom, não? =)
Eduardo T.
Quando se fala da banda que a empresa pode vender, o único limitador que existe é o da tecnologia. Não existe disposição legal, normativa de agência reguladora ou clausula no leilão da banda que imponha um limite máximo. A redução na velocidade anunciada é a velha discussão que as empresas não garantem a banda que vendem.
robson
se horrorisem com o meu plano da vivo que me dá incríveis 5 mb de franquia de dados POR MÊS, depois de usa-lo (normalmente no primeiro dia do mês) a velocidade é limitada pra 16kb/s, ou posso escolher manter a velocidade (que deve ser menos de 1MB/s) pala bagatela de 3,90 por MB usado. Fantástico, só que não. Tudo bem que a culpa é minha por nunca ter ligado lá pra contratar um plano, mas ianda é um absurdo.
Rick Benetti
Para casos como o meu é melhor ter somente a opção mais barata, sou um harduser com média de 150GB mês no celular, pois uso ele pra tudo, se fosse realmente mais rápido valeria a pena pagar um pouquinho mais e me livrar da NET/Embratel mas não dá ainda pra substituir total a Internet de casa rs. Ainda torço pra não demorar muito e termos conexões de 100Mbits em casa por R$ 50,00 sem limite de dados e ao menos 10Mbits via celular sem limite de dados por no máximo R$ 150,00/mês rs To sonhando alto né rs
Turdin
Isso no caso é no plano controle / cartão, no conta é ilimitado com redução de velocidade =]
edson paulo motta lacerda
- Será que os novos Nokia Lumia são compatíveis com o 3G+ ? Pois estou prestes á receber um Lumia 710. Mas só para informação pois com estes preços camaradas da Vivo o meu orçamento vai para o espaço.
Exibir mais comentários