Uma atualização liberada essa semana para o aplicativo do Instagram trouxe, como qualquer outro, melhorias e novidades tanto para o iOS quanto para o Android. Mas junto dessa atualização chegou também, curiosamente, a remoção de uma funcionalidade. Quem tentar acessar a opção de encontrar amigos (Find Friends, em inglês) pelo Twitter, vai receber o aviso de que ela não está mais disponível.

Essa opção servia para um propósito bem útil: permitir que usuários do Instagram encontrassem amigos no Twitter que também usassem o serviço de fotos hipster. Mas desde a atualização quem tentar acessar o Find Friends vai dar de cara com a imagem abaixo.

O aviso, que culpa o Twitter pela desativação da API responsável pelo Find Friends, pode ser um reflexo do crescimento do Instagram (que atingiu ontem 80 milhões de usuários) ou apenas o Twitter mostrando quem é que manda para o Facebook – que comprou o Instagram há algum tempo. De qualquer maneira não deixa de ser uma atitude que não deve ajudar a reputação do Twitter.

Por curiosidade, testei a versão anterior do aplicativo em um iPhone e aparelhos Android de alguns amigos e aparentemente a funcionalidade ainda está ativada. Mas não é possível confirmar se a API que fornece essa opção vai continuar ativa por muito tempo ou se o Twitter pretende criar uma nova para substituí-la. Visto que a rede social está sempre alterando e melhorando suas APIs, a segunda alternativa é a mais provável de acontecer.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados