Arquivo Internet

HootSuite compra Seesmic de olho nos usuários com dinheiro

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Duas firmas tão dependentes do ecossistema do Twitter anunciaram um acordo nesta quinta-feira. A HootSuite, diretamente do Canadá, decidiu comprar a empresa Seesmic, esta baseada no Vale do Silício, por um valor não revelado. Querem atrair os clientes do Seesmic para a empresa maior e deixar os usuários comuns de fora da jogada – eles deverão gerenciar perfis pelo próprio Twitter e Facebook, conforme diz o site TechCrunch.

Mais de 4 milhões de usuários se logam no HootSuite para gerenciar contas em redes sociais. Quantos deles pagam pelo serviço permanece um mistério. O CEO do HootSuite disse não saber em quanto a base de clientes aumentará com a aquisição do Seesmic. Entretanto, afirmou que a transação tem mais a ver com os usuários do que com a tecnologia do Seesmic – o que não faz o menor sentido; deveriam ter o número na ponta da língua.

Uma recente modificação na API do Twitter pode ter levado ao acordo. O serviço de microblog avisou que novos aplicativos teriam número limitado de usuários. Não é segredo: o Twitter quer controlar com mais propriedade aquilo que os tuiteiros fazem. Dar opções de apps atrapalha esse objetivo.

Entretanto, as ferramentas especializadas têm sua importância. Ajudam companhias a organizarem estratégias e ter números para mostrar depois, para dizer o mínimo. O HootSuite (com Seesmic) foca neste público consumidor. Só assim para aumentar o faturamente sem chegar ao limite de usuários cadastrados pelo app.

O CEO do HootSuite explicou que uma das vantagens da ferramenta diz respeito às várias redes suportadas. De um mesmo aplicativo dá para gerenciar Twitter e Facebook, algo que nenhuma ferramenta nativa do Twitter jamais fornecerá.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque