WhatsApp começa a criptografar mensagens

Mensagens poderiam ser interceptadas antes da última atualização.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Carinha do suporte do WhatsApp confirmando a informação

Enviar mensagens pelo WhatsApp está mais seguro, pelo menos se você tiver a última versão do aplicativo instalada no seu smartphone. Após passar por alguns problemas de segurança, a equipe de suporte do WhatsApp decidiu esclarecer algumas questões sobre privacidade e confirmou: a partir de agora, todas as mensagens são enviadas de maneira criptografada.

Recentemente, o WhatsApp chegou a ficar quase uma semana fora da loja de aplicativos do Windows Phone por um motivo desconhecido. Alguns especularam que se tratava de um problema de segurança, mas um funcionário negou essa informação. O que sabemos é que, antes da última atualização, as mensagens eram enviadas em texto puro e poderiam ser interceptadas.

O WhatsAppSniffer era um aplicativo para Android que permitia visualizar as mensagens privadas enviadas por qualquer usuário que estivesse na mesma rede Wi-Fi. O aplicativo conseguia, inclusive, capturar imagens e vídeos. E o pior de tudo é que, segundo alguns blogs americanos, o WhatsApp já tinha conhecimento do problema há pelo menos um ano, mas não corrigiu a falha.

Agora deve estar tudo bem: o WhatsApp informou que a última versão do aplicativo envia texto criptografado. Os responsáveis pelo serviço aproveitaram para esclarecer que nenhuma mensagem é armazenada nos servidores do WhatsApp após o recebimento pelo destinatário e todas as conversas são tratadas como particulares.

Como sempre, nenhum sistema é tão forte que não possa ser quebrado. As recomendações básicas de segurança continuam valendo: não envie informações sensíveis, como senhas e dados pessoais, pelo WhatsApp. Muito menos por SMS. E, se for enviar algo que possa ser constrangedor se o conteúdo cair em mãos erradas, tenha em mente que o celular do seu amigo pode estar com outra pessoa.

Com informações: WMPoweruser.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados