Arquivo Legislação

Apple teria reduzido compra de chips da Samsung

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Durante todo o processo bilionário envolvendo patentes entre a Apple e Samsung, um detalhe sempre foi lembrado: apesar de estarem se processando em vários países, as duas têm um acordo comercial gigantesco. A Samsung fabrica chips que são usados em diversos gadgets da Apple, incluindo seus principais aparelhos com iOS. Mas de acordo com uma fonte, o contrato está sendo reduzido.

O jornal americano The New York Times recebeu a informação de que os acordos que a Apple tem de fabricação de chips com a Samsung sofreram uma dramática redução nos últimos meses, especificamente de chips de memória RAM. A fonte dessa informação disse, no entanto, que a redução não foi motivada pela briga nos tribunais – a empresa da maçã só quer mesmo diversificar seus fornecedores desse tipo de chip.

A fonte disse ainda que a Samsung continua responsável pela fabricação dos processadores usados em dispositivos iOS, como o A5 que está no iPhone 4S e iPad 2 e o A5X, usado no novo iPad. Mas agora apenas 2,5 % do faturamento total da fabricante em 2012 é do contrato com a Apple, uma queda que a pessoa disse que é “significativa”. A fabricante sul-coreana deve tentar compensar um possível rombo no faturamento com as vendas de smartphones, segundo a fonte.

O resultado final para os consumidores pode não ser tão perceptível por enquanto. Pode haver uma vantagem em diversificar os fornecedores: pagar menos pela memória, já que eles terão que disputar entre eles. Mas isso não quer dizer que a Apple vá diminuir o preço dos produtos – a taxa premium dos aparelhos está bem longe de sumir só por causa de um componente.

Crédito da imagem: iFixit.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque