browser_WARS

Foi realizada pela Net Applications pesquisa que revela a popularidade dos principais navegadores web no último mês. Basicamente, o Internet Explorer caiu e todos os demais subiram na preferência do internauta, uns mais que outros.

O browser da Microsoft sofreu a maior variação: perdeu 1,1% do mercado, ficando com 66,6% da internet mundial. Nos últimos seis meses o Internet Explorer acumulou uma perda total de 8,6% do mercado de navegadores.

No mesmo período quem mais cresceu, adquirindo sozinho aproximadamente metade do mercado perdido pelo Internet Explorer foi o Firefox, da Fundação Mozilla. No último mês a raposa ganhou 0,8% em relação ao mês anterior, alcançando 23,3% do mercado.

O navegador da Apple, o Safari, mantém sua terceira posição com 4,1% do mercado. Pelo menos por enquanto: o quarto colocado Chrome subiu 0,3%, chegando a 2,9%. Se o navegador do Google mantiver esse ritmo deve passar à frente do Safari em 11 meses.

O navegador norueguês Opera (que lançou hoje sua versão 10) vem em quinto lugar, com 2,1%, tendo ganho 0,1 ponto percentual no último mês.

A relevância das pesquisas que indicam a fatia de mercado de cada navegador muito em breve deixará de ser puramente estatística. Em menos de dois meses, quando o Windows 7 for lançado na Europa, o sistema virá com uma tela em que o usuário poderá, logo de início, escolher qual navegador usar como padrão. Os cinco maiores navegadores serão mostrados nessa tela, e sua popularidade determinará em qual ordem cada um será mostrado, da esquerda para a direita. [Computerworld]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Canal Exclusivo

Relacionados