Arquivo Aplicativos e Software

Versão do Ubuntu com GNOME “puro” já tem o primeiro alpha para download

Paulo Graveheart
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Usuários que estavam migrando do Ubuntu para outras distribuições por não conseguirem se adaptar ao Unity podem voltar para a distro da Canonical muito em breve. Conheça o projeto Ubuntu GNOME Remix, que pretende trazer uma versão do Ubuntu voltada inteiramente para o GNOME.

Apenas um alpha

O Ubuntu GNOME Remix é, por incrível que pareça, um projeto oficial, que tenta criar uma versão do Ubuntu baseada inteiramente no GNOME, sem o Unity e outras alterações feitas pela Canonical nas versões “normais” do Ubuntu. E pode não parecer, mas espere encontrar muitas diferenças entre essa versão do Ubuntu e a versão com  o Unity por padrão.

Por exemplo: Epiphany é o navegador padrão, o Abiword e o Gnumeric são os únicos aplicativos a la Office, o  Evolution volta a ficar no lugar do Thunderbird, e o GDM volta a ser o gerenciador de login padrão, além de outras alterações. Obviamente, você pode baixar e instalar qualquer programa depois, como já acontece com qualquer distribuição Linux de respeito.

Já existe um alpha disponível para download, e como todo boa versão de testes que nem mesmo possui o status de beta, apenas baixe se tiver certeza do que está fazendo. No estado atual, o Ubuntu GNOME Remix é mais uma “prova de conceito” que uma distribuição utilizável. O download pode ser feito na página do projeto, onde também é possível ver alguns bugs conhecidos e avisar de possíveis bugs que você tiver encontrado.

A previsão é que tenhamos a versão final do Ubuntu GNOME Remix em 18 de outubro desse ano, provavelmente sendo lançado junto (ou logo depois) do Ubuntu 12.10.

Com Informações: OMG! Ubuntu

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque